• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Compra coletiva de Maltes - POA/Reg.Metropolitana

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Concordo com o Guenther que não se deve acusar sem provas e etc. Mas uma coisa simples, e que é fato, pois quem compra e pesquisa nas diversas lojas online de insumos, e que levantam a dúvida sobre o caráter dessas lojas, é o frete cobrado quando método de envios pelos Correios. Não vou citar nomes de lojas, mas se você simular uma compra de 25Kg de Malte Pilsner em uma loja, escolher modo de entrega Correios, e fizer a mesma simulação em outra loja, a diferença no frete às vezes chega a ser cômica.

Como? Se a empresa que realizará a entrega é a mesma: os Correios. Ou existe algum mecanismo de desconto entre pessoas jurídicas e Correios diferenciado, que desconheço, ou a loja está agindo de má fé para embutir uma margem maior de lucro.

Outro exemplo que também me deixa com a pulga atrás da orelha é em relação a alguns utensílios que podem ser adquiridos em outras lojas comuns, que não especializadas em cerveja: nas lojas de homebrewers os preços são geralmente maiores.

Então a questão de parceria fica um pouco prejudicada, pro nosso lado. Mas é como o Guenther e Lucas falaram: o mercado está aquecido e as opções de lojas são estas, que muitas vezes mesmo deixando a desejar em atendimento e qualidade de insumos (i.e. lúpulos envelhecidos), temos que comprar, se quisermos continuar com o hobby.

Concordo com o Guenther que não se deve acusar sem provas e etc. Mas uma coisa simples, e que é fato, pois quem compra e pesquisa nas diversas lojas online de insumos, e que levantam a dúvida sobre o caráter dessas lojas, é o frete cobrado quando método de envios pelos Correios. Não vou citar nomes de lojas, mas se você simular uma compra de 25Kg de Malte Pilsner em uma loja, escolher modo de entrega Correios, e fizer a mesma simulação em outra loja, a diferença no frete às vezes chega a ser cômica.

Como? Se a empresa que realizará a entrega é a mesma: os Correios. Ou existe algum mecanismo de desconto entre pessoas jurídicas e Correios diferenciado, que desconheço, ou a loja está agindo de má fé para embutir uma margem maior de lucro.

Outro exemplo que também me deixa com a pulga atrás da orelha é em relação a alguns utensílios que podem ser adquiridos em outras lojas comuns, que não especializadas em cerveja: nas lojas de homebrewers os preços são geralmente maiores.

Então a questão de parceria fica um pouco prejudicada, pro nosso lado. Mas é como o Guenther e Lucas falaram: o mercado está aquecido e as opções de lojas são estas, que muitas vezes mesmo deixando a desejar em atendimento e qualidade de insumos (i.e. lúpulos envelhecidos), temos que comprar, se quisermos continuar com o hobby.
Cara, mas aí é que tá.... veja como a mesma situação gera pontos de vista completamente diferentes...

"Outro exemplo que também me deixa com a pulga atrás da orelha é em relação a alguns utensílios que podem ser adquiridos em outras lojas comuns, que não especializadas em cerveja: nas lojas de homebrewers os preços são geralmente maiores."

Cara, essas lojas muitas vezes não compram dos mesmos fornecedores de utensílios básicos, e muitas vezes, compram em uma quantidade MUITO menor do que outras redes clássicas que vendem utensílios, e isso gera custo maior... ou seja, natural que o preço seja maior.

Aqui em Porto Alegre tem fornecedores de tudo quanto é coisa onde é possível comprar direto, e muitas vezes, estes mesmos fornecedores fornecem para as lojas.... não tem como o preço ser o mesmo!

O que eu penso nesse caso quando preciso de um utensílio? Penso se vale a pena a diferença de preço em eu me deslocar a gastar meu tempo indo até uma outra loja pra pagar o preço menor, e essa é a questão.... as lojas precisam ter esses utensílios porque muitas vezes o consumidor pouco se importa com a diferença, e isso não quer dizer que o cara é rico, nem nada.

