• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Começando do zero,do zero mesmo!

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Certíssimo cara,vc tem razão!
Fermenta da forma que dá e vamos seguir!
Última coisa...
Qual receita adotar?
Esses aplicativos eles te dão as medidas dos ingredientes em relação a quantidade de água, correto?
Na fervura até os 74°C, eu jogo o malte, lúpulo, mexo e em seguida em desligo a panela e aguardo os 90 min?
Após os 90 min eu parto pra fervura...Mais ou menos isso?

Brigadão galera!!

Cara, aprenda a fazer boas APA´s.
A receita que eu uso sempre é 90% malte pale ale, 10% caramelo e lúpulo na casa dos 20 Ibus.
Eu gosto e uso muito o cascade. As vezes eu uso um malte diferente, mas só comecei essa prática após dominar o básico.

Agora, porque eu sugiro uma APA?

Porque cervejas mais amargas e lúpuladas disfarçam melhor alguns problemas de fermentação, principalmente enquanto estiver sem controle de temperatura.

Tu pode fermentar com US05 ou usar o Mangroove Workhorse. A medida que você for evoluindo teus processos, conhecimentos e equipamentos, tu vai aprimorando tuas receitas.

Abraço!!

PS: Se for fazer BIAB, usa cria o teu perfil inicial no beersmith com base na estimativa ( http://biabcalculator.com/ ) mesmo, e depois vai acertando.
Eu demorei umas 6 brassagens para ajustar o meu beersmith. NO começo eu até tentei fugir do BS, mas depois que tu entende ele, consegue perceber porque ele se
tornou o padrão de mercado para receitas.

Minha sugestão é mirar numa OG perto de 1.050 com uns 20 IBUS, e partir do resultado obtido, ajustar.

@jalexandre sabe das coisas, manja dos paranaêus .... :)

é Bem por ai.

Comecei este ano a fazer cerveja, no começo com somente 1 panelinha de 20l, BIAB, e só depois da 4 brassagem consegui (junto com meu sócio do escritório) montar uma estrutura razoável para produzir e somente agora na décima leva comecei efetivamente a usar um controle rigoroso de temperatura de fermentação.

Das nove anteriores somente 1 não deu certo, a segunda, por conta de tentar inventar de mais (excesso de maltes especiais - mais de 60% do total de grãos), pouco fermento, muito adjuntos (cacau em pó). Virou uma sour Porter. tenho ainda uma garrafa para experimentar depois de uns 10 meses de guarda.

Fiz excelentes Dry Stouts, boas APAs.

Como diz o @Guenther, a receita é o de menos, o estilo também. São só referências. Para começar, sem controles, indico algo no estilo Belga, uma witbier, uma saison (o fermento da Magrove Jacks tem como temperatura de fermentação indicada de 26 a 30ºC) ou mesmo uma Weiss. São relativamente baratas (não são lá de levar muito lúpulo).

Eu fugiria desses estilos, pelo menos enquanto não adquirir uma caixa de isopor ao menos. Eu acho estilos moderadamente amargos (30 ibus) com fermento neutro (Us-05, M-10) perdoam mais erros de fermentação que uma Weiss ou um S04, por exemplo. Tive experiências bem ruins com Weiss sem controle de temperatura no começo.

São leveduras __bem chatas__ de se trabalhar em temperatura ambiente como as que costumam fazer no Rio de Janeiro.

E sobre eu manjar dos paranauê, é nada.

Eu erro muito mais que acerto. :p

Abraço!!

Cara, aprenda a fazer boas APA´s.
A receita que eu uso sempre é 90% malte pale ale, 10% caramelo e lúpulo na casa dos 20 Ibus.
Eu gosto e uso muito o cascade. As vezes eu uso um malte diferente, mas só comecei essa prática após dominar o básico.

Agora, porque eu sugiro uma APA?

Porque cervejas mais amargas e lúpuladas disfarçam melhor alguns problemas de fermentação, principalmente enquanto estiver sem controle de temperatura.

Tu pode fermentar com US05 ou usar o Mangroove Workhorse. A medida que você for evoluindo teus processos, conhecimentos e equipamentos, tu vai aprimorando tuas receitas.

Abraço!!

APA com 20 IBUs ?

Minha ex
periência com witbier e S33 foram boas nos dois extremos: calor infernal e frio intenso. Citei elas pois ésteres, "a banana nossa de cada dia", surgem com fermentação em temperatura mais alta, e nestes estilos não são vistas como um defeito. Porém realmente fermentos neutros são uma opção. Miraria também entre 15 e 20 IBUs. Talvez um lúpulo frutado, como o Amarillo, para mais informações sensoriais

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Erro de digitação. Era pra ser 30 IBU´s.

Já corrigi. :p

:D
As minhas miro em 40 IBUs!
Limite entre APA e IPA.
Acho sensacional :)
Como AINDA não tenho controle de temp. de fermentação, é meu estilo preferido, pq o lúpulo toma conta.
Uso o US-05 e ficam muito boas (óbvio que poderiam ficar melhores, mas...)

Minha ex
periência com witbier e S33 foram boas nos dois extremos: calor infernal e frio intenso. Citei elas pois ésteres, "a banana nossa de cada dia", surgem com fermentação em temperatura mais alta, e nestes estilos não são vistas como um defeito. Porém realmente fermentos neutros são uma opção. Miraria também entre 15 e 20 IBUs. Talvez um lúpulo frutado, como o Amarillo, para mais informações sensoriais

Sobre os IBU´s, eu digitei errado. Eu quis dizer 30 IBU´s.

Não tive tanta sorte. Minha cerveja ficou parecendo um pudim de solvente com banana. :/

Meu limite de amargor fica entre 30 e 40 IBUs, tanto que o que está na geladeira a 18°C é uma session IPA, em torno de 40 IBUs, com Cascade e Amarillo, em 6g/l, com uma OG baixinha , mas com algum corpo (eu espero) e baixo ABV.

Back