• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

    Homebrewing Facebook Group

Chiller Contra-fluxo. Quero montar!

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Boa tarde Pessoal,

Também sou iniciante e tenho algumas dúvidas que acho que vcs tiram rápido...rsrs...

Minha idéia é fazer um chiller que resfrie o mosto em apenas uma passada e rapidamente, levando-o direto para o fermentador.

para isto, é necessário ter uma unidade condensadora ?
 
OLÁ lcmpedrosa,

não tem mistério em nada para se construir, o meu só está faltando as 2 placas para fechamento(5 mm) e claro as soldas das conexões nela, como sempre comento em meus post's moro no fiofó do mundo, tudo é muito difícil... nem para remédio e salvar o mundo encontrei inox 304 com 5 mm, nem chapa inteira(uma fortuna, tem que conseguir compra só o que precisa).
comprei a manta de silicone em sampa, as placas internas eu desenhei no sketup e mandei cortar em uma cnc plasma, bom é corte laser e o ideal corta a jato de água, mas aki fiz no que tinha, comprei um chapa de inox 304 1 mm e levei para o corte, as conexões comprei em SC, como tenho uma gráfica mandei fazer uma faca de corte e vinco para cortar a manta em máquina, mas pode ser no estilete.
como o corte plasma tem limitações de corte mínimo, eu mesmo fiz a furação em furadeira de banca, caso o corte seja laser ou água, da pra mandar direto no desenho.
o custo:

01 chapa de inox 304 1 mm = 500,00 (fiz 45 placas de 15 x 30)
02 mts² de manta de silicone 2 mm = 250,00
01 faca de corte e vinco = 120,00
01 serviço de corte da chapa(plasma cnc)= 170,00
04 conexões de 3/4 inox 304 = 35,00 x 4 = 140,00
01 mt de tarugo 6 mm inox para os prisioneiros = 50,00
01 serviço de torno para fazer rosca dos prisioneiros = 8 x 20,00 = 160,00
01 disco de scotbrite para polir = 27,00
01 disco de feltro para acabamento do polimento = 35,00
pasta para polir = ufa:ban: essa eu ganhei no grito de cara onde faço as soldas tig.
??? falta as 2 placas de 5 mm...
01 frete de sedex de algumas peças = 100,00

como não tenho ninguém que possa ir a um fornecedor ae pelo brasil e tentar conseguir as benditas placas, vou esperar a oportunidade para frente e terminar o trocador.

como construo tudo sozinho, quase não registro nada, é um saco e meio engraçado tirar essas fotos, tenho da construção do fermentador, porém está no celular do luiz boi..

Célio,
Você tem o projeto com as medidas?
Pode compartilhar?
 
Pessoal,

No video abaixo o cara diz que este chiller de placas resfria o mosto em apenas uma passada.

é um chiller de 50 placas.

pela experiência de vcs, isto seria realmente possível ? logo após a fervura resfriar em apenas uma passada ?

[ame]http://www.youtube.com/watch?v=rhrLRA7aiZ8[/ame]
 
se ele usar um chiller(banco de frio) para esfriar a água, pode sim.... mas tem o tempo/vazão/quantidade de mosto.... eu levo 30 minutos para levar o mosto à 20º(100l), mas se levar mais tempo não esquento, claro que não quer dizer que vai levar 2 horas....
como faço sempre 3 brassagens de 100l, na última o líquido refrigerante(álcool+água-70x30) já não está tão frio... fiz um banco de frio com um conjunto condensador de ar split(12k btu) com uma evaporadora feita em espiral de tubo de alumínio dentro de um freezer horizontal pequeno(ele tmb alimenta o fermentador)... então não tem a potência para tal,,, mas pretendo melhorar esse desempenho no futuro.

ms tenho minhas restrições.. para esse italiano tudo é mas fácil que realmente é..... ele quer vender!!!!

como já comentei em outro post... esse trocadores de calor(brassados), não são para circular produtos alimentícios, foram adotados, com um bom sucesso, mas nunca usei um desses.
se eu tivesse que optar entre imersão(levas relativamente pequenas), contra-fluxo ou esse.... ficara com um dos dois primeiros de acordo com a minha necessidade. eu ainda uso o de imersão quando faço 20l nas antigas panelas.
 
