• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Corrigir para a próxima

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Wilton

Member
Reaction score
0
olá amigos,

Recentemente fiz minha primeira leva de uma APA 10 litros. Pois bem, ontem abri a primeira garrafa e a princípio o sabor estava bom, só que ao final um gosto muuuuuuito amargo (tipo qdo vc come algo amargo e ele não sai da boca), meio que adistringente tb ficava na boca, e o pior de tudo, um gosto de plástico voltava quando vinha o arroto tipico quando se toma uma breja. Fiquei preocupado com isso. Já aconteceu com alguem isso? Todo meu material plástico é alimentício (balde, colher ...) Não sei o que pode ter levado a esse amargor excessivo e a esse gosto de plástico ...

Algumas suposições, que anotei durante a fabricação:

1- A receita que peguei para 10L indicava que eu teria algo em torno disso ao final da fervura ...só obtive 8 litros ... e a OG foi de 1054 e a FG foi 1015

2- não tinha como controlar a temperatura durante a fermentação ...por isso a média deve ter ficado entre 25 a 28 graus durante 8 dias.

3 - será que o iodofor msmo q diluido corretamente não deixa algum sabor desagradavel na breja?

4- Depois que envasei abrí a primeira garrafa após 8 dias. Vou abrir em tempos espaçados e ver se melhora o sabor ....

Ainda não sei calcular o amargor ...
Minha receita foi essa:
2 kg malte base pale ale (Maris Otter -Muntons)
0,5 kg malte munich
30 g lupulo centennial ( 15 g inicio e 15g nos 15 min finais da fervura)
1 pacotinho S-04 da fermentis.

Daqui uns dias quero repetir a receita para corrigir o que tiver de errado. Por isso se alguem puder dar umas dicas pra melhorar, eu agradeço. Concluindo: A breja até q da pra tomar ^^
30u77kp.jpg

Acho que pra próxima leva você pode tentar algum controle de temperatura, mesmo que seja fraco. Além disso, como ficou a moagem? Que tal usar outro lúpulo de aroma?

Acho que pra próxima leva você pode tentar algum controle de temperatura, mesmo que seja fraco. Além disso, como ficou a moagem? Que tal usar outro lúpulo de aroma?

Pois é... agora comprei uma geladeira so pra fermentação e vou por controlador de temperatura nela. Será que a troca do lúpulo pode amenizar ?

olá amigos,

Recentemente fiz minha primeira leva de uma APA 10 litros. Pois bem, ontem abri a primeira garrafa e a princípio o sabor estava bom, só que ao final um gosto muuuuuuito amargo (tipo qdo vc come algo amargo e ele não sai da boca), meio que adistringente tb ficava na boca, e o pior de tudo, um gosto de plástico voltava quando vinha o arroto tipico quando se toma uma breja. Fiquei preocupado com isso. Já aconteceu com alguem isso? Todo meu material plástico é alimentício (balde, colher ...) Não sei o que pode ter levado a esse amargor excessivo e a esse gosto de plástico ...

Algumas suposições, que anotei durante a fabricação:

1- A receita que peguei para 10L indicava que eu teria algo em torno disso ao final da fervura ...só obtive 8 litros ... e a OG foi de 1054 e a FG foi 1015

2- não tinha como controlar a temperatura durante a fermentação ...por isso a média deve ter ficado entre 25 a 28 graus durante 8 dias.

3 - será que o iodofor msmo q diluido corretamente não deixa algum sabor desagradavel na breja?

4- Depois que envasei abrí a primeira garrafa após 8 dias. Vou abrir em tempos espaçados e ver se melhora o sabor ....

Ainda não sei calcular o amargor ...
Minha receita foi essa:
2 kg malte base pale ale (Maris Otter -Muntons)
0,5 kg malte munich
30 g lupulo centennial ( 15 g inicio e 15g nos 15 min finais da fervura)
1 pacotinho S-04 da fermentis.

Daqui uns dias quero repetir a receita para corrigir o que tiver de errado. Por isso se alguem puder dar umas dicas pra melhorar, eu agradeço. Concluindo: A breja até q da pra tomar ^^
30u77kp.jpg

De onde tirou essa receita? Fica bem desproporcional essa quantidade de lúpulo para esses litros e estilo, boa parte do teu problema ta aí, o restante provavelmente deve ser o controle de temperatura.

Aprenda a usar softwares como Biersmith ou Brewersfriend, são simples para o básico, calcular IBU não é a única coisa que importa na receita, precisa de tudo.

Realmente muito lúpulo para essa litragem.
Pelos meus cálculos essa receita ficou com uns 75 IBU, muito mais para uma Imperial IPA do que uma APA hehehehe

Realmente muito lúpulo para essa litragem.
Pelos meus cálculos essa receita ficou com uns 75 IBU, muito mais para uma Imperial IPA do que uma APA hehehehe

Pois é. Quando fiz o cálculo da IBU deu algo em torno disso mesmo. Já estou estudando como montar a receita em softwares e não pegar receitas prontas. Acho que esse foi meu primeiro erro.

Vivendo e aprendendo ^^

E obrigado pelas dicas

Latest posts

Back