• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Carbonatação na garrafa

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fdalessa

New Member
Reaction score
0
Bom dia galera!!!

Fiz uma honey beer usando o fermento Nottinghan, correu super bem a brassagem, OG esperada, Td certo... Fermentou bem consegui 1,010 de final.

Trasfeguei e deixei maturando/clarificando por 2 semanas a 4ºC.

Fiz o primming com 5,5g/l. Engarrafei, e 48 horas depois ( não consegui me conter) abri uma... E estava com pouquíssima espuma, na verdade quase nada, é pouco gás... Diante as outras cervas que fiz, fiquei assustado, pois todas tinham bastante espuma e gás após os 2 dias... Será q pelo fato de ter deixado mais tempo maturando minha carbonatação demorará mais? Ou fiz alguma cagada e perdi a leva? Já vi pessoas falando que quando há maturação por mais tempo, a carbonatacao na garrafa leva o mesmo período... O que vcs acham?

Abraço a todos!!!

Last edited:
Dois dias? Que ansiedade é essa colega. Abra a primeira com no mínimo 7 dias... pode ter certeza que vai estar carbonatada. Eu deixo sempre 14 dias.

Que ansiedade cara!

2 dias não é nada, absolutamente nada pra re-fermentação na garrafa. As outras garrafas de outras levas de você abriu e achou que tinha gás com 48 horas provavelmente era CO2 residual.... sei lá

Boa carbonatação não é sinônimo de despejar a cerveja no copo com força, de uma altura alta ou com muita pressão (no caso daquelas engenhocas com bomba manual)....... e fazer um colarinho por conta da turbulencia toda.

Boa carbonatação simplesmente se consegue com o tempo, no mínimo 10 dias pro CO2 se dissolver legal no liquido

Mínimo que geralmente recomendam: 1 semana
Ideal que geralmente recomendam: 2 semanas
Você abriu: 2 DIAS!!

Aí vem reclamar de carbonatação baixa? Claro que tá baixa! Você não perdeu a leva, não se desespere, e espera o tempo certo.

Se as outras levas você não fez maturação a frio, menos fermento de cantou, menos fermento indo pra garrafa resulta em refermentacao mais demorada, mas você ia ter que usar algum tipo de filtragem ou forma agressiva de tirar o fermento de suspensão pra carbonatação não acontecer. E mesmo assim seria só por mais fermento e engarrafar de novo, não se perde a leva assim tão fácil.

Ansiedade: Gerando problemas e desesperos imaginários e desde a invenção do pensamento.

Como os colegas disseram, espere um mínimo 15 dias.

As minha s costumam ficar bebiveis em 15 dias, mas legais mesmo depois de um mês na garrafa.

Então, relaxa e abre uma cerveja artesanal.

Abraços.

Paciência! Cervejeiro tem que ter paciência. E olha que a paciência que se espera de um cervejeiro não é nada comparada a quem faz hidromel. Nas poucas levas que fiz de hidromel, a bebida só ficou boa mesmo depois de um ano.

Back