Clone da Delirium Tremens

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Na página 1 ele comenta:

conforme o previsto. Adicionei apenas 1kg de açucar na fervura, deixei a outra metade pra acrescentar ao final da fermentação. E o problema é justamente a fermentação... aqui está 17°C... por enquanto o fermento está tímido...rsrsrsrs... Vou dando notícias.
 
Fiz 2 vezes a receita e passa longe da delirium. Aroma muito forte que parece ser o gengibre.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Talvez seja por que falta isso:
Grains-of-Paradise.jpg
 
Na página 1 ele comenta:

conforme o previsto. Adicionei apenas 1kg de açucar na fervura, deixei a outra metade pra acrescentar ao final da fermentação. E o problema é justamente a fermentação... aqui está 17°C... por enquanto o fermento está tímido...rsrsrsrs... Vou dando notícias.
Amadeu,

Eu na verdade perguntei pro Adriano, que usou o M-27. Ele menciona que fez de maneira diferente mas não deixa claro.

Enviado do meu Asus Zenphone2
 
Queridíssimo,

Sei que faz tempo que esse post está parado, mas me esclareça uma coisa, por favor. Você adicionou APENAS 1 kg de açucar? No fim da fervura ou no inicio da mesma?

@Renatolyon , usei somente 750g de açúcar cristal na fervura... Não adicionei mais nada posteriormente, só no primming msm. Não segui a receita a risca, mas mesmo assim sem dúvida foi umas das melhores cervejas que eu já fiz!

Att,
Adriano.
 
Opa, entendido Renatolyon, fiz a receita do Leonesio, só usei o Trappist Ale da Byo4, mandei gelatina no ultimo domingo, pensa num fermento que demora a decantar
 
Minha experiência não foi muito bem sucedida. Optei em fazer apenas uma adição de levedura T-58, mas adicionei açúcar após cinco dias de fermentação.
1 - Fiz propagação do T-58 ele iniciou muito forte mas perdeu força precisei chacoalhar o fermentador várias vezes e depois de 12 dias fermentando a FG ficou em 1020.
2 - Usei gelatina (acho que foi um erro) para clarificar, fiz priming e engarrafei. Não carbonatou está com uma espuma bem rala.
3 - A cerveja ficou boa com um aroma e sabor excelente apesar da falta de carbonatação. Vou refazer a receita com alguns ajustes tipo:
- menos açúcar não precisa ser tão alcoólica.
- não vou usar gelatina se a cerveja ficar turva vai ficar boa assim mesmo.
4 - Realmente não ficou nem parecido com a Delirium mas a receita está ÓTIMA meus amigos que não se adaptaram ao amargo do lúpulo de alguns estilos gostaram muito desta cerveja.
 
Opa, entendido Renatolyon, fiz a receita do Leonesio, só usei o Trappist Ale da Byo4, mandei gelatina no ultimo domingo, pensa num fermento que demora a decantar
Opa, legal. Eu pretendo fazer uma mistura do que li aqui. Vou fazer levas de 20l. Acabam indo pro fomentador 17l.
Vou usar o T-58 e acrescentar açúcar no fim da fervura. Pretendo usar 2 pacotes de T-58. Fiz um redimensionamento das especiarias pros 20l tbm, usando o BierSmith. Pretendo usar menos gengibre. E vou usar os Grãos do Paraíso.

A minha dúvida é sobre usar gengibre in natura ou em pó. E se for o caso do pó, quanto usar.


Enviado do meu Asus Zenphone2
 
Olá pessoal,

Tenho acompanhado o relato de alguns de vcs que não estão satisfeitos com o sabor deste nosso clone pretensioso, e quero lembrá-los do que falei nas primeiras postagens do tópico : O fermento é importantíssimo para o resultado final dessa cerveja! Usem o WLP570! Sem ele não fica legal mesmo... Eu comprei o dito cujo em maio de 2015, e estou reutilizando até hoje!...rsrsrsrs... Bom demais!

Outra coisa : Não diminuam a quantidade de açúcar, senão desequilibra a cerveja. O sabor frutado é muito forte, então precisa de bastante álcool pra balancear.

Abraços e viva a Delirium!
 
Opa, legal. Eu pretendo fazer uma mistura do que li aqui. Vou fazer levas de 20l. Acabam indo pro fomentador 17l.
Vou usar o T-58 e acrescentar açúcar no fim da fervura. Pretendo usar 2 pacotes de T-58. Fiz um redimensionamento das especiarias pros 20l tbm, usando o BierSmith. Pretendo usar menos gengibre. E vou usar os Grãos do Paraíso.

A minha dúvida é sobre usar gengibre in natura ou em pó. E se for o caso do pó, quanto usar.


