• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Classificação de tipo de malte para ajuste de água

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

aferreira04

Well-Known Member
Reaction score
48
Olá pessoal,

Estou calibrando o ajuste de minha água na planilha do Brun e como novato que sou conheço um numero limitado de maltes e gostaria da ajuda de vocês em classifica-los. Em especial minha dúvida está no Biscuit 50 MD da Dingemans.
As opções para cada malte são:
Malte Base
Crystal
Torrado
Ácido

Assim usando o que conheço vamos ver o que me dizem se certo ou errado:
Pilsen –Base
Caramunich – Crystal
Biscuit – Torrado
Acidificado – Ácido (sem comentários esse)

Enquanto eu escrevia o tópico voltei a pesquisar sobre o Biscuit e no site da fabricante está bem claro que ele é um malte torrado, mas quando coloco ele na planilha do Brun e informo o EBC(50~70) dele recebo a informação de que a cor dele está fora do range(célula fica vermelha), que pelo que pude ver seria um EBC mínimo de 180 para o tipo torrado. Lendo a informação de capa da planilha onde constam as instruções está destacado que quando o grau de EBC não bater com o tipo de malte informado ocorre isso. E agora?

Caso alguém também utilize esta planilha e puder auxiliar.

Olá pessoal,

Estou calibrando o ajuste de minha água na planilha do Brun e como novato que sou conheço um numero limitado de maltes e gostaria da ajuda de vocês em classifica-los. Em especial minha dúvida está no Biscuit 50 MD da Dingemans.
Malte Base
Crystal
Torrado
Ácido

Pilsen –Base
Caramunich – Crystal
Biscuit – Torrado

Enquanto eu escrevia o tópico voltei a pesquisar sobre o Biscuit e no site da fabricante está bem claro que ele é um malte torrado, mas quando coloco ele na planilha do Brun e informo o EBC(50~70) dele recebo a informação de que a cor dele está fora do range(célula fica vermelha), que pelo que pude ver seria um EBC mínimo de 180 para o tipo torrado. Lendo a informação de capa da planilha onde constam as instruções está destacado que quando o grau de EBC não bater com o tipo de malte informado ocorre isso. E agora?

Que ajuste de água seria esse?
Ajuste químico?

sim, exato.
farei depois as correções básicas ph, alcalinidade, dureza, etc.

sim, exato.
farei depois as correções básicas ph, alcalinidade, dureza, etc.

Não sei qual o seu nível de experiência de brassagens, mas sinceramente pra homebrewers, ajustar a química da água é o menos importante.

Hoje com as modificações dos Maltes, o pH do mosto quase sempre será 5.2...

Sem contar que pra mexer na água é preciso fazer uma análise química da mesma, pois não dá pra confiar muito no relatório da distribuidora local e também não sei se dá pra botar fé nos galões de água mineral.

Mas se mesmo assim é algo que você deseja investir seu tempo...manda bala...rs

Não sei qual o seu nível de experiência de brassagens, mas sinceramente pra homebrewers, ajustar a química da água é o menos importante.

Hoje com as modificações dos Maltes, o pH do mosto quase sempre será 5.2...

Sem contar que pra mexer na água é preciso fazer uma análise química da mesma, pois não dá pra confiar muito no relatório da distribuidora local e também não sei se dá pra botar fé nos galões de água mineral.

Mas se mesmo assim é algo que você deseja investir seu tempo...manda bala...rs

vamos lá entao, minha experiência ainda considero bem básica mas tenho buscado e estudado muito a respeito de nosso hobby onde me levou a um Workshop sobre água que participei na ultima semana.
Com relação ao que você comentou sobre mexer na água, os pontos colocados workshop digamos que vão nos ajudar a mudar um pouco a visão, por exemplo:
Quando falamos em mexer na agua normalmente pensamos apenas no PH sendo que ele não é nem de longe a figura mais importante para nossas receitas, porém acredito que pela facilidadede ser medido (qualquer um compra um phmetro por 15,00 da china) é normalmente o que mais se foca. Por outro lado há tantos outro componentes como sais, ions etc que mesmo um leigo pode brincar e buscar melhorar a cerveja.
Encima do que você comentou ainda sobre análise de nossas águas, via de regra as águas nacionais como apresentadas no curso são normalmente "zeradas" ou seja possuem poucas ppm de cada composto, entao nesse caso se você considerar que tua agua tem zero de calcio e adicionar um pouco nela estará sim ajudando tua receita.

Sem duvida que podemos brincar numa boa com a agua do jeito que ela vem, mas da mesma forma alguns ajustes basicos podem sim contribuir e muito na nossa brincadeira. Usaram na palestra um exemplo do Palmer que ele fala que se pegarmos uma pipoca doce e colocarmos um pouco de sal sobre ela a nossa percepção de doçura fica maior, isso pelo fato de que o sal dilata nossas papilas gustativas e com isso notaríamos mais o dulçor. O mesmo vale para nossa cerveja e a brincadeira com o cálcio por exemplo que faria um efeito semelhante no dulçor.

