• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Cerveja não fermentou

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

arthusmorais

Member
Reaction score
0
Fala galera blz? estou com um problema na minha fermentação que é a seguinte: Fiz uma brassagem e inoculei o fermento, quando fui colocar para fermentar tive um problema com os airlocks e o freezer.. que azar:mad: resumindo...não pude iniciar a fermentação. A iniciativa que tive foi resfriar a 0°C em um freezer de um amigo para não perder a brassagem.
Passados 10 dias arrumei o freezer e coloquei para fermentar, ja passou mais de 18hrs e a fermentação não iniciou. A PERGUNTA É: Devo inocular mais fermento ou aguardar mais um pouco? (acredito que pelo fato de ter resfriado a cerva com o fermento, ele tenha morrido).

A levedura não morre a 0°C, mas "adormece". Nisto, não haverá (muita) atividade no mosto. Suba a temperatura da fermentação para a faixa adequada do seu fermento e veja se não irá ter atenuação do seu OG.

Dez dias no freezer deve ter decantado tudo o fermento, ainda mais que ele praticamente nem começou a sua multiplicação.

Eu agitaria bem o fermentador (e até aeraria o mosto) para testar, mas uma inoculação adicional talvez possa ajudar.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

A levedura não morre a 0°C, mas "adormece". Nisto, não haverá (muita) atividade no mosto. Suba a temperatura da fermentação para a faixa adequada do seu fermento e veja se não irá ter atenuação do seu OG.
Blz vou aguardar mais um pouco pra ver se tem atv. no airlock e medir o OG. Obrigado

Dez dias no freezer deve ter decantado tudo o fermento, ainda mais que ele praticamente nem começou a sua multiplicação.

Eu agitaria bem o fermentador (e até aeraria o mosto) para testar, mas uma inoculação adicional talvez possa ajudar.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
Dei uma boa agitação justamente para suspender tudo que decantou. Vou aguardar até segunda, se não iniciar inóculo mais fermento. Obrigado pela dica

Arthus Sales Morais

Back