• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Dúvida priming maturando no fermentador

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Monchedraux

Member
Reaction score
0
Bom dia

Gente, tenho lido muito sobre fermentação, maturação e priming. Estou seguindo o que o Guenther e outros colegas citaram que fazem, utilização o fermentador para maturar, sem transferir a cerveja para outro recipiente.
Sei que novato incomoda com perguntas óbvias, mas lá vai, não posso adicionar o açúcar do priming na bombona do fermentador-maturador, pois a borra de fundo levantaria, certo? Vou ter que transferir para outro recipiente, fazer o priming e envasar, certo? Nesse processo como faço para diminuir os riscos de problemas relaionados a aroma e sabor?

Sanitize bem TUDO que for tocar na cerveja, ferva o priming por 15 minutos, trasfega com muito cuidado para não levar borra e nem inserir oxigênio (não faça splash).

Vc corre basicamente dois riscos. Contaminação e oxidação. Verifique seu processo de limpeza e sanitizacao.
Para fz a transferência do fermentador para o balde de priming. Tire a bombona da geladeira com muito cuidado e aguarde pelo menos uma hora para iniciar a transferência. Enquanto isso vá preparando a sua solução de priming.
Para a transferência conecte uma mangueira na torneira da bombona e que vá até o fundo do balde de priming . Eu coloco a mangueira junto a parede e o fundo do balde para que forme um pequeno whirlpool (redemoimho) ao abrir a torneira com vazão média para lenta . Após aproximadamente 20% da cerveja já esteja no balde de primming eu adiciono a calda de açúcar. O restante da trrasfega se encarregará de misturar o açúcar , se o redemoinho for bem feito. Senão vc deve mexer bem lentamente a cerveja para.msiturar o primming e evitar a oxidação.

Abs mauricio

Vc corre basicamente dois riscos. Contaminação e oxidação. Verifique seu processo de limpeza e sanitizacao.
Para fz a transferência do fermentador para o balde de priming. Tire a bombona da geladeira com muito cuidado e aguarde pelo menos uma hora para iniciar a transferência. Enquanto isso vá preparando a sua solução de priming.
Para a transferência conecte uma mangueira na torneira da bombona e que vá até o fundo do balde de priming . Eu coloco a mangueira junto a parede e o fundo do balde para que forme um pequeno whirlpool (redemoimho) ao abrir a torneira com vazão média para lenta . Após aproximadamente 20% da cerveja já esteja no balde de primming eu adiciono a calda de açúcar. O restante da trrasfega se encarregará de misturar o açúcar , se o redemoinho for bem feito. Senão vc deve mexer bem lentamente a cerveja para.msiturar o primming e evitar a oxidação.

Abs mauricio

Obrigado Maurício boa ajuda

Back