Exemplo..... preciso comprar uma escova de lavar garrafa..... na BrewShop é R$ 16,50.... numa loja de padarias especializada, é R$ 10,00. Tu acha que eu vou me deslocar de carro até a outra loja, estacionar, descer, gastar 1h do meu dia, sendo que eu posso pegar esse produto ali, na hora? Mas nunca que eu vou fazer isso.... pq mesmo que o preço percentualmente bem menor.... a diferença de R$ 6,50 em relação ao custo de tempo/deslocamento/combustível pra mim, é ridícula. Mesma coisa pra uma jarra plástica, etc.

Veja como a avaliação de pessoas diferentes pode ser totalmente diferente....... eu já acho que isso nada mais é do que dar opção ao cliente de levar um pacote completo, de diminuir trabalho pra ele na hora de comprar tudo que precisa (o que muitas vezes, é o mais importante)...... já outros podem achar que isso é problema de índole da loja, querer enganar... passar a perna do cliente. :)

Quando eu vejo algo que sei que é bem mais barato em outra loja, eu simplesmente decido se vale a penal comprar na outra loja ou não...... nunca me passa pela cabeça que a diferença de valor tem alguma coisa a ver com o caráter do dono da loja...... ele tem seus custos..... ele que sabe e decide o preço que quer usar.

Ah, e tem mais um caso bem interessante..... muitas lojas vendem alguns utensílios sem ganhar praticamente nada em cima, justamente porque o custo de comprar poucas unidades de um fornecedor é tão alto, que não gera lucro.... mas mesmo assim eles vendem pro cara não ficar na mão. Sei disso pq mais de um dono de loja me comentou a mesma coisa... :)

Abraço,

Last edited:
Entendo bem o ponto de vista do Guenther e concordo.
Porém o assunto não é simples e depende de uma série de outros fatores.
Eu por exemplo só comprava e indicava a Malte&Cia, até perceber que a cartilha deles era diferente. Mesmo tendo bons produtos, pago o dobro mas não compro mais deles.
@Raisoshi, aproveito para perguntar se vc conhece bem está loja Malte&Arte? É dos mesmos proprietarios da Malte&Cia?
Outra coisa e já mencionado aqui é a veriedade e regularidade de produtos.
Estou há tempos procurando o fermento Wyeast 1007 e não encontro.

Eu acho de boa dar suporte às brewshops locais(sou do interior do RJ, então compro sempre na Malte & Cia e agora tem também a Malte & Arte), mas até o ponto que eles conseguem me fornecer o que eu preciso. Maltes tem sido super tranquilos, mas lúpulos e fermentos...

@Guenther,

Pontos de vistas também surgem de realidades diferentes, entendo o seu pois você mora em um centro de opções para homebrewers, conhece essas pessoas e tem um ótimo relacionamento. Já a minha realidade, e a de muitos aqui, é a de nem poder dar suporte a um vendedor local pois não há, todas minhas compras são online, sem contato com estes vendedores. Daí a chance de você duvidar sobre os preços praticados ser maior.

E realmente, olhando do seu ponto de vista, faz todo o sentido :mug:.

Entendo bem o ponto de vista do Guenther e concordo.
Porém o assunto não é simples e depende de uma série de outros fatores.
Eu por exemplo só comprava e indicava a Malte&Cia, até perceber que a cartilha deles era diferente. Mesmo tendo bons produtos, pago o dobro mas não compro mais deles.
@Raisoshi, aproveito para perguntar se vc conhece bem está loja Malte&Arte? É dos mesmos proprietarios da Malte&Cia?
Outra coisa e já mencionado aqui é a veriedade e regularidade de produtos.
Estou há tempos procurando o fermento Wyeast 1007 e não encontro.

Opa, o que você quis dizer com a cartilha deles ser diferente?

Ainda não fui na Malte & Arte, descobri que tinham aberto há pouco tempo. Duvido muito que seja dos mesmos proprietários, porque abriu pertíssimo da Malte & Cia, é também na Vila Isabel(ficou até mais perto de onde eu fico quando vou ao RJ, na verdade :) )

Já até sei o por que da pergunta... e achei super cômico o nome que escolheram! Criatividade cadê, né?