Desculpa o tamanho do texto, apesar da empolgação passada no curso tenho sim a ciência de que é preciso muito paciência e cuidado com isso, mas por outro lado deu pra ver que da pra ir praticando aos poucos sem riscos (visão que não tinha antes desse curso)

vamos lá entao, minha experiência ainda considero bem básica mas tenho buscado e estudado muito a respeito de nosso hobby onde me levou a um Workshop sobre água que participei na ultima semana.
Com relação ao que você comentou sobre mexer na água, os pontos colocados workshop digamos que vão nos ajudar a mudar um pouco a visão, por exemplo:
Quando falamos em mexer na agua normalmente pensamos apenas no PH sendo que ele não é nem de longe a figura mais importante para nossas receitas, porém acredito que pela facilidadede ser medido (qualquer um compra um phmetro por 15,00 da china) é normalmente o que mais se foca. Por outro lado há tantos outro componentes como sais, ions etc que mesmo um leigo pode brincar e buscar melhorar a cerveja.
Encima do que você comentou ainda sobre análise de nossas águas, via de regra as águas nacionais como apresentadas no curso são normalmente "zeradas" ou seja possuem poucas ppm de cada composto, entao nesse caso se você considerar que tua agua tem zero de calcio e adicionar um pouco nela estará sim ajudando tua receita.

Sem duvida que podemos brincar numa boa com a agua do jeito que ela vem, mas da mesma forma alguns ajustes basicos podem sim contribuir e muito na nossa brincadeira. Usaram na palestra um exemplo do Palmer que ele fala que se pegarmos uma pipoca doce e colocarmos um pouco de sal sobre ela a nossa percepção de doçura fica maior, isso pelo fato de que o sal dilata nossas papilas gustativas e com isso notaríamos mais o dulçor. O mesmo vale para nossa cerveja e a brincadeira com o cálcio por exemplo que faria um efeito semelhante no dulçor.

Desculpa o tamanho do texto, apesar da empolgação passada no curso tenho sim a ciência de que é preciso muito paciência e cuidado com isso, mas por outro lado deu pra ver que da pra ir praticando aos poucos sem riscos (visão que não tinha antes desse curso)

Sim é um ponto bastante interessante de se experimentar, só tentei colocar uma pulga na sua orelha, pois na minha humilde opinião há outros fatores muito mais importantes que um cervejeiro caseiro precisa dominar, antes de brincar com a composição química da água...Pois como você disse, grande maioria de nossas águas são "neutras" e a chance de se alterar a aguá e causar efeitos indesejados na cerveja é bem maior do que simplesmente usá-la como está...

Eu posso dizer que tenho pouquíssima experiência e basicamente o que sei hoje é baseado no que leio. E a gente pode ver que a GRANDE MAIORIA das dúvidas do pessoal é extremamente básica como: "Meu Deus, minha cerveja não está fermentando"...
"Troco de balde ou não troco?", "Quanto uso de fermento"? e por aí vai...

Como eu disse, a ideia era por a pulga atrás da orelha e pensar. Eu realmente domino o básico? Tenho condições de reproduzir as mesmas receitas e sempre aprimorá-las em cada nova brassagem?

Com certeza concordo que alterações químicas da água podem mudar e muito o perfil da cerveja, mas a princípio minha maior preocupação é dominar os processos de produção e fazer levas praticamente de olhos vendados. Passando dessa etapa, os principais ajustes finos seriam com relação a água ;) Mas como disse...mais pro fim do aprendizado...se é que existe um fim...kkk

Só leve em consideração que se você pretende mexer na sua água você deveria ter um medidor de ph bom. Esses mais baratos não possuem a precisão adequada.

Outra coisa, antes de tudo o mais importante é um relatório da sua água.

Aí sim a brincadeira começa.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk

Olá pessoal,

Malte Base
Crystal
Torrado
Ácido

Pilsen –Base
Caramunich – Crystal
Biscuit – Torrado

O malte biscuit não é um malte torrado, é um malte tostado... torrado seria mais escuro mesmo. Eu acho que nesse sentido o biscuit ficaria mais apropriado na categoria dos maltes base, embora ele não seja bem um malte base. Faça um teste, veja aí se funciona...

Abraço

Eu considero como um malte caramelo, tanto pela coloração como pelo gosto. Mas se é tostado, ou que categoria exata eu não sei dizer como a malteadoras o categorizam.

Para o que importa pra vc (correção da água), eu não consideraria a contribuição do biscuit na redução do ph (pois os maltes torrados reduzem o ph)

Eu considero como um malte caramelo, tanto pela coloração como pelo gosto. Mas se é tostado, ou que categoria exata eu não sei dizer como a malteadoras o categorizam.

Para o que importa pra vc (correção da água), eu não consideraria a contribuição do biscuit na redução do ph (pois os maltes torrados reduzem o ph)

sim era pra ajustar a agua, como mencionei na planilha do Bru´n tenho que definir o tipo que ele é para que as formulas façam depois o calculo baseado no tipo e no EBC dele.

Back