• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Dúvida Como fazem Carbonatação no Fermentador Inox

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Bom dia, quero aproveitar o tópico de carbonatação no fermentador. Quero comprar um fermentador inox para carbonatar minhas cerveja no fermentador. Mas estou com a seguinte duvida. Faço levar de 100 litros e quero saber se posso carbonatar em um fermentador de 250 litros, teria algum problema?, gastarei bem mais CO2? grato.
Por quê não aproveitar o próprio CO2 resultante da fermentação? Assim não importa o quanto vai gastar de gás. Se for envasar por contra-pressão em seguida acredito também que não irá gastar mais CO2 do que se a cerveja estivesse, por exemplo, carbonatada em dois barris cheios de 50L mas aí estou somente supondo que ocupa-se a mesma quantidade de CO2 para o mesmo volume e pressão, alguém com conhecimento específico até poderia confirmar essa minha hipótese por favor.

com quanto de pressão devo deixar para carbonatar??
Para explodir precisa de muuuita pressão??

com quanto de pressão devo deixar para carbonatar??
Para explodir precisa de muuuita pressão??
Tem que observar as especificações do fermentador. Mas, como expliquei no outro tópico, estabilize na pressão de acordo com a tabela de carbonatação para o estilo de cerveja que estiver fazendo.

Gera algum problema para a fermentação ou maturação, fechar o airlock do fermentador(cênico com válvula de segurança...) para no fim do processo da fermentação primaria? Para assim ja ja começar a ir carbonatando a cerveja naturalmente?

Isso pode impedir a eliminação de compostos indesejáveis? Pode prejudicar o trabalho das leveduras?

Gera algum problema para a fermentação ou maturação, fechar o airlock do fermentador(cênico com válvula de segurança...) para no fim do processo da fermentação primaria? Para assim ja ja começar a ir carbonatando a cerveja naturalmente?

Isso pode impedir a eliminação de compostos indesejáveis? Pode prejudicar o trabalho das leveduras?
Não acho que seja uma boa prática, pelo que vai haver incerteza no nível de carbonatacão. Tem o problema tambem de todo o trub ficar em contacto com a cerveja pronta.

como extrair a cerveja carbonatada do fermentador de inox?tem que injetar c02?

como extrair a cerveja carbonatada do fermentador de inox?tem que injetar c02?
Primeiro, tens que ter um fermentador que suporte a pressão. Há alguns modelos fermentador-carbonatador.

Segundo pode ser através de injeção de CO2 ou mesmo com carbonatação natural, bastando fechar a saída do CO2 (air-lock da vida) a partir de certo momento da fermentação. Para tal, teu fermentador deve contar com válvulas e um manômetro.

Pessoal, tentei fazer a carbonatação natural, mas não to conseguindo tirar o fermento. Assim que eu abro a válvula vem muuuuita espuma com uma pressão alta(obviamente hahaha), não consigo nem abrir a válvula inteira. Como vocês fazem??

Pessoal, tentei fazer a carbonatação natural, mas não to conseguindo tirar o fermento. Assim que eu abro a válvula vem muuuuita espuma com uma pressão alta(obviamente hahaha), não consigo nem abrir a válvula inteira. Como vocês fazem??
bom dia, não tenho certeza, mas acredito que para fazer a purga do fermento voce precisaria aliviar a pressão do seu tanque, seria igual ao procedimento de dry hopping, quando voce nao tem o canhão pra fazer pressurizado, sempre que for abrir seu tanque o ideal é liberar a pressão dele

Pessoal... Estou iniciando uma pesquisa para adquirir um fermentador inox para carbonatação natural. Cheguei nesse post e encontrei muitas respostas de algumas dúvidas que tinha sobre o processo. Mas fiquei com uma ainda.. Referente ao tipo do fermentador. Encontrei alguns modelos de geladeira, que tem apenas uma válvula de segurança que suportam até 3 bar de pressão. estou com receio de comprar um desses modelos e descobri que não é possível utilizar como eu gostaria. Poderiam dizer aí o modelo do fermentador que vocês utilizam e recomendam?

Last edited:

Latest posts

Back