Enviado do meu Asus Zenphone2

Você ja conseguiu comprar os grãos do paraíso? Estou atrás desse insumo a mais de um ano, nunca encontrei no Brasil.
 
Vi na tridentum Brewers supplies a R$7,92 / 5 g


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
La vou eu fazer essa cerveja de novo com o grao do paraiso! Alguem que ja fez com ele, ficou perto da delirium? Pq a minha com cardamomo ta LONGE


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pessoal, eu importei mesmo os Grãos. Mandei vir por um amigo da costa do marfim. Solicitei quantidades pra conseguir vender tbm a preço justo e competitivo pros colegas cervejeiros. Em chegando eu posto algo aqui.

Enviado do meu Asus Zenphone2
 
Olá pessoal,

Tenho acompanhado o relato de alguns de vcs que não estão satisfeitos com o sabor deste nosso clone pretensioso, e quero lembrá-los do que falei nas primeiras postagens do tópico : O fermento é importantíssimo para o resultado final dessa cerveja! Usem o WLP570! Sem ele não fica legal mesmo... Eu comprei o dito cujo em maio de 2015, e estou reutilizando até hoje!...rsrsrsrs... Bom demais!

Outra coisa : Não diminuam a quantidade de açúcar, senão desequilibra a cerveja. O sabor frutado é muito forte, então precisa de bastante álcool pra balancear.

Abraços e viva a Delirium!

Leonésio,

Me tira uma dúvida. Como você está reutilizando a WLP570 ? Vc colhe essa levedura antes de inocular a S-04 ?

Valeu !
 
Vi um programa desses na gnt de culinaria e tavam falando do cardamomo, falavam que é doce e meio mentolado, exatamente o que ficou na minha. O grao do paraiso falam que parece pimenta do reino, nada a ver com cardamomo.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Bem lembrado, Marcelo!

A receita compilada do HBT americano orientava pra inocular os dois juntos. Mas quando eu senti o perfume do WLP570, decidi inoculá-lo primeiro (fazendo um starter 3 dias antes), e só no último terço da fermentação é que inoculei o S-04, hidratado. A ideia foi deixar o WLP570 bem à vontade, pois a OG não estava tão alta assim que fosse gerar tanto álcool, e o S-04 entrou juntamente com o restante do açucar, pra atenuar bastante, mesmo com álcool considerável que ainda seria gerado.

Leonésio,

Vc usou o S-04 só na primeira brassagem ?

Qual das cervejas ficou melhor ? Com ou sem o S-04 ?
 
Pelo medo, desconhecimento, em usar o fermento líquido, ainda, pois estou começando. Acham que. Duraria muito se usasse o abbey da Fermentis? Feito para trapista, abbey mesmo...
 
Fiz minha primeira leva, e utlizei a receita que o Leonesio passou, sou apaixonado pela Delirium Tremens, essa foi minha primeira cerveja e utilizei de cara já o WLP570 liquido, não tive problemas em fazer o starter.
Após dois dias de fermentação parou a atividade no airlock (que inicialmente foi extremamente forte), deixei numa temperatura de 18 graus na geladeira não tive como aumentar mais, então as vezes tirava durante o dia para subir um pouco a temperatura.
Mas para minha surpresa resolvi fazer uma medição na densidade e estava em 1,027 e minha inicial foi 1,080, deu 15 litros de volume no fermentador.
Adicionei o açúcar e aguardei e reiniciou novamente a atividade, deixei mais 3 dias nesse processo de tirar e colocar na geladeira, medi a densidade e consegui 1,009. O sabor estava muito bom, durante a maturação também de 15 dias a 1ºC.
E hoje após mais 14 dias de carbonatação eu provei, esta muito próxima da Delirium, adorei mesmo. Por ser minha primeira cerveja, realmente fiquei mais do que satisfeito.
Obrigado pessoal
 
Reiseki, não cheguei a usar o S-04.

Leonésio, Você, como o pai da receita, ou a pessoa que trouxe ela aqui pro forum me dá uma dica.

Não sei se faço ou não a fermentação posterior com o S-04. Esta será minha segunda receita e como lá no inicio do tópico apresenta que temos de usar dois fermentos em momentos distintos, gostaria de saber qual a que você fez, se fez das duas formas e qual ficou melhor?

Se da segunda maneira não usou o fermento S-04, significa que a atenuação do White labs deu conta de jogar o FG lá pra baixo mesmo com a adição do açucar?
 
