• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

[BrewUNO] Controlador de Brassagem para BIAB, Single Vessel e Tribloco

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Boa tarde,

o SSR liga diretamente a resistência, ou utiliza uma contatora?

para uma resistência de 1.5kw a 220v qual seria o SSR ideal caso ligue direto?

Liga direto, ele é um relê que pulsa muito rápido, e com isso ele consegue dosar a potência da resistência. Contatora e relê comum não conseguem fazer isso!
Pode utilizar um SSR de 25A que vai dar com sobra. (1500W/220V=6,8A)

Ligação simplificada sem a interface do Dumpa.
687474703a2f2f62726577756e6f2e636f6d2f696d616765732f73696d706c69666965642d73657475702d42726577554e4f2e706e67

Last edited:
Comprei a placa com o Dumpa hoje, seguindo as dicas daqui e dos vídeos do BullBrewing no YouTube.

Alguém sabe me dizer se eu tenho como programar o início da brassagem? Por exemplo, faço minhas cervas cedo, assim que levanto e já deixo água na panela e tal, me seria de muita ajuda se quando eu chegasse na panela a água já estivesse na temperatura pra arriar o malte. Não sei se é sonho demais. Haha

Comprei a placa com o Dumpa hoje, seguindo as dicas daqui e dos vídeos do BullBrewing no YouTube.

Alguém sabe me dizer se eu tenho como programar o início da brassagem? Por exemplo, faço minhas cervas cedo, assim que levanto e já deixo água na panela e tal, me seria de muita ajuda se quando eu chegasse na panela a água já estivesse na temperatura pra arriar o malte. Não sei se é sonho demais. Haha

É uma possibilidade interessante, mas hoje o BrewUNO não faz isso!
Veja este vídeo do Luciano Rampanelli que talvez seja possível desta forma, utilizando a Alexa da Amazon como acionador você poderá determinar um horário para ela iniciar a brassagem.
Aí você programa no BrewUNO o PreMash com a temperatura inicial e marque o "bloqueio" da etapa. Assim ele irá aquecer a água e depois ficará aguardando até você seguir para a próxima etapa manualmente.

Não entendi muito, a ideia seria um "atrasar início" para deixar a água na noite anterior e iniciar o aquecimento daqui 6 horas por exemplo?

Pode fazer esse pedido no issues no github https://github.com/uncodead/BrewUNO/issues

Não entendi muito, a ideia seria um "atrasar início" para deixar a água na noite anterior e iniciar o aquecimento daqui 6 horas por exemplo?

Pode fazer esse pedido no issues no github https://github.com/uncodead/BrewUNO/issues

Agora pensando bem aqui, é possível incluir uma primeira etapa, antes do Mash In com uma temperatura abaixo da temperatura da água e o tempo de retardo, 10 horas por exemplo e não marcar "Bloqueio", assim, terminando este tempo ele passa para o Mash In e começa aquecer a água! Não resolveria?

687474703a2f2f62726577756e6f2e636f6d2f696d616765732f73696d706c69666965642d73657475702d42726577554e4f2e706e67

Boa tarde, surgiu uma duvida aqui, se eu for montar o sistema usando essa logica apenas com a interface Wemos é possível ligar o teclado de Membranas? Se souberem agradeço.

Boa tarde, surgiu uma duvida aqui, se eu for montar o sistema usando essa logica apenas com a interface Wemos é possível ligar o teclado de Membranas? Se souberem agradeço.
Mais pra cima, o Dumpa respondeu "Faz sim, e agora possui teclado físico também, mas o teclado não é pelo método simples de montagem.", acho que tem relação com a tua dúvida.

Será que o DUMPA ou outro colega poderia nos explicar o princípio de funcionamento e configuração dos botôes?
Migrei do BrewmaniacEX para o BrewUNO e gostei bastante, principalmente pelo fato de poder controlar a potência das resistências. Mas sinto falta dos botôes.

Outra questão que gostaria de uma ajuda é sobre os parâmetros do PID. Notei que a temperatura variou bastante durante a mosturação com a configuração padrão. Gostaria de uma dica para ajustar os parâmetros.

Tem que usar um expansor de portas, PCF8574P por exemplo.

