Trasfega na hora do priming

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

filipemclima

Active Member
Joined
Feb 11, 2020
Messages
29
Reaction score
6
Location
Campinas/SP
Pessoal, tenho uma IRA maturando aqui em casa e como faz tempo da minha última brassagem, surgiu uma dúvida:

Atualmente tenho um balde fermentador de 20L com uma torneira, um galão de água de 20L e se precisar, um balde de 10L com torneira tb.

Como planejo seguir o que o Guenther recomendou no post sobre jogar a breja na calda, imaginei o seguinte: transferir a breja para o galão de água (devidamente sanitizado, obvio), limpar o balde de 20L e depois de limpo transferir novamente a breja para o balde.

Nesses dois atos de transferir a breja do balde e para o balde novamente, corro algum risco de perder a breja? Tem risco de oxidar a ponto de alterar o gosto da breja?

Valeu!
 
Quanto mais trasfegas, mais oxigênio você adiciona à sua cerveja. Eu compraria outro balde para o primming, é mais barato que perder uma leva de cerveja por oxidação, ou dosaria o açúcar em cada garrafa e envasaria a cerveja direto do fermentador.
 
Geralmente prefiro carbonatação forçada, pois me garante uma cerveja mais límpida porém quando faço wit beer, cerveja de trigo ou stout, opto por priming e após o cold crash, tenho jogado a cerveja diretamente nas garrafas e acrescento com uma seringa, ou uma solução de sacarose, ou mosto não fermentado e concentrado, ou suco de fruta, ou mel, etc, dependendo de como desejo carbonatar. Tem funcionado muito bem.
Essa é a forma com menor número de trasfegas e o jeito mais simples, é com sacarose. Adiciona uma quantidade de sacarose numa proveta, adiciona água fervente, mistura bem, checa o volume e sabendo o volume, você sabe quantas gramas de açucar tem cada mL. Aí, usa uma seringa e coloca em cada garrafa um tanto de solução para chegar na quantidade de açucar desejado. Dá um pouco mais trabalho que misturar toda a calda com a cerveja, mas evita muita manipulação da cerveja, reduz risco de contaminação e oxidação e permite que numa mesma batelada, você varie a intensidade de carbonatação e teste diferentes tipos de solução doce para carbonatar. Fiz uma cerveja de trigo e usei suco de banana concentrado com 24 °Bx para o priming, e ficou muito bom.
 
Geralmente prefiro carbonatação forçada, pois me garante uma cerveja mais límpida porém quando faço wit beer, cerveja de trigo ou stout, opto por priming e após o cold crash, tenho jogado a cerveja diretamente nas garrafas e acrescento com uma seringa, ou uma solução de sacarose, ou mosto não fermentado e concentrado, ou suco de fruta, ou mel, etc, dependendo de como desejo carbonatar. Tem funcionado muito bem.
Essa é a forma com menor número de trasfegas e o jeito mais simples, é com sacarose. Adiciona uma quantidade de sacarose numa proveta, adiciona água fervente, mistura bem, checa o volume e sabendo o volume, você sabe quantas gramas de açucar tem cada mL. Aí, usa uma seringa e coloca em cada garrafa um tanto de solução para chegar na quantidade de açucar desejado. Dá um pouco mais trabalho que misturar toda a calda com a cerveja, mas evita muita manipulação da cerveja, reduz risco de contaminação e oxidação e permite que numa mesma batelada, você varie a intensidade de carbonatação e teste diferentes tipos de solução doce para carbonatar. Fiz uma cerveja de trigo e usei suco de banana concentrado com 24 °Bx para o priming, e ficou muito bom.
[/QUOT

Boa tarde! Poderia descrever como vc fez o suco de banana?
 
Neste caso o ideal é ter um balde com torneira para isso. Calcule o priming desejado e despeje a cerveja sobre ele. Faça calmamente evitando splash e incorporação demasiada de ar (O2). Não precisa se preocupar com oxidação, as leveduras darão conta dele durante a fermentação do priming.
 
Boa tarde! Poderia descrever como vc fez o suco de banana?
É basicamente o mesmo processo para fazer mosto de banana para fabricação de "vinho" de banana, com algumas simplificações pois não é necessário corrigir a acidez.
1 kg de polpa de banana batida no liquidificador com 700 mL de agua, 150 mg de metabissulfito de sodio ou potássio (pode ser substituído por fervura), um pouco de pectinase (dá para fazer sem pectinase, e nesse caso, é essencial ferver para ajudar a extrair os açucares).
Se usar pectinase, deixa umas 12 h a uns 30~40 °C para a enzima agir. Se ferver, ferve até a banana desmanchar. Se começar a secar, adiciona mais água.
Após descanso com pectinase ou fervura, coa.
Caso tenha fervido, antes de coar, é importante que tenha uma quantidade razoável de líquido junto da banana para que não sobre muito açucar no bagaço da banana.
Depois de coar, ferve novamente para evaporar água até atingir uns 24~25 °Bx.
Considerando que praticamente todo açucar é fermentável, para cada 100 mL dessa solução, você terá 25 g de açucar. Aí, para 6 g de açucar de priming, usar 25 mL dessa solução por litro de cerveja. Se achar que é muita solução (2,5 %), deixa a calda mais concentrada.
Caso queira mais aroma de banana, mantém a casca até o momento de coar. No entanto, como tem muita fervura para concentrar, há uma redução considerável de aroma. Se está buscando intensificar aroma de banana, é bom usar pectinase, manter a casca, reduzir a quantidade de água de 700 mL para 500 mL, após às 12 h de ação da enzima, coar, corrigir o teor de açucar com sacarose, e ferver brevemente apenas para garantir a sanitização.
Ah, e usa aquelas bananas bem pretas que ninguém mais quer comer. Essas estão com bastante açucar e quase nada de amido.
 
Back
Top