Muito boa a receita. Eu reduziria um pouco o cardamomo e o gengibre.
Acho que reduziria um terco do gengibre e metade do cardamomo.
Mas é otima. A cor entao. Show
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    139.3 KB · Views: 200
Olá, pessoal!
Depois de ter me saído razoavelmente bem em meu projeto de replicar a Pilsner Urquell, estou me lançando a um novo desafio : Fabricar uma Belgium Strong Ale que se pareça com a Delirium Tremens, da indústria belga Huyghe.

Pesquisando na HBT americana, encontrei essa receita, convertida para 50 litros, que é a minha capacidade de brassagem :

Fermento : WLP570
Starter 1 litro
Fermento adicional : S04 - 2x11,5g
Volume final : 44 litros
OG : 1,072
FG : 1,006
IBU : 22
Açúcar cristal : 2kg
Malte Pilsen : 12,5kg
Lúpulo Styrian Golding : 84g (60min)
Lúpulo Saaz : 56g (15min)
Semente de coentro : 28g (10min)
Gengibre : 10g (10min)
Pimenta Malagueta : 10g (10min)

Mostura :
10min a 55°C
45min a 64°C
30min a 70°C
mash-out a 76°C
90min de fervura

Fermentar a 19°C por 7 dias
Maturar a 0°C por 14 dias

Segundo o divulgador da receita, esta foi obtida diretamente de um mestre cervejeiro da própria Huyghe.

A minha preocupação é com a adição do açúcar. Pretendo colocar 1kg durante a fervura e 1kg invertido no terço final da fermentação.

Conto com as opiniões dos colegas!

Leonésio, antes de mais nada você devia receber um prêmio pela receita!!! :tank:

Sou novato no homebrewing, apesar de já estar estudando o assunto há um ano, e acabei de terminar de montar todo o meu equipamento, que é pra 30L (vou adequar a sua receita). Fiquei com a seguinte dúvida na sua receita: os 50L que você disse está levando em conta toda a água da mostura + lavagem? Como ficou a divisão? 20 + 30?

Pergunto isso pq joguei a receita no Beersmith e ele está dando muito mais água do que os 50L, provavelmente porque ele deve estar usando aquela fórmula padrão de água pra mostura e lavagem.

Valeu, abraço!!!
 
@Leonesio,
Estou fazendo tua receita, com umas pequenas modificações, e ela está se mostrando muito boa.
Usei em 20l 100g de melano 80 para dar uma cor mais dourada (de uma Golden Ale) e adicione depois de toda a fermentação (primária e secundária) 20g de Chips de Carvalho (embebidos na tequila, só os Chips).
As amostras estão deliciosas. Amanhã engarrafo e logo dou um retorno.
784b6990c4eb5f72d25247e019675789.jpg
f75d11523d411305f0a9d7a9e1c3c703.jpg


Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
@Leonesio,
Estou fazendo tua receita, com umas pequenas modificações, e ela está se mostrando muito boa.
Usei em 20l 100g de melano 80 para dar uma cor mais dourada (de uma Golden Ale) e adicione depois de toda a fermentação (primária e secundária) 20g de Chips de Carvalho (embebidos na tequila, só os Chips).
As amostras estão deliciosas. Amanhã engarrafo e logo dou um retorno.
784b6990c4eb5f72d25247e019675789.jpg
f75d11523d411305f0a9d7a9e1c3c703.jpg


Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
Jean, utilizou qual fermento?

Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk
 
Jean, utilizou qual fermento?

Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk

O mangrove jacks M 41 (era o que eu tinha acesso). Usei somente ele e ele deu conta de toda a densidade. Bateu 1.065 no fermentador (aqui com metade do açúcar da receita - 400g).

Comecei com uma temperatura bem baixa (no mínimo do fermento) depois fui para uma faixa de 19ºC por quase toda a fermentação. Quando cheguei aos 1.020, adicionei a calda de 400g de açúcar (completando 800g da receita).

O fermento deu "risada", batendo a OG de 1.005.

Adicionei os Chips agora nos ultimos 5 dias de clarificação.

Talvez coloque em algumas garrafas um pouco do extrato dos chips para ter algumas mais enfezadas.
 
O mangrove jacks M 41 (era o que eu tinha acesso). Usei somente ele e ele deu conta de toda a densidade. Bateu 1.065 no fermentador (aqui com metade do açúcar da receita - 400g).

Comecei com uma temperatura bem baixa (no mínimo do fermento) depois fui para uma faixa de 19ºC por quase toda a fermentação. Quando cheguei aos 1.020, adicionei a calda de 400g de açúcar (completando 800g da receita).

O fermento deu "risada", batendo a OG de 1.005.

Adicionei os Chips agora nos ultimos 5 dias de clarificação.

