• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Cerveja não fermentou

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

arthusmorais

Member
Reaction score
0
Fala galera blz? estou com um problema na minha fermentação que é a seguinte: Fiz uma brassagem e inoculei o fermento, quando fui colocar para fermentar tive um problema com os airlocks e o freezer.. que azar:mad: resumindo...não pude iniciar a fermentação. A iniciativa que tive foi resfriar a 0°C em um freezer de um amigo para não perder a brassagem.
Passados 10 dias arrumei o freezer e coloquei para fermentar, ja passou mais de 18hrs e a fermentação não iniciou. A PERGUNTA É: Devo inocular mais fermento ou aguardar mais um pouco? (acredito que pelo fato de ter resfriado a cerva com o fermento, ele tenha morrido).

A levedura não morre a 0°C, mas "adormece". Nisto, não haverá (muita) atividade no mosto. Suba a temperatura da fermentação para a faixa adequada do seu fermento e veja se não irá ter atenuação do seu OG.

Dez dias no freezer deve ter decantado tudo o fermento, ainda mais que ele praticamente nem começou a sua multiplicação.

Eu agitaria bem o fermentador (e até aeraria o mosto) para testar, mas uma inoculação adicional talvez possa ajudar.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

A levedura não morre a 0°C, mas "adormece". Nisto, não haverá (muita) atividade no mosto. Suba a temperatura da fermentação para a faixa adequada do seu fermento e veja se não irá ter atenuação do seu OG.
Blz vou aguardar mais um pouco pra ver se tem atv. no airlock e medir o OG. Obrigado

Dez dias no freezer deve ter decantado tudo o fermento, ainda mais que ele praticamente nem começou a sua multiplicação.

Eu agitaria bem o fermentador (e até aeraria o mosto) para testar, mas uma inoculação adicional talvez possa ajudar.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
Dei uma boa agitação justamente para suspender tudo que decantou. Vou aguardar até segunda, se não iniciar inóculo mais fermento. Obrigado pela dica

Arthus Sales Morais

Latest posts

Back