EDIT: Quanto ao fermento, nunca encontrei Wyeast, você já? Costumo usar essa tabela de equivalência Wyeast-White Labs:

http://www.mrmalty.com/yeast.htm

O equivalente da White Labs é o WLP036 Düsseldorf Alt Yeast, que tem no Lamas. Eu geralmente pesquiso tópicos dos americanos jogando no google tipo "wlp036 vs Wyeast 1007" pra ter uma idéia mais certa do que esperar ao decidir pela troca, mas fica ao seu critério.

Opa, o que você quis dizer com a cartilha deles ser diferente?

Ainda não fui na Malte & Arte, descobri que tinham aberto há pouco tempo. Duvido muito que seja dos mesmos proprietários, porque abriu pertíssimo da Malte & Cia, é também na Vila Isabel(ficou até mais perto de onde eu fico quando vou ao RJ, na verdade :) )

Já até sei o por que da pergunta... e achei super cômico o nome que escolheram! Criatividade cadê, né?

EDIT: Quanto ao fermento, nunca encontrei Wyeast, você já? Costumo usar essa tabela de equivalência Wyeast-White Labs:

http://www.mrmalty.com/yeast.htm

O equivalente da White Labs é o WLP036 Düsseldorf Alt Yeast, que tem no Lamas. Eu geralmente pesquiso tópicos dos americanos jogando no google tipo "wlp036 vs Wyeast 1007" pra ter uma idéia mais certa do que esperar ao decidir pela troca, mas fica ao seu critério.

Tbm não consigo encontrar o Wyeast. Uma vz usei e achei espetacular pois além de ser um baita fermento é prático toda vida.
Comprar fermento líquido pra mim é tbm uma temeridade pois estou em Teresópolis e o SEDEX demora até 4 dias pra chegar. Simplesmente não me arrisco.
Ainda hei de encontrar o Wyeast1007 e poder me dedicar às Altbiers, na minha opinião uma das melhores ales.

Só adicionando algo a discussão:
Não acho que os preços dos Brewshops / Brewpubs sejam abusivos, o abusivo de verdade é o imposto, que torna o preço meio agressivo pra quem trabalha em algo que não pague o suficiente pra gastar 100 reais tomando alguns pints em uma noite no Brewpub.
Aos mais "humildes", a solução é o Home Brew para fugir da Ambev! hehe

@Lauro_J.. entendo seu ponto.

Mas da uma olhada nesse exemplo se valvula 3/4
http://loja.lamasbrewshop.com.br/valvula-em-inox-para-caldeir-o-panela-lamas.html

http://www.indupropil.com.br/produtos/0,21891_valvula-esfera-tripartida-1000-psi-inox-304-3-4

87 no Lamas, contra 71 da indupropil.. acredito que o imposto é o mesmo pra mesma peça..

Pra uma ideia, de experiencia pessoal.
Comprei o kit abaixo, que hoje ta indisponivel, a poucos meses atras por 67 reais.
No lamas, o mesmo kit estava por 140.. pode olhar no site, é o mesmo preço ate hoje..

http://www.indupropil.com.br/produtos/0,56580_kit-valvula-inox-1-2-para-caldeirao

O fato de levantarmos a questao dos preços, nao foi baseado apenas nas nossas opiniões, e sim, nos anuncios dos produtos. E ambas lojas são onlines, e atuam no mesmo pais, estando abaixo da mesma legislaçao e mesmas taxas de impostos.

Abs

Essa é a vantagem de morar à 200km da Indupropil. Ótima loja, quando não tem alguma coisa vou para a WE ou Lamas. Não tenho nada a reclamar dos preços. Se acho o frete caro, divido o valor com algum amigo.

Indupropil é loja especializada, tende a ter algumas coisas mais batatas do que em brewshops de ofício.
De qualquer forma, a idéia de support your local brew shop é tentar ajudar a loja da sua região, aquela que vc nao precisa pagar frete. Eu nao vendo on line, atendo apenas o pessoal aqui do Vale do Paraiba.
Mesmo sendo pequeno, tento manter meus preços equivalentes ao mercado em geral, o que ja sabemos que nao é muito barato mesmo.
Mas coloco pra vocês, por experiências próprias, algumas vantagens de comprar e fortalecer sua loja local: poder pedir ajuda pessoalmente (pra iniciantes), poder comprar insumos de emergência num domingo, feriado ou mesmo de noite (cansei de vender fermento 22:00 da noite), levar sua cerveja e pedir opinião.
Mas enfim, todo mundo é livre pra comprar onde quiser.
Abraço!

