• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Cerveja turva

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Apesar da utilização da gelatina, se for fazer priming sempre vai haver um pouco de sedimento no fundo, devido a refermentação. Acho que é impossível impedir a formação de sedimentação na garrafa quando é feito o priming. No teu último copo é que ela vai ficar mais turva, mas ainda assim muito mais clara e límpida do que seria a cerveja normal sem a clarificação (isso se tu levar o trub para o copo). Eu sempre levo pro copo o trub, principalmente nas weiss.

O problema é que a cerveja não está ficando turva, e sim com umas "golesmas" muito feias... Se ela voltasse um pouco da turbidez, não teria problemas. O problema é esse coagulo estranho que está ficando, parece até um ranho.

Vou tirar uma foto pra mostrar, pois ela está ficando bem transparente mesmo, só que com essas "golesmas".

Abraço!

E quando já está carbonatada, fica com sedimentos de fermento/gelatina na cerveja pronta?! Pois as minhas estão ficando com um pouco de sedimento, e olha que pra eu passar no balde que tem a torneira, eu passo do maturador para este último balde por um voal. Ou seja, não vai nada de sedimento sólido. Eu acho que estes sedimentos estão se formando durante o período da carbonatação. É como se após o fermento realizar o trabalho do primming, ele esteja coagulando devido o uso da gelatina! Ou será outra coisa?!
Quanto de gelatina tu usaste?

E a quantidade de água da dissolução da gelatina não teria interferência? Talvez ela muito concentrada em pouco volume de água formaria grumos mais localizados.... será que procede?

E a quantidade de água da dissolução da gelatina não teria interferência? Talvez ela muito concentrada em pouco volume de água formaria grumos mais localizados.... será que procede?
Só se não misturar a gelatina direito no mosto.

Misturo 1 pacote de 12g para cada 20lts. em um copo com aproximadamente 200ml, previamente fervido e então espero chegar aos 55°C, para então misturar no balde.

Uma dúvida, quando se utiliza gelatina é possível recuperar o fermento para reuso?

Lúpulo direto em pellet.

A decantação ocorre sim. Na verdade, o lúpulo desce rapidamente pro fundo, mas, ficam sim pequenas partículas de lúpulo em suspensão. Já fiz uma Bohemian Pilsner uma vez que chegou a ficar esverdeada e nunca perdeu essa cor.

Depois da gelatina.... 2 dias... cerveja cristal. É impressionante. Mas tem que fazer tudo certinho.

Abraço,

Uma dúvida, quando se utiliza gelatina é possível recuperar o fermento para reuso?

Possível até pode ser, mas não é o ideal, pois a gelatina vai estar toda decantada e misturada ao fermento, dificultando demais a lavagem.

Nesse caso é recomendado realizar a transferência para um segundo balde e usar a gelatina nele, reaproveitando o fermento a partir do primeiro balde.

Latest posts

Back