• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Dúvidas - 2º Brassagem APA

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fmirandamg

Member
Reaction score
1
Prezados, Boa noite!

Gostaria de compartilhar com você sobre minha 2º Brassagem de APA para uma leva de 20 L.

Realizei minha segunda Brassagem de uma APA no dia 02/11/2014. E obtive os seguintes dados:

1 - Minha densidade antes da fervura foi 1,0564 e o esperado era 1.038 - 1.045. Ficou o pouco acima. onde eu errei aqui e o que posso fazer para melhorar ?. A mosturação foi feita na temperatura de 66º C

2 - Iniciei a fervura com 23 L de mosto e deixei durante 60 minutos. Conforme a receita, adicionando 10g de lúpulo no início da fervura, 10g nos final dos primeiro 30 minutos e 10g faltando 5 minutos para completar os 60 minutos

3 - No final da fervura obtive 19 L. Não consegui obter os 20 litros. O que errei, será que foi a fervura intensa ? Como controlar isso ?

4 - Minha densidade antes da fermentação primária foi 1,0621 e o esperado era 1,045 - 1,060. No final da fermentação primária vou medir a densidade novamente, caso esteja acima de 1,060 deixo mais 3 dias. Seria isto mesmo ? Vou deixar fermentando 10 dias antes de maturar na geladeira.

Por gentileza gostaria do apoio de vocês para que na minha 3º brassagem que será no dia 16/11 os erros são menores

Mais uma vez desde já agradeço o apoio de vocês.

1. Não errou em nada. Sua eficiência foi maior que a eficiência estimada para a receita. Mas esta densidade não importa muito, o que importa é a pós fervura. Baixe o beer Smith e calcule sua eficiência real

3. Não errou em nada. Apenas teu volume ficou abaixo do estimado. Agora vc já sabe que para 23 litros em fervura, a evaporação + perda no trub é de 4 litros. Inclusive a evaporação parece até baixa, porque so em trub se perde pelo menos 1 a 1,5 litros em panela pra 20 litros. Na próxima vez, coloque um litro a mais de agua na mostura. Como tua eficiência tá maior, não terá problema. Mas indico baixar o beer Smith e configurar seu equipamento pra ter os volumes com mais exatidão. Cada equipamento tem suas particularidades

4. Não. No final da primaria tem que medir a FG, ou próximo disso. Deve ser algo entre 1015 e 1020. Se tiver estabilizado a FG por 2 dias consecutivos, levante a temperatura um pouco e deixe + 3 dias. Meça a FG por 2 dias. Se estiver constante, pode mandar pra cold crash. Sobre deixar 10 dias fermentando, quem vai te dizer o tempo necessário é o fermento. Se tiver atenuado, beleza. Se não, tem que ficar mais. Vai saber isso pelas medições ze densidade e atividade parada no airlock

acrescentaria apenas que, toda vez que sua OG estiver longe da almejada pode optar por corrigi-la, no seu caso onde ficou acima poderia apenas acrescentar água até chegar na OG planejada.
O Beer smith ajuda muito para isso

acrescentaria apenas que, toda vez que sua OG estiver longe da almejada pode optar por corrigi-la, no seu caso onde ficou acima poderia apenas acrescentar água até chegar na OG planejada.
O Beer smith ajuda muito para isso

Claro, é uma alternativa. Assim como, se ficar abaixo, adicionar açucar (mas a cerveja tende a atenuar mais, ficar mais seca).
Só que para correções, acho o Beer Smith essencial. Tudo que adicionarmos que esteja fora da receita original tem que ser simulado no Beer Smith, pois se adicionar água, os outros parâmetros (cor e amargor, por exemplo) também serão alterados. ABV é apenas um dos parâmetros, e por vezes colocar água para corrigir ABV pode acabar fugindo do estilo da cerveja quanto aos outros parâmetros.

Para uma APA, que é o caso, o ABV com 1062 deve ficar próximo aos 6%. Nesse caso, EU não corrigiria a receita com mais água, pois este ABV é satisfatório e a adição de água vai baixar o amargor, que numa APA é o destaque... minha opinião.

com certeza, todo acerto deve considerar a receita como um todo e para isso as ferramentas como o BS facilitam muito nossas vidas, falei da água Pq sou um grande entusiasta da diluição do mosto no fermentador, forma muito fácil de aumentar a capacidade dos equipamentos.
:cross::cross::cross:

Boa tarde tiefensee e RomuloCRP!

Obrigado pelo apoio e compartilhamento de informação. Conforme me indicaram, já adquirir o Beer Smith e vou configura - lo. Na minha próxima brassagem já utilizo essa ferramenta para ter dados com mais exatidão.

Obrigado!!!

Latest posts

Back