• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Dúvida se contaminou

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cluppijr

New Member
Reaction score
0
Tenho notado muitas dúvidas quanto a contaminação da cerveja e algumas dicas como consumir rápido enquanto ela for "bebível", resultando na perpetuação da dúvida e consequentemente na possível falta de melhorias das técnicas de sanitização.
Como ter certeza que a cerveja contaminou? Envazar e consumir depois de uns 3 meses?

Também tenho duas sobre se minha cerveja está contaminada ou não. Existe uma tabela de aromar e sabores característicos que indicam isso?

Pois hoje terminei e fermentação e medi no densímetro. Aproveitei e tomei um pouco para sentir como estava e tinha um gosto muito estranho qual não consigo explicar.

Tenho notado muitas dúvidas quanto a contaminação da cerveja e algumas dicas como consumir rápido enquanto ela for "bebível", resultando na perpetuação da dúvida e consequentemente na possível falta de melhorias das técnicas de sanitização.
Como ter certeza que a cerveja contaminou? Envazar e consumir depois de uns 3 meses?

Não seria uma medida simples manter uma garrafa guardada pelo menos, pra saber? Em temperatura ambiente...

Também tenho duas sobre se minha cerveja está contaminada ou não. Existe uma tabela de aromar e sabores característicos que indicam isso?

Pois hoje terminei e fermentação e medi no densímetro. Aproveitei e tomei um pouco para sentir como estava e tinha um gosto muito estranho qual não consigo explicar.

Meus dois centavos:

Todo livro básico sobre fabricação de cerveja tem um capitulo ou parte de um capítulo destinado a off flavours.

90% dos iniciantes que eu vi jurarem de pé junto que a cerveja contaminou, no final, descobriram algum tipo de off flavour que melhorou ou desapareceu após a correção. (dica: sempre que for investir em equipamento, priorize a fermentação, depois o resto)

É preciso ter um conjunto de práticas ruins durante algumas levas para que haja formação de bio filme e blá blá blá.

Resumo da ópera: Primeiro tu verifica se o gosto estranho não é nenhum off flavour conhecido. Se não for, ai tu parte para uma possível contaminação.

:p

Não seria uma medida simples manter uma garrafa guardada pelo menos, pra saber? Em temperatura ambiente...

+1

Também vale levar em algum evento de cervejeiros ou pedir para algum estudante pra juiz do BJCP avaliar. Acervas geralmente são um bom lugar para procurar esse povo.

Abraços!

A cerveja está na maturação no momento. Mas desde um período de fermentação, ao abrir a geladeira um forte cheiro de cana de açúcar sai da mesma. Com isso, é sinal de algum problema ou algum erro que cometi em algum processo?

A cerveja está na maturação no momento. Mas desde um período de fermentação, ao abrir a geladeira um forte cheiro de cana de açúcar sai da mesma. Com isso, é sinal de algum problema ou algum erro que cometi em algum processo?

Aromas durante a fermentação não significam tanto... Mas problemas na cerveja pronta sim. Pode ser problema de fermentação ou contaminação.

Back