@Lauro_J.. entendo seu ponto.

Mas da uma olhada nesse exemplo se valvula 3/4
http://loja.lamasbrewshop.com.br/valvula-em-inox-para-caldeir-o-panela-lamas.html

http://www.indupropil.com.br/produtos/0,21891_valvula-esfera-tripartida-1000-psi-inox-304-3-4

87 no Lamas, contra 71 da indupropil.. acredito que o imposto é o mesmo pra mesma peça..

Pra uma ideia, de experiencia pessoal.
Comprei o kit abaixo, que hoje ta indisponivel, a poucos meses atras por 67 reais.
No lamas, o mesmo kit estava por 140.. pode olhar no site, é o mesmo preço ate hoje..

http://www.indupropil.com.br/produtos/0,56580_kit-valvula-inox-1-2-para-caldeirao

O fato de levantarmos a questao dos preços, nao foi baseado apenas nas nossas opiniões, e sim, nos anuncios dos produtos. E ambas lojas são onlines, e atuam no mesmo pais, estando abaixo da mesma legislaçao e mesmas taxas de impostos.

Abs

Mas aí tem uma coisa bem relevante também. Lamas é em São Paulo, uma das cidades com o maior custo de vida do Brasil. Indupropil é em Ijuí, interior do RS. No Lamas, o custo com funcionários e aluguel certamente vai ser mais alto e o lucro dos proprietários tem que ser maior, porque o custo de vida da cidade é maior. Por outro lado, os fretes que eles pagam pelos produtos devem ser mais baixos, pois o estado de São Paulo é o principal "centro logístico" do país.
No interior (por incrível que pareça) até os preços em supermercado são menores, o que só pode ser justificado pela menor margem de lucro e pelos menores custos com funcionários, aluguel de espaço, etc., pois eles gastam mais com frete e perdem na escala de compra e no número de vendas.

A questão da diferença do custo de vida é absurda mesmo. Quem já morou em interior e capital sabe. Eu morava no interior (bem perto de Ijuí, custo de vida similar) e vim pra Porto Alegre concluir estudos no ensino médio e depois fazer faculdade. Segue um breve comparativo:

No interior (na época que me mudei)
- o melhor colégio particular da cidade - R$ 250,00/mês, incluíndo transporte.
- Aluguel de uma CASA de 250m2 com garagem - R$ 600,00
Total estudo e moradia - R$ 850,00

Em Porto Alegre (na época que me mudei)
- um colégio bom (nem o mais caro), + transporte coletivo para estudante custava R$ 650,00/mês
- Alugel de um AP de 60m2 + condomínio + garagem - R$ 795,00
Total estudo + moradia R$ 1445,00

Nesse caso em específico, é bem coerente o Lamas ter (se é que realmente tem) maior margem de lucro. E infelizmente, conforme tu mesmo falou, o homebrew não é um mercado muito grande. Mas discordo de ti quanto a eles conseguirem vender muito mais se baixarem o preço, pois não acredito que a demanda aumentaria muito se os preços baixassem. Não acredito que o pessoal aumentaria a capacidade produtiva ou o número de brassagens o suficiente para isso ocorrer, só pela baixa dos preços. Até porque, como Hobby, geralmente é para consumo próprio e de amigos, o que limita a produção. Também não vejo o número de cervejeiros caseiros tão atrelado ao custo. Acho que é muito mais atrelado à cultura cerevejeira (ainda pequena no Brasil) e a prioridade da maior parte da população em necessidades mais básicas... minha opinião!

@tiefensee a lamas eh em campinas. Interior a 120km de SP. E os custos lá não se comparam a são Paulo. Digo isso porque já morei lá, e também já fui na sede da Lamas, que eh bem fora só centro comercial. Fica na rodovia depois da cidade.
Concordo com vc qd se refere a serviços e aluguéis de SP. Mas ela não se enquadra ai
Abs.