Será que o DUMPA ou outro colega poderia nos explicar o princípio de funcionamento e configuração dos botôes?
Migrei do BrewmaniacEX para o BrewUNO e gostei bastante, principalmente pelo fato de poder controlar a potência das resistências. Mas sinto falta dos botôes.

Outra questão que gostaria de uma ajuda é sobre os parâmetros do PID. Notei que a temperatura variou bastante durante a mosturação com a configuração padrão. Gostaria de uma dica para ajustar os parâmetros.

Botões tem essas funções:

GAxyWgH.png

Funções na legenda superior, pressionando por 1,5s
Iniciar/Parar Total | Iniciar Fervura | Avançar passo

Funções na legenda inferior com toque simples
Pausa | menos PWM | mais PWM | Ligar/Desligar a bomba

PID acho que o @Leitao pode explicar melhor.

Bacana DUMPA! Creio que a implementação dos botões foi uma grande melhoria para o projeto, principalmente em relação ao acionamento da bomba e controle do PWM.

Uma outra questão, se puder me responder, quanto à configuração do firmware/hardware, a placa que estou usando (originalmente construída para o BMEX) já utiliza o PCF8574. Seria o caso de apenas adequar os parâmetros do arquivo "platformio.ini" ou necessita de alterações de hardware?

Bacana DUMPA! Creio que a implementação dos botões foi uma grande melhoria para o projeto, principalmente em relação ao acionamento da bomba e controle do PWM.

Uma outra questão, se puder me responder, quanto à configuração do firmware/hardware, a placa que estou usando (originalmente construída para o BMEX) já utiliza o PCF8574. Seria o caso de apenas adequar os parâmetros do arquivo "platformio.ini" ou necessita de alterações de hardware?

Vai depender da sua placa, se ela é baseada no projeto original do BrewManiacEx sem alterações só tem que ver qual é o PCF que está nela, se é com final P ou AP, aí tem que fazer uma pequena alteração no código, se for a AP não é necessário alterar nada. Se quiser diga qual é a placa ou poste foto dela.

Saquei DUMPA! Não estou em casa agora para verificar mas fiz uma pesquisa rápida aqui e verifiquei que é a diferença é o endereço I2C, não é?
Como já tentei todos as portas do PCF8574 da minha placa e não tive resposta, creio que o problema está no endereço mesmo.

Você saberia me dizer onde posso alterar o endereço I2C no código?

Muito obrigado, DUMPA! Vou aplicar a alteração hoje à noite. Creio que a questão seja está mesmo.

Eu tenho usado o BrewUNO nas últimas brassagens, com uma single-vessel. Brassagens ficaram mais tranquilas e mais curtas, recomendo muito. Tenho uma resistência um pouco superdimensionada pro tanto de cerveja que faço, e até agora nunca tive problemas com caramelização do mosto na resistência. Sem contar que o desenvolvedor @Leitao é muito acessível pras sugestões de melhorias.

O meu está montado com a placa do @dumpa. Não reparem no equipamento em cima do fogão, mas ficou um equipamento bem versátil e que dá para ser usado num espaço pequeno (apartamento).

Qual foi o valor final deste controlador?

No arquivo Lcd.h dentro de src, linha 12
DUMPA, ontem à noite verifiquei a placa que eu uso e constatei que o chip instalado é o PCF8574P (sem o A). O chip da interface I2C do display é o PCF8574T (sem o A também). Aí fiquei na dúvida, pois o endereço registrado no arquivo LCD.h (0x20) está compatível com o PCF8574 da interface do display.

Nestas condições, ou seja, onde os chips do display e dos botões serem iguais, quais alterações devem ser feitas?

Obs.: A minha placa é a fabricada pelo MAZZA.

DUMPA, ontem à noite verifiquei a placa que eu uso e constatei que o chip instalado é o PCF8574P (sem o A). O chip da interface I2C do display é o PCF8574T (sem o A também). Aí fiquei na dúvida, pois o endereço registrado no arquivo LCD.h (0x20) está compatível com o PCF8574 da interface do display.

Nestas condições, ou seja, onde os chips do display e dos botões serem iguais, quais alterações devem ser feitas?

Obs.: A minha placa é a fabricada pelo MAZZA.