Talvez coloque em algumas garrafas um pouco do extrato dos chips para ter algumas mais enfezadas.
Depois poste o resultado, Jean. Estou curioso pra saber como fica com o M41.
Abraço.
 
Depois poste o resultado, Jean. Estou curioso pra saber como fica com o M41.
Abraço.

Mando notícias sim.

Só esperando chegar a sexta ( e fechar uns 7 dias de primming) para a primeira amostra.

Por enquanto fica o rótulo, o envase em garrafa de espumante (com extrato de chips de carvalho) e a trasfega para o balde de priming/envase, direto do fermentador.

Meu elefante rosa é temático...
 

Attachments

  • IMG-20171020-WA0025.jpg
    IMG-20171020-WA0025.jpg
    89.5 KB · Views: 151
  • IMG_20171020_162951917.jpg
    IMG_20171020_162951917.jpg
    81.6 KB · Views: 154
  • g67-7.png
    g67-7.png
    315.4 KB · Views: 153
Mando notícias sim.

Só esperando chegar a sexta ( e fechar uns 7 dias de primming) para a primeira amostra.

Por enquanto fica o rótulo e o envase em garrafa de espumante (com extrato de chips de carvalho)
Caramba!
Ficou animal cara, parabéns! Quando fizer a primeira prova, posta aqui pra gente!!

Eu iniciei a maturação da minha quinta feira, feita com o BE-256 da Fermentis... Vamos ver o que vai dar!!

Enviado de meu XT1572 usando Tapatalk
 
A cerveja está ficando animal.

Frutado, condimentada, seca, com um retrogosto do coentro e do cardamomo.
Muito álcool.
Ainda falta muito da carbonatação, pois só tem 4 dias de envase.

https://youtu.be/jRK8Yne8-h8

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Os grãos do paraíso vendem em lojas de produto para Umbanda e Camdomblé, com o nome de Pimenta da Guiné ou Pimenta da Costa, ou ainda Fava de Avarê. O nome científico é Aframomum Melegueta.
Vende no Mercado Livre também.
 

Attachments

  • Aframomum Melegueta.jpg
    Aframomum Melegueta.jpg
    48 KB · Views: 89
Os grãos do paraíso vendem em lojas de produto para Umbanda e Camdomblé, com o nome de Pimenta da Guiné ou Pimenta da Costa, ou ainda Fava de Avarê. O nome científico é Aframomum Melegueta.
Vende no Mercado Livre também.

Alguém já usou?

Qual a proporção?
 
Alguém já usou?

Qual a proporção?
Ainda não usei mas pelos comentários nos sites americanos se utiliza 2g a 4g de acordo com a densidade da cerveja. Isso para 5 galões |(19 litros).
Eles dizem que tem que amassar com uma colher e não moer.
Nos clones da Delirium sempre colocam 4g nas receitas.
Quem fizer primeiro, por favor, poste os resultados.
 
Mais atualizações sobre o resultado.

Sabor marcante, final seco, muito bem condimentada. Tem um dulçor leve e refinado do malte que harmoniza bem com as especiarias e com o álcool, que não se percebe na boca. Isto ficou bem melhor que da última prova (com poucos dias de garrafa).

Muito feliz com o resultado tanto da receita quanto do fermento (Mangrove Jacks M-41).

Uma boa opção que fiz foi engarrafar em long necks pois não é uma cerveja de se tomar engradados e com seus por volta de 9% ABV nem sempre dá para tomar uma garrafa normal.

Já imagino como ela vai ficar daqui um ou dois meses na garrafa.

@leonesio, de novo, obrigado por esta receita. Na próxima vou de pimenta da Guiné e um pouco mais de carvalho, que combinou muito com a cerveja.
 

Attachments

  • IMG_20171027_201645622.jpg
    IMG_20171027_201645622.jpg
    161.1 KB · Views: 147
Mais atualizações sobre o resultado.

Sabor marcante, final seco, muito bem condimentada. Tem um dulçor leve e refinado do malte que harmoniza bem com as especiarias e com o álcool, que não se percebe na boca. Isto ficou bem melhor que da última prova (com poucos dias de garrafa).

Muito feliz com o resultado tanto da receita quanto do fermento (Mangrove Jacks M-41).

Uma boa opção que fiz foi engarrafar em long necks pois não é uma cerveja de se tomar engradados e com seus por volta de 9% ABV nem sempre dá para tomar uma garrafa normal.

Já imagino como ela vai ficar daqui um ou dois meses na garrafa.

@leonesio, de novo, obrigado por esta receita. Na próxima vou de pimenta da Guiné e um pouco mais de carvalho, que combinou muito com a cerveja.
Tá linda, Jean, Parabéns.
 
Back
Top