carloslyrio
Active Member
- Joined
- Jun 23, 2014
- Messages
- 35
- Reaction score
- 4
qual é o nome desta peça???
qual é o nome desta peça???
OLÁ lcmpedrosa,
não tem mistério em nada para se construir, o meu só está faltando as 2 placas para fechamento(5 mm) e claro as soldas das conexões nela, como sempre comento em meus post's moro no fiofó do mundo, tudo é muito difícil... nem para remédio e salvar o mundo encontrei inox 304 com 5 mm, nem chapa inteira(uma fortuna, tem que conseguir compra só o que precisa).
comprei a manta de silicone em sampa, as placas internas eu desenhei no sketup e mandei cortar em uma cnc plasma, bom é corte laser e o ideal corta a jato de água, mas aki fiz no que tinha, comprei um chapa de inox 304 1 mm e levei para o corte, as conexões comprei em SC, como tenho uma gráfica mandei fazer uma faca de corte e vinco para cortar a manta em máquina, mas pode ser no estilete.
como o corte plasma tem limitações de corte mínimo, eu mesmo fiz a furação em furadeira de banca, caso o corte seja laser ou água, da pra mandar direto no desenho.
o custo:
01 chapa de inox 304 1 mm = 500,00 (fiz 45 placas de 15 x 30)
02 mts² de manta de silicone 2 mm = 250,00
01 faca de corte e vinco = 120,00
01 serviço de corte da chapa(plasma cnc)= 170,00
04 conexões de 3/4 inox 304 = 35,00 x 4 = 140,00
01 mt de tarugo 6 mm inox para os prisioneiros = 50,00
01 serviço de torno para fazer rosca dos prisioneiros = 8 x 20,00 = 160,00
01 disco de scotbrite para polir = 27,00
01 disco de feltro para acabamento do polimento = 35,00
pasta para polir = ufaessa eu ganhei no grito de cara onde faço as soldas tig.
??? falta as 2 placas de 5 mm...
01 frete de sedex de algumas peças = 100,00
como não tenho ninguém que possa ir a um fornecedor ae pelo brasil e tentar conseguir as benditas placas, vou esperar a oportunidade para frente e terminar o trocador.
como construo tudo sozinho, quase não registro nada, é um saco e meio engraçado tirar essas fotos, tenho da construção do fermentador, porém está no celular do luiz boi..
Tiago,
Montei um contra fluxo no inicio do ano utilizando 15m de tubo de inox 3/8" e mangueira externa cristal de 1".
O rendimento vai depender bastante da vazão da entrada de água fria. Na minha casa a vazão é por volta de 5 litros/minutos e, mesmo no verão, consigo colocar o mosto a 23-25C no fermentador com apenas uma passada.
O problema era o tempo, só por gravidade demorava quase 1h pra resfriar 45 litros de mosto. Hoje uso uma march, não leva 30 minutos e ainda faço a recirculação na panela pro whirlpool.
Comprei o inox com o pessoal da Eltz e recomendo tanto pelo preço, quanto pelo atendimento!
Minha sugestão, como vc é de NH, é comprar a mangueira e levar pra eles enrolarem o tubo já com a mangueira passada.
Abraço.
Pessoal, assim, não posso falar muito de contra fluxo ou placas pois nunca usei. Mas sempre leio a respeito e o que mais me preocupa é a dificuldade de limpeza e sanitização. Eu já pensei em fazer um pra mim, mas desisti quando descobri uma forma melhor de usar o de imersão. A grande dificuldade em resfriar com o imersão é a formação de gradientes de temperatura, depois de algum tempo, o mosto mais frio fica embaixo e o mais quente em cima e a troca de calor perde muita eficiencia. Podem testar isso quando estiverem esfriando com o imersão e a água parecer um pouco mais fria, agitem o chiller dentro do mosto e água esquenta significativamente.
Consegui acabar com isso quando automatizei meu whirpool colocando outra outra torneira a meia altura da panela com um cotovelo de na tangente. Ligo o whirpool tão logo que ligo a água do resfriamento, assim a movimentação constante e relativamente forte deixa a temperatura do mosto sempre homogenea. Eu consigo levar 80 litros de 100 a 30 graus em 30 minutos, com circulação o tempo todo, de brinde o trub fica lindo no fundo.
Abaixo de 30 graus, deixo minha geladeira fazer o trabalho, pois ai vira 80/20, gastaria muito tempo para baixar pouco (dá-lhe água e paciencia).
Meu chiller é de aluminio, 15 metros com diâmetro de 1/2".
Abraço.
Olá, amigo! Por favor, tire uma foto e explique melhor seu esquema. Eu sempre utilizo o chiller de imersão e vou mexendo com a pá para obter o efeito que você descreve. Gostaria de entender melhor seu método.
Amigo, não repare o preto no fundo, queimei açucar e não tem esponja que tire isso, kkkkk. Mas repare que tem duas valvulas, uma com um cano dobrado, essa é a captação. A outra, um espigão, é o retorno. A bitola do espigão é de 1/4", reduzindo da 1/2 da tubulação, com isso aumenta a velocidade e melhora o whirpool. Basta tem uma bomba pra isso. Mas de qqr forma, mexer com a colher tbm funciona, eu uso pra começar. Só que com esse sistema, mesmo quando paro a colher, o redemoinho continua.
Abraço!
Eu montei um de 1/2 em inox (12 metros), tô testando ainda. Tá baixando 20 litros de 98 pra 55 graus em 5 minutos, isso circulando só esse galaozinho de água. Vou fazer o teste final com uma bombona de 60L e uma de 30L com água e álcool a -20 graus, vamos ver oq vai dar.
Na minha singela opinião, não faz muito sentido fazer o resfriamento com líquido a -20ºC em escala caseira, principalmente de 20L. A quantidade de energia que você vai gastar para colocar a -20ºC vai representar um gasto absurdo e arrisco dizer que vc vai congelar o mosto. De repente vale mais a pena guardar a água dos primeiros 5 min para lavar os equipamentos e a partir daí recircular e usar um saco de gelo, pra baixar a temperatura da aguá de resfriamento. Com isso você vai gastar mais uns 15-20 min, dando menos de meia hora pra resfriar, o que é excelente.
Nossa Marco, e esse RIMS tube ali? tá bonito ele, podia mostrar melhor pra gente![]()
Pessoal, aproveitando o tópico para fazer uma pergunta besta:
Construi um chiller de contra fluxo com 15m de comprimento e vou usa-lo pela primeira vez na próxima brassagem. Como voces fazem para drenar todo o mosto de dentro do chiller depois que a panela já esvaziou?