Pelas páginas 5 e 6 do datasheet vc descobre os endereços dos PCF, tem que ver qual o modelo do CI e como está configurado os pinos do endereço (A0, A1 e A2).
https://www.nxp.com/docs/en/data-sheet/PCF8574_PCF8574A.pdf
Normalmente as placas i2C pra LCD vem com o PCF8574 (sem o A) mas tem os pinos A0, A1 e A2 ligados ao VCC, sendo assim o endereço do PCF do LCD é 0x27.
As ultimas interfaces que vendi elas tem o PCF8574 (sem o A) mas tem os pinos A0, A1 e A2 legados ao GND, sendo assim o endereço do PCF da interface é 0x20.

Pelas páginas 5 e 6 do datasheet vc descobre os endereços dos PCF, tem que ver qual o modelo do CI e como está configurado os pinos do endereço (A0, A1 e A2).
https://www.nxp.com/docs/en/data-sheet/PCF8574_PCF8574A.pdf
Normalmente as placas i2C pra LCD vem com o PCF8574 (sem o A) mas tem os pinos A0, A1 e A2 ligados ao VCC, sendo assim o endereço do PCF do LCD é 0x27.
As ultimas interfaces que vendi elas tem o PCF8574 (sem o A) mas tem os pinos A0, A1 e A2 legados ao GND, sendo assim o endereço do PCF da interface é 0x20.
Obrigado MAZZA.

Ontem fiz a alteração no código, na linha 12 do arquivo 'lcd.h', do endereço '0x20' para '0x27'. Após carregar o código o display ficou inoperante. O que faz sentido pois este é o endereço do PCF8574 que está na minha interface I2C do display (A0, A1 e A2 ligados ao GND).

Para entender melhor o funcionamento desses sistemas, seja o BrewmaniacEX ou o BrewUNO, fato é que, independentemente da placa que estamos usando, normalmente temos 2 PCF8574 no circuito, um do display e outro de expansão dos IO´s. Os dois devem ter o mesmo endereço? Ou devem ter endereços diferentes? Ou tanto faz? Se devem ter endereços diferentes, há duas configurações de endereço no código?

Precisa de 2 endereços diferentes.
Deve ter dois locais diferentes no código, um para o LCD e outro para os botoes.

Estou com o mesmo problema do colega pgonzal, o display está operacional , porém os botões estão inoperantes.
Meu chip utilizado para os botões é o PCF8574AP, utilizo a placa do Abel Carmo. O mesmo problema ocorria antes de utilizar a programação do BrewUno, quando era o brewmaniacEX. Em qual arquivo posso ver o endereçamento dos botões?

Estou com o mesmo problema do colega pgonzal, o display está operacional , porém os botões estão inoperantes.
Meu chip utilizado para os botões é o PCF8574AP, utilizo a placa do Abel Carmo. O mesmo problema ocorria antes de utilizar a programação do BrewUno, quando era o brewmaniacEX. Em qual arquivo posso ver o endereçamento dos botões?
Estou analisando os códigos do BrewmaniacEX e do BrewUNO. Não sei se procede, mas ao que me parece, até agora, é que o endereço do BUS I2C é o MESMO para o display e para os botões.

Um palpite meu seria que as portas P4, P5, P6 e P7 são utilizadas como saída para o display e as portas P0, P1, P2 e P3 são utilizadas como entrada para os botões.

Se isto for verdade, Rivaille, o circuito funcionaria apenas se os dois chips PCF8574 forem iguais.

Vou continuar as análises...

São dois CIs distintos e com endereços diferentes.

No BMEX as alterações são feita no arquivo "Pins.h" e "ui.h".
Nunca nem abri o código do BrewUno, por isso não sei dizer onde mexe.

São dois CIs distintos e com endereços diferentes.

No BMEX as alterações são feita no arquivo "Pins.h" e "ui.h".
Nunca nem abri o código do BrewUno, por isso não sei dizer onde mexe.
Analisando os dois arquivos eu só vejo a variável "PCF8574_ADDRESS" sendo utilizada.

PCF8574AP será necessário alterar no arquivo pins.h a linha 27 #define PCF8574_ADDRESS 0x20 para #define PCF8574_ADDRESS 0x38, e no
arquivo config.h, em teoria não é preciso mais alterar pois ele auto detecta, mas caso não funcione aí preciso alterar a linha 11 retirando as barras duplas //#define LCD_I2C_ADDR 0x3F e alterar para #define LCD_I2C_ADDR 0x27

Back