• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

[BrewPiLess] Controlador para fermentação via Wi-Fi e interface WEB

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Opa,

Estou usando Wemos D1 Mini para a minha implementação do BrewPi Less. Liguei os pinos conforme figura no primeiro post:

LCD: D1 (SCL), D2 (SDA), 3V3 e GND
Relês: GND, D5, D7, 5V
Sensores: GND, 3V3 <resistor 4.7> D6

Baixei e gravei o binário BrewPiLess.v2.2.bin diretamente na flash do Wemos e deu tudo certo, acesso ele via navegador, configurei tudo e tá tudo ok.

Porém, o LCD acende e não aparece nada e nenhuma configuração que eu faça no profile (Beer Profile) ou temperatura da cerveja (Beer Const.) ou do freezer (Fridge Const.) aciona os relês.

Os relês estão funcionando perfeitamente e os sensores de temperatura também. O LCD não testei. Farei isto depois.

Alguém já teve este problema?

OBS: tenho pouca experiência com Arduino/afins e eletrônica.

Obrigado.

Vitor R.

Galera.. to usando o firmware já compilado que baixo no GitHub e to tendo uns problemas com o Beer Profile.
É como se o BrewPi Less tivesse perdido com as datas e horários.. Apesar de ele mostrar tudo certo na tela.. no gráfico do perfil.. mas ele não tá seguindo o perfil selecionado. Tipo, se eu coloco 1 dia a 17 graus e depois uma rampa de 5 dias até 20 graus, com algumas horas o setpoint já vai pra 17.1 e vai subindo, como se ele já achasse q era hora de fazer a rampa, quando na verdade era pra ficar 1 dia a 17 fixo.

Alguém já reparou ou passou por isso?

Já tentou alterar o contraste do teu LCD?

Opa,

Estou usando Wemos D1 Mini para a minha implementação do BrewPi Less. Liguei os pinos conforme figura no primeiro post:

LCD: D1 (SCL), D2 (SDA), 3V3 e GND
Relês: GND, D5, D7, 5V
Sensores: GND, 3V3 <resistor 4.7> D6

Baixei e gravei o binário BrewPiLess.v2.2.bin diretamente na flash do Wemos e deu tudo certo, acesso ele via navegador, configurei tudo e tá tudo ok.

Porém, o LCD acende e não aparece nada e nenhuma configuração que eu faça no profile (Beer Profile) ou temperatura da cerveja (Beer Const.) ou do freezer (Fridge Const.) aciona os relês.

Os relês estão funcionando perfeitamente e os sensores de temperatura também. O LCD não testei. Farei isto depois.

Alguém já teve este problema?

OBS: tenho pouca experiência com Arduino/afins e eletrônica.

Obrigado.

Vitor R.

Temos um grupo de discussão sobre o brewmaniac e brewpiless, me manda uma MP que lhe adiciono!

Opa,

LCD: D1 (SCL), D2 (SDA), 3V3 e GND (...)

(...)Porém, o LCD acende e não aparece nada e nenhuma configuração que eu faça no profile (Beer Profile) ou temperatura da cerveja (Beer Const.) ou do freezer (Fridge Const.) aciona os relês. (...)

Cara, o LCD I2C funciona com corrente de 5v. Alimente-o com essa voltagem e depois regule o contraste no potenciometro traseiro... Com 3V ele não funciona direito...

Att.

Cara, o LCD I2C funciona com corrente de 5v. Alimente-o com essa voltagem e depois regule o contraste no potenciometro traseiro... Com 3V ele não funciona direito...

Att.

Opa.

Funcionou beleza o LCD. Agora vou brigar com o profile pra ver se os relês serão acionados.

Valeu.
Vitor R.

Senhores...ja monteu meu Brewpiless e ja simulo ele na fermentacao, sem o fermentador na geladeira...notei que funciona bem, acionando os reles e formando o grafico. Porem noto que ele esta registrando somente 4 horas..sabem se tem alguma config. para alterar?