é....ele é vendedor, por isso vim perguntar aqui..rsrs.
minha ideia é realmente fazer um banco frio.....e utilizar uma unidade condensadora que iria resfriar a água desde banco frio.....utilizando contra-fluxo....

e para resfriar o mosto, esta água já gelada seria utilizada também no contra-fluxo com o mosto....

acho que ficaria bem forte....na teoria rsrsrs
 
....minha ideia é realmente fazer um banco frio.....

isso sim da excelentes resultado....
tava eu lembrando, quando eu morava em rio do sul(sc), o problema era consegui calor..... frio para carai,,, mas aki 40º todos os dias.....manter as coisas fria da muito gasto....
 
Tiago,
Montei um contra fluxo no inicio do ano utilizando 15m de tubo de inox 3/8" e mangueira externa cristal de 1".
O rendimento vai depender bastante da vazão da entrada de água fria. Na minha casa a vazão é por volta de 5 litros/minutos e, mesmo no verão, consigo colocar o mosto a 23-25C no fermentador com apenas uma passada.
O problema era o tempo, só por gravidade demorava quase 1h pra resfriar 45 litros de mosto. Hoje uso uma march, não leva 30 minutos e ainda faço a recirculação na panela pro whirlpool.

Comprei o inox com o pessoal da Eltz e recomendo tanto pelo preço, quanto pelo atendimento!
Minha sugestão, como vc é de NH, é comprar a mangueira e levar pra eles enrolarem o tubo já com a mangueira passada.

Abraço.

Pode explicar melhor como o seu contra-fluxo acaba fazendo o whirpool??
 
Alguém sabe me dizer pra que serve esse fio ou arame enrolado ao redor do cano de alumínio? Já vi alguns chillers de contra fluxo assim mas não entendi direito a real serventia.

chiller_contra_fluxo.jpg
 
Carlos, eu desconfio que seja para manter a distância dos elementos para garantir o flluxo regular durante a passagem dos líquidos, evitando que mangueira e metal encostem um no outro.
:mug:
 
Na verdade é para aumentar ainda mais a superfície de contato, ao passo que o arame faz com que a agua gire em torno do chiller. Pelo menos esse é o argumento que os caras dão no hbt americano...
 
em teoria é para não obstruir a passagem da água, entre as paredes do tubo de aluminio e a mangueira... totalmente desnecessário, mas cada um faz como quiser...
 
Pessoal, assim, não posso falar muito de contra fluxo ou placas pois nunca usei. Mas sempre leio a respeito e o que mais me preocupa é a dificuldade de limpeza e sanitização. Eu já pensei em fazer um pra mim, mas desisti quando descobri uma forma melhor de usar o de imersão. A grande dificuldade em resfriar com o imersão é a formação de gradientes de temperatura, depois de algum tempo, o mosto mais frio fica embaixo e o mais quente em cima e a troca de calor perde muita eficiencia. Podem testar isso quando estiverem esfriando com o imersão e a água parecer um pouco mais fria, agitem o chiller dentro do mosto e água esquenta significativamente.

Consegui acabar com isso quando automatizei meu whirpool colocando outra outra torneira a meia altura da panela com um cotovelo de na tangente. Ligo o whirpool tão logo que ligo a água do resfriamento, assim a movimentação constante e relativamente forte deixa a temperatura do mosto sempre homogenea. Eu consigo levar 80 litros de 100 a 30 graus em 30 minutos, com circulação o tempo todo, de brinde o trub fica lindo no fundo.

Abaixo de 30 graus, deixo minha geladeira fazer o trabalho, pois ai vira 80/20, gastaria muito tempo para baixar pouco (dá-lhe água e paciencia).

Meu chiller é de aluminio, 15 metros com diâmetro de 1/2".

Abraço.


Olá, amigo! Por favor, tire uma foto e explique melhor seu esquema. Eu sempre utilizo o chiller de imersão e vou mexendo com a pá para obter o efeito que você descreve. Gostaria de entender melhor seu método.
 
