Cheiro de fermento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Oct 26, 2015
Messages
13
Reaction score
0
Bom dia galera

Fiz uma brassagem (APA) de 35 litros, usei 02 pkt de Safale 05 para fermentação (não consegui outro pkt emergencial). A temperatura incial da primaria foi de 18º durou 6 dias até atenuar completamente ( OG de 1049 FG 1011), fui subindo até os 22,5º e deixei mais por 6 dias para a fermentação secundaria, porem, mesmo no final dos 12 dias o cheiro de fermento continuou forte. Fiz um DH de 40gr de Azacca + 50 de Cascade, o DH deu uma "mascarada" no cheiro de fermento, mas ficou bem no fundo ainda. Ontem no envaze a cerveja esta com um cheiro totalmente fora do normal (devemos esperar a cerveja ficar pronta para dai analisar, mais devido algumas experiencias posso afirmar que realmente tem algo anormal).

Então minha dúvida é:
Porque o cheiro de fermento tão forte mesmo depois da fermentação secundaria?
 
Acredito que seja só falta de maturação. Depois do envase e 15-20 dias carbonatando provavelmente esse cheiro de fermento suma.
 
- Certeza que é cheiro de fermento?
- E no gosto, tem algo anormal?
- O termostato estava bem colado no balde?
 
Bom dia galera

Fiz uma brassagem (APA) de 35 litros, usei 02 pkt de Safale 05 para fermentação (não consegui outro pkt emergencial). A temperatura incial da primaria foi de 18º durou 6 dias até atenuar completamente ( OG de 1049 FG 1011), fui subindo até os 22,5º e deixei mais por 6 dias para a fermentação secundaria, porem, mesmo no final dos 12 dias o cheiro de fermento continuou forte. Fiz um DH de 40gr de Azacca + 50 de Cascade, o DH deu uma "mascarada" no cheiro de fermento, mas ficou bem no fundo ainda. Ontem no envaze a cerveja esta com um cheiro totalmente fora do normal (devemos esperar a cerveja ficar pronta para dai analisar, mais devido algumas experiencias posso afirmar que realmente tem algo anormal).

Então minha dúvida é:
Porque o cheiro de fermento tão forte mesmo depois da fermentação secundaria?

Fermento decanta mais rápido com o frio, e no teu post eu não entendi se tu fez ou não o cold crash.

Cheiro e gosto de fermento quase sempre é excesso de fermento em suspensão.
 
Eu também sinto um cheiro/gosto de fermento maior quando uso o S05. A primeira vez então, que não fiz cold crash nem gelatina ai que senti mesmo.

Quando uso gelatina ajuda bastante a diminuir o gosto.
 
Então galera, mesmo com o cold crash o cheiro de fermento ficou.
Enquanto a temperatura da fermentação, uso poço térmico.
No envaze ela estava com um cheiro muito estranho.
 
Back
Top