Gostaria de propor criarmos um grupo de whatsapp para falarmos das cervejas de 5 litros. Acho qur seria uma boa! Trocarmos ideias e experiencias
O que acham????
Amigos, qual seria a utilidade de recirculação com bomba usando BIAB uma vez que o bag ja filtra tudo ?
em brassagens com bazooca ou fundo falso ok, vamos recirculando para fazer a cama de graos ir filtrando nosso mosto, mas em BIab?
Biab não é para ser simples?
Fazer recirculação ajuda a aumentar a eficiência, retirando um pouco mais do açúcar retido nos grãos, porém, teoricamente, se você faz isso você já está fazendo um BIAB modificado, e tendo um trabalho a mais do que necessário para esta técnica....com relação a filtragem, isso não faz diferença em BIAB...
Desculpa minha ignorância, mas em que recircular retira mais açucar uma vez que o bag estará o tempo todo submerso cheio de grãos e a bomba estará tirando mosto e recolocando sem filtragem alguma? ao fim da mostura, ao se retirar o bag com graos para escorrer, lavar os graos nao seriam sim mais eficiente para retirar mais açucar?
Inaugurei minha espagueteira de 7,5 litros no último sábado.
Como considerei que seria um desperdício deixar apenas os 4 litros finais de uma Stout Chocolate (com 150gr de chocolate meio amargo largado nos 20 minutos finais de fervura) fermentando em uma geladeira usada que comprei pra fermentar as levas, fiz uma Ale mais básica no domingo, 80% Pilsen + 20% Caramalt. Gostei demais do brinquedo, pena que não adquiri uma dessas antes.
Obs.: os 4L da suposta Pale Ale está fermentando num galãozinho de 10L de água mineral, ficou um senhor head space.
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Faltou exibir algumas IPA já maturando na garrafa, fora as Weiss resfriando na geladeira principal.
E já tem fermento pronto pra próxima Weiss que será feita na espagueteira.
![]()
Saúde.
![]()
Boa tarde.
Tem um tópico sobre geladeiras/freezers onde o pessoal coloca as medidas internas de seus equipamentos, de repente o modelo que você tem em mente está por lá.
Estou no mesmo processo, porém vou conseguir um frigobar, não faço ideia do tamanho, mas cavalo dado não se olha os dentes, estou só esperando para pegar e conforme o tamanho interno eu penso no tamanho dos baldes.
Tenho procurado baldes retangulares, ao invés de cilíndricos, acho que dá pra acomodar melhor quando tem limitação de espaço. Só não encontrei ainda algo do tipo, se algúem tiver essa dica...
Abraço.
Dust,
Eu vi esse tópico. É bem legal, mas o que eu estava buscando aqui, na verdade, é especificamente a experiência do pessoal que faz levas de 5l. Mas acho que vou acabar com um modelo de frigobar dos que foram mostrados naquele tópico mesmo, que é um Consul de 120 litros.
Eu pensaria melhor nessa ideia de usar fermentador quadrado, porque já vi outras pessoas falando que não é muito indicado porque criaria diferença de temperatura nos cantos e seria mais propenso a acumular sujeira.
Dá uma olhada nesse topico onde falam sobre isso: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404076&page=8
Legal o esquema de controle de temperatura com garrafas de água congelada, ventoinha e tic.
Estou querendo fazer algo similar. Até hoje tenho feito cerveja sem nenhum controle de temperatura. Faço levas pequenas tb, usando garrafão de vinho como fermentador.
Tenho algumas perguntas:
- você pode passar o modelo do TIC que está usando e o esquema elétrico?
- os baldes de 7.2 litros, onde vc comprou?
- pela foto não consegui entender que tipo de airlock vc está usando. Será que poderia postar uma foto com mais detalhe ou então explicar como fez?
- qual o tamanho do buraco entre as 2 câmaras com garrafas de água?
Muito obrigado.
Abraço,
Paulo A.
Depois que fermentar essa cerveja do galão de água, qual o processo para engarrafar? Você passa para algum balde com torneira?@tdo , foi com um tampão para galão, encontrado em lojas de insumos.
http://www.malteshop.com.br/produto/tampao-para-galao-agua-mineral-azul/16119
Dispense o lacre plástico, foi exagero meu.
Exato, @diegoschneider, usando um auto-sifão (y)Depois que fermentar essa cerveja do galão de água, qual o processo para engarrafar? Você passa para algum balde com torneira?
Machado, você poderia me informar o modelo de auto-sifão que utiliza? Estou buscando a maneira mais barata possível, será que algo como o desse link funcionaria?Exato, @diegoschneider, usando um auto-sifão (y)
Machado, você poderia me informar o modelo de auto-sifão que utiliza? Estou buscando a maneira mais barata possível, será que algo como o desse link funcionaria?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-701296489-boyu-sifo-aquaex-sc-002-_JM
@Rivaille Cara, gostei muito do projeto do isopor com o sensor TIC. Poderia me falar o tamanho do seu cooler? Eu vi que tem várias opções para vender, de 4, 6, 8, 12 cm, outros até maior.
O que você está achando dele?
Obrigado e abraços.
Estou usando apenas um cooler de 8cm alimentado por uma fonte 12v. Para manter os 19,5°C que havia setado no TIC usava de 6 a 8 garrafas de água mineral 500ml congeladas e trocava apenas 1x por dia. Conforme a temperatura aumenta, menos garrafas são necessárias . Por exemplo na fermentação secundária onde deixei a 23°C deixei de 3 a 4 garrafas dentro da caixa. E olha que a temperatura ambiente em minha cidade tem estado em torno de 30°C.
@Rivaille Sem querer incomodar, mas já incomodando novamente hehe
Comprei hoje o TIC-17 e a mesma ventoinha. Tem como fazer um último favor? Como falei, sou bem cru em questão de elétrica e estou com receio de como fazer as ligações no TIC. Teria como colocar uma foto somente da parte traseira do TIC, para eu me certificar da instalação? rsrs
Valeu, abraços!