O arame tem 2 finalidades: uma ele elevar a área de troca térmica e a outra e aumentar a turbulência da água. Ambos favorecem a eficiência da troca térmica. Agora, para esse nosso nível, tenho minhas dúvidas se esses ganhos são significativos. Mas de fato, na teoria da troca térmica há sim esse componentes.

Sds,

Fabiano da Mata
 
para haver uma maior área de troca o arame tem que estar totalmente(soldado, brassado), ligado ao tubo, como isso não é feito.... sem efeito nenhum.... seriam aletas de dissipação, mas não faz diferença para um processo curto como os feito em casa. quanto a turbulência ela já existe naturalmente em um sistema em espiral. mas tudo é válido.. se a água contiver micro-organismos(lodo), só aumentara a sujidade com ele, já que esgotar totalmente é demorado demais.
 
Olá, amigo! Por favor, tire uma foto e explique melhor seu esquema. Eu sempre utilizo o chiller de imersão e vou mexendo com a pá para obter o efeito que você descreve. Gostaria de entender melhor seu método.

Amigo, não repare o preto no fundo, queimei açucar e não tem esponja que tire isso, kkkkk. Mas repare que tem duas valvulas, uma com um cano dobrado, essa é a captação. A outra, um espigão, é o retorno. A bitola do espigão é de 1/4", reduzindo da 1/2 da tubulação, com isso aumenta a velocidade e melhora o whirpool. Basta tem uma bomba pra isso. Mas de qqr forma, mexer com a colher tbm funciona, eu uso pra começar. Só que com esse sistema, mesmo quando paro a colher, o redemoinho continua.

Abraço!
 

Attachments

  • BK - Interno.jpg
    BK - Interno.jpg
    136.2 KB
Camaradas, eu não vejo esse problema todo com o cdcf. Ta ai o meu que copiei de um amigo alemão, guardadas algumas alterações.

Sem nenhum problema, limpo como já falei.
 

Attachments

  • meu0152538328908174_5476633529798790740_n.jpg
    meu0152538328908174_5476633529798790740_n.jpg
    88.4 KB
Amigo, não repare o preto no fundo, queimei açucar e não tem esponja que tire isso, kkkkk. Mas repare que tem duas valvulas, uma com um cano dobrado, essa é a captação. A outra, um espigão, é o retorno. A bitola do espigão é de 1/4", reduzindo da 1/2 da tubulação, com isso aumenta a velocidade e melhora o whirpool. Basta tem uma bomba pra isso. Mas de qqr forma, mexer com a colher tbm funciona, eu uso pra começar. Só que com esse sistema, mesmo quando paro a colher, o redemoinho continua.

Abraço!

Cara, bicarbonato de sodio nessa tua panela, coloca bastante, um dedo de agua e poe pra ferver. Só esperar o milagre da ciência acontecer. KKK
 
Para afastar o chiller da mangueira, protegendo que ela não derreta e melhora a eficiência
 
Eu montei um de 1/2 em inox (12 metros), tô testando ainda. Tá baixando 20 litros de 98 pra 55 graus em 5 minutos, isso circulando só esse galaozinho de água. Vou fazer o teste final com uma bombona de 60L e uma de 30L com água e álcool a -20 graus, vamos ver oq vai dar.
 
Eu montei um de 1/2 em inox (12 metros), tô testando ainda. Tá baixando 20 litros de 98 pra 55 graus em 5 minutos, isso circulando só esse galaozinho de água. Vou fazer o teste final com uma bombona de 60L e uma de 30L com água e álcool a -20 graus, vamos ver oq vai dar.

Na minha singela opinião, não faz muito sentido fazer o resfriamento com líquido a -20ºC em escala caseira, principalmente de 20L. A quantidade de energia que você vai gastar para colocar a -20ºC vai representar um gasto absurdo e arrisco dizer que vc vai congelar o mosto. De repente vale mais a pena guardar a água dos primeiros 5 min para lavar os equipamentos e a partir daí recircular e usar um saco de gelo, pra baixar a temperatura da aguá de resfriamento. Com isso você vai gastar mais uns 15-20 min, dando menos de meia hora pra resfriar, o que é excelente.
 
