• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Cerveja parou de borbulhar

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Prezados,

Falando com o Mestre Guenther, acho que descobri o que aconteceu com o meu primeiro lote: como não consegui controlar a temperatura de fermentação, chegando a uns 24 graus, a fermentação ocorreu acelerada em pouco mais de 2 dias... possivelmente causando todos as consequências daí decorrentes... (off-favors, etc)... Mas, como agora não tem mais jeito, envazei ontem e agora é só esperar pra ver o que acontece...
...Pelo menos vai valer como aprendizado!

Valeu pessoal pelas dicas. A cerveja está nos 1.030 há 3 dias. Antonio, sacudir realmente funciona?
Vou tentar subir a temperatura para ver o que acontece.

Além de ter menos alcool, que resultado devo esperar numa cerveja em que os açucares nao foram totalmente consumidos?
abç

Eu não elevaria a temperatura, manteria a 20C (se for uma IPA)

Se a cerveja está há 3 dias e parou de borbulhar, pode ser problema de vedação no balde...

Dah uma apertada na tampa e veja se vai dar uma borbulhada no Airlock...senão, deve estar vazando ar por algum ponto no balde.

Dar uma mexida, sem agitar tanto pode voltar a ativar as leveduras, mas se realmente estiver tudo parado na fermentação, inocule mais um pacotinho e coloca na breja...

Dagoberto,

Quantos dias levou para cair de 1,054 até 1,012.

O meu caso é bem parecido com o seu, porém, minha leva é de 45 litros, usando dois pacotes de fermento. A minha ficou com OG de 1,053 e a FG esperada é 1,011. Inoculei na sexta, dia 27/10/2017, às 19:30, no domingo à noite ainda estava em 1,040. Acho que não vai chegar nem em 1,015 ou mesmo 1,018.

O que você acha?

Dagoberto,

Quantos dias levou para cair de 1,054 até 1,012.

O meu caso é bem parecido com o seu, porém, minha leva é de 45 litros, usando dois pacotes de fermento. A minha ficou com OG de 1,053 e a FG esperada é 1,011. Inoculei na sexta, dia 27/10/2017, às 19:30, no domingo à noite ainda estava em 1,040. Acho que não vai chegar nem em 1,015 ou mesmo 1,018.

O que você acha?

2 pacotes para 45l pode ser pouco, ainda mais se não hidratar. Qual o fermento, qual a temperatura de inoculação, foi hidratado ?

Olá pessoal cervejeiro. Estou com uma dúvida na fermentação, tenho uma cerveja fermentando num balde de 5l que estava borbulhando e simplesmente parou após 2 dias e também parou de atenuar a densidade ( FG deveria ser 1012 mas parou nos 1.030). Existe alguma relação com o fato de justamente no segundo dia eu ter aberto a torneira para medir a gravidade? Durante a medição eu havia retirado o airlock para nao correr o risco de voltar líquido para dentro da cerveja.

abço
Cara eu estava com o mesmo problema, ai vi o comentário do parceiro nas respostas, chacoalhei um pouco o balde começou a borbulhar igual sal de frutas kkkkkk

Olá amigos

Gostaria de relatar a minha experiência com este problema.
Há poucos meses migrei para um fermentador inox cônico de 250 litros.
Fui inocular uma APA com OG 1052. Passaram-se 5 dias e nada de atividade, somente uma pequena borbulha que se percebia na mangueira de nível.
Pedi ajuda à Marina, da Levetck e prontamente me relatou que seria possível que a fermentação tivesse estratificado dentro do tanque e bastaria injetar CO2 na parte inferior fazendo uma revolução no mosto.
Dito e feito! Voltou com intensidade e em dois dias baixou quase 10 pontos na densidade.

Back