Ja consegui parear ele com o Ispindel e funciona legal.

Na foto abaixo por exemplo, eu liguei o sistema as 17:30.. ate as 21:30 ele estava registra, depois comecou a registrar de onde estava...o controle continuou sem desligar qualquer saida do rele.

Attachments

• IMG_1089.jpg
    IMG_1089.jpg
    172.5 KB
Vai em Data Logging e depois no Local Log coloca um nome e START Logging.

Fica assim:

Attachments

• Sem título.png
    Sem título.png
    107 KB
Fala galera,

estive utilizando meu Brewpiless com a opcao "Beer Constant" e funcionou muito bem.
Ja no Beer Profile nao estou conseguindo utilizar direito. Talvez eu nao tenha entendido muito bem como funciona.

Coloquei o seguinte profile:

1 - T=23, Condition=Time, Days=4
2 - T=17, Condition=Time, Days=5

O Objetivo era ficar 4 dias a 23 graus e depois 5 dias a 17 graus.
coloquei pra executar, mas a temperatura nem chegou a ir ate os 23 graus.
Segue anexo o grafico de hoje.

Alguem consegue me auxiliar?

Attachments

• Screenshot_20170926-200518.jpg
    Screenshot_20170926-200518.jpg
    109.9 KB
Essa versão que tu tá usando não tem a hold ramp (rampa que faz a transição), então, se você quiser que funcione, vai ter que fazer do jeito tosco:

1 - 23ºC -> 4 dias (mantém)
2 - 23ºC -> 1 dia (faz transição pra próxima rampa)
3 - 17ºC -> 4 dias (mantém)
4 - 17ºC -> 1 dia (faz transição pra proxima rampa...)
...

ou atualizar o teu brewpi pra ultima versão, onde isso já foi corrigido.

Muito obrigado Jefferson, atualizei aqui e vou testar essa noite.

Aproveitando:
Existe algum problema em alongar o cabo dos sensores?
Qual tipo de cabo posso utilizar pra alongar? Pode ser um cabo de rede cortado?

Muito obrigado Jefferson, atualizei aqui e vou testar essa noite.

Aproveitando:
Existe algum problema em alongar o cabo dos sensores?
Qual tipo de cabo posso utilizar pra alongar? Pode ser um cabo de rede cortado?

Não sei responder teoricamente porque eletrônica não é meu campo de domínio, mas na prática, todos os meus sensores são alongados em mais ou menos 1/2 metro.

Uso cabos USB velhos e nunca tive problema.

Não sei responder teoricamente porque eletrônica não é meu campo de domínio, mas na prática, todos os meus sensores são alongados em mais ou menos 1/2 metro.

Uso cabos USB velhos e nunca tive problema.

Eu também alonguei com cabo Ethernet e vai tranquilo. Devo ter aumentado uns 2 metros.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Atualizei a versao e funcionou corretamente o Beer Profile.

Tambem alonguei os sensores (mais uns 2m) com um cabo de telefone e funcionou perfeitamente.

Primeira versão do BrewPiLess quase 100% funcional.

Primeiros testes
XHFMPvw.jpg

Versão Alfa com case de papelão
0uw9kSx.jpg

nQE9LWi.jpg

Versão Beta com case impresso em 3D
gyFwEMH.jpg

wys8zWs.jpg

zKkTA1u.jpg

O case ainda tem algumas imperfeições, o logo na tampa não ficou 100% devido a algumas limitações na impressora, mas já dá pro gasto. Ainda tenho que fazer alguns ajustes para prender melhor o LCD mas se alguém quiser o arquivo STL é só falar.

Interface WEB
BECP8MN.jpg

Ainda falta fazer ele funcionar com o iSpindel.

Show

Primeiros testes
XHFMPvw.jpg

0uw9kSx.jpg

nQE9LWi.jpg