Eu montei um de 1/2 em inox (12 metros), tô testando ainda. Tá baixando 20 litros de 98 pra 55 graus em 5 minutos, isso circulando só esse galaozinho de água. Vou fazer o teste final com uma bombona de 60L e uma de 30L com água e álcool a -20 graus, vamos ver oq vai dar.

Nossa Marco, e esse RIMS tube ali? tá bonito ele, podia mostrar melhor pra gente :)
 
Na minha singela opinião, não faz muito sentido fazer o resfriamento com líquido a -20ºC em escala caseira, principalmente de 20L. A quantidade de energia que você vai gastar para colocar a -20ºC vai representar um gasto absurdo e arrisco dizer que vc vai congelar o mosto. De repente vale mais a pena guardar a água dos primeiros 5 min para lavar os equipamentos e a partir daí recircular e usar um saco de gelo, pra baixar a temperatura da aguá de resfriamento. Com isso você vai gastar mais uns 15-20 min, dando menos de meia hora pra resfriar, o que é excelente.

Não acho que iria gastar tanto assim, ja que o freezer fica ligado mesmo. Tudo depende de teste, se congelar, só por pra gelar a -10 e ir aumentando se ainda congelar. Pretendo fazer isso mais por causa das lager's. Gelo 1 saco nem faz cocegas, derrete em 5 min, é por aqui está 10 mangos o saco. Tem q por no ponta do lápis oq vale mais a pena.
 
Eu montei um de 1/2 em inox (12 metros), tô testando ainda. Tá baixando 20 litros de 98 pra 55 graus em 5 minutos, isso circulando só esse galaozinho de água. Vou fazer o teste final com uma bombona de 60L e uma de 30L com água e álcool a -20 graus, vamos ver oq vai dar.

Que tipo de álcool tu usa Marco? quantos litros? gela ele no congelador? por quantas horas?
 
Não uso nada ainda, vou fazer o primeiro teste esse sábado com ethanol do posto mesmo. Achei uma tabela na net da porcentagem de álcool na água, acho q com 35% de álcool da pra deixar a -25 sem congelar se não me engano.
 
Fiz os testes e o meu resfriamento ficou assim:

O mosto leva da fervura (98~97°C) para 35ºC com água+álcool do chiller a temperatura ambiente (25°C) sendo resfriada através de um radiador de carro (Gol G5), cerca de 15 minutos. Quantidade de liquido sendo circulado é somente a da mangueira do chiller e do radiador, aproximadamente 8L.

Após esse processo, fecho o registro para que os 15L de água+álcool gelados (-16 a -17ºC) não passe pelo radiador, somente no chiller com retorno no próprio balde de água+álcool gelados. O resultado é de 35ºC para 19°C em 10 minutos, com a água+álcool quase igualados com o mosto, 18,5°C.

Para Lager tenho que gelar uma quantidade de água+álcool maior, ainda não sei ao certo, mais creio q com 30L já consiga chegar nos 9°C.

Tudo isso para 20L de mosto.

Freezer já ligado e com gelo leva 5hrs para gelar 15L de água+álcool para -17°C, com ele totalmente desligado e sem gelo 14hrs.

Todo o processo sem gastar uma unica gota de água no resfriamento.








 
Pessoal, aproveitando o tópico para fazer uma pergunta besta:

Construi um chiller de contra fluxo com 15m de comprimento e vou usa-lo pela primeira vez na próxima brassagem. Como voces fazem para drenar todo o mosto de dentro do chiller depois que a panela já esvaziou?
 
Pessoal, aproveitando o tópico para fazer uma pergunta besta:

Construi um chiller de contra fluxo com 15m de comprimento e vou usa-lo pela primeira vez na próxima brassagem. Como voces fazem para drenar todo o mosto de dentro do chiller depois que a panela já esvaziou?

Veja quanto de líquido vc vai perder no chiller e contabiliza como volume morto nos seus cálculos de volumes.
 
Back
Top