Edit: Lembrando que me refiro a preços de loja Online, que são despachados do depósito.. não estou comparando lojas fisicas, pois aí sim, há custos atrelados e a propria loja fisica. Estas tem uma valor acima do site, que acho coerente visto ter outros custos e não estou debatendo isso.

Com certeza a demanda aumentaria com melhores preços.

Já perdi a conta de quantas vezes fiquei olhando pro meu carrinho de compras, olhando o valor final com frete, sentindo aquela facada, e por fim, protelando ou diminuindo a quantidade de insumos...

@Luccasm - achei que fosse São Paulo. Claro que Campinas é mais barato que São Paulo, mas mesmo assim, com certeza é mais cara que Ijuí.

Campinas:
- 1.150.000 habitantes
- 1.390,83 de renda média
- 0,56 coeficiente de gini (desigualdade)

Ijuí
- 80.000 habitantes
- R$ 1.066,65 de renda média
- 0,54 coeficiente de gini (desigualdade)

Cidade mais próxima à capital, com população maior, maior renda média e mais desigualdade com certeza terá preços mais altos quando tratamos de uma loja cervejeira, que se foca na parte de "cima" da desigualdade. Os custos envolvidos em aluguel e pessoal devem ser mais altos, e a margem de lucro também, pois os donos, para um mesmo padrão de vida, tem que ganhar mais... agora, o quanto mais, só se Indupropil e Lamas nos abrissem seus balanços financeiros.

A título de curiosidade. Sou de Três de Maio, cidade próxima a Ijuí, com cerca de 24.000 habitantes. Tem uma fábrica de cerveja artesanal lá, a Hettwer (nunca tomei) com uns 8 estilos. Há tempos não vou pra lá, mas um amigo que foi contou que o hotel que ele ficou lá vende as cervejas de 600ml desta cervejaria a R$10,00. Em Porto Alegre, um Ibis vende uma long neck de Skol, Heineken ou uma Stella de 275 ml por R$ 8,00...

@tiefensee, eu sou de São Roque, 80Mil habitantes.. Os preços são equivalentes a campinas.. e se comparar com Sorocaba, que tem quase 650mil habitantes, os preços de são roque,como aluguel, são iguais e as vezes maiores. Não se tem tanta diferença assim entre cidades do interior.

Como vc mesmo disse, ijui tem:
80mil habitantes e renda percapita de 1,06mil?
Campinas 1,150 MILHÕES de habitantes tem renda percapita de 1390?? + de 14x os habitantes e uma renda 0,3x maior?

Olha a renda de São Paulo:
11MM de habitantes, e renda média domiciliar per capita dos moradores de São Paulo, que, em 2008, era de 816,40 reais o que posiciona a cidade na oitava colocação no ranking das capitais brasileiras, atrás de Florianópolis, Porto Alegre, Vitória, Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. (wikipedia. mesma fonte dos dados que vc passou)

816,40 reais, inferior a Ijui..

Sinceramente, não acho que um comparativo de população seja a medida certa para se comparar lojas online.. mas vai de cada um..

Abs

@Luccasm
Na verdade, minha fonte foi outra: O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) - http://economia.terra.com.br/infograficos/renda/

Mas realmente, conforme o Guenther falou, não acho que seja uma discussão que valha muito a pena prosseguir, não vejo no horizonte onde isso acaba...

A verdade é que cada um tem sua opinião e pode decidir levando em conta o que mais pesar: facilidade, preço, atendimento, proximidade, vínculo com vendedor, etc., e que para sabermos a % de lucro cada empresa tem e qual o lucro líquido que eles tem e almejam, só com a opinião destes!

Eu me aproximo mais da ideia do @Guenther e já elegi meu fornecedor preferido (que é até um pouco mais caro), levando em conta principalmente a facilidade (comprar receitas prontas nas quantidades certas, com malte moído na hora), qualidade de atendimento e relação com fornecedor.

Infelizmente hoje, se for calcular por custo, não temos um hobby muito rentável (mas acho que eles nunca são)...

Back