• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Minha cerveja ficou horrível 😔

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Posso dizer como eu faço. Procuro evitar a exposição ao oxigênio. Cerca de1hr antes do envase retiro meu fermentador do cold crash e posiciono no local onde irei envasar, de modo que não movimento mais, pra não levantar sedimento. As garrafas, previamente lavadas, são sanitizadas com álcool 70 e aguardam até que não exalem mais nenhum cheiro de álcool (+- 1/2 hr). Doso o açúcar numa balança de precisão e vou jogando individualmente pra dentro de cada garrafa, usando um funil. Pra cerveja uso um daqueles enchedores que se parecem com uma vareta, que se conecta direto na torneira do fermentador e que liberam a cerveja diretamente no fundo da garrafa. O fermentador fica fechado o tempo todo, até esgotar a cerveja, até que comece a sair ar. Nesse momento eu abro pra ver a situação e vou tombando, administrando pra aproveitar o final. Essas últimas duas ou três garrafas eu marco, e dá pra perceber nelas os efeitos da oxidação.
Em suma, com alguns cuidados simples eu faço a breja ir do fermentador fechado diretamente pro fundo da garrafa, minimizando a exposição ao oxigênio.
Pode parecer que colocar o açúcar individualmente em cada garrafa dá um trabalhão, mas não dá não. Estourando aí é coisa de 1/2hr a mais no processo e evita um bocado de oxigenação. No meu ver vale muito a pena.
Entendi, obrigada por responder... Vou tentar minimizar o contato cm oxigênio tbm

Como a intenção de todos aqui é só de ajuda e melhoria nos processos, eu comentaria o seguinte:

Me pareceu que seu processo tem margem demais para oxidar. As transfegas parecem demais.

Eu hoje, ponho p fermentar e maturar em um lugar que já possa transferir pras garrafas, direto, sem nem mexer na bombona mais.
Preparo o priming e ponho a calda garrafa a garrafa, medido numa seringa de 20 ml (normalmente, cada seringa ponho numas 4 garrafas).
Dps da calda na garrafa, vou com o enchedor direto da bombona pra garrafa e em seguida já arrolho.
Evito ao máximo contato com ar.

como sou péssimo de paladar, não percebo mto se oxidou ou não, rs.

Mas sobre o erro do priming, concordo com o colega, o pior problema é fermentação não terminada.
Já recebi convite pra ir pro Estado Islâmico algumas vezes, só p fazer bomba.

Não havia errado a cerveja até a penúltima brassagem que fiz. Ficou com cheiro e gosto de maçã verde... mas está melhorando com o tempo, vou deixar lá esquecida pra ver o que vira. Faço circulação contínua em toda a brassagem e (graças a Deus e santos cervejeiros) nunca tive problemas com oxidação. Faço a trasfega do fermentador para o balde de envase (calmamente e sem pressa, mangueira no fundo do balde para não agitar), adiciono o primming mexendo suavemente na cerveja para misturar e engarrafo. Mas meu erro foi esquecer de colocar o fermento. Faço a cerveja e geralmente inoculo a levedura na manhã seguinte quando já está estabilizado (temperatura), quando lembrei já havia passado 4 dias...

Não havia errado a cerveja até a penúltima brassagem que fiz. Ficou com cheiro e gosto de maçã verde... mas está melhorando com o tempo, vou deixar lá esquecida pra ver o que vira. Faço circulação contínua em toda a brassagem e (graças a Deus e santos cervejeiros) nunca tive problemas com oxidação. Faço a trasfega do fermentador para o balde de envase (calmamente e sem pressa, mangueira no fundo do balde para não agitar), adiciono o primming mexendo suavemente na cerveja para misturar e engarrafo. Mas meu erro foi esquecer de colocar o fermento. Faço a cerveja e geralmente inoculo a levedura na manhã seguinte quando já está estabilizado (temperatura), quando lembrei já havia passado 4 dias...
Usa vitamina C na água? Além de neutralizar o cloro ajuda a não oxidar.

Camarada, maçã verde é acetaldeído. Sugiro a leitura desse texto: Acetaldeído na cerveja artesanal – O Off-flavor de maçã verde

Uma dica pra saber se o problema foi oxidação: pinga a cerveja no pulso, esfrega um pouco com o dedo e cheira. Se tiverem oxidadas, o cheiro metálico vai realçar muito em contato com a pele.

Imagino que a cor da sua cerveja, para uma base quase só de malte pale ale, deveria ser mais clara. Essa cor pode ser indício de cerveja que está em processo de oxidação avançado.

Gostei do texto, toda informação é válida. Mas em muitos artigos que li a respeito desse off flavor estava relacionado a atenuação da cerveja, a minha atenuou até demais (OG 1046 - FG 1002).
A literatura relaciona o off flavor de maçã verde ao acetaldeído, isso está inclusive nos manuais de avaliação sensorial de cerveja.
Esse texto que eu enviei relaciona a presença desse composto na cerveja a problemas na fermentação, uma vez que geralmente ele é consumido pela levedura e transformado em álcool ao final da fermentação.
Possíveis causas:
Underpitch
Levedura pouco saudável (muitas reutilizações, levedura vencida)
Falta de aeração
Fermentação incompleta (o cervejeiro não deu tempo para a levedura consumir os subprodutos da fermentação após o fim da atenuação).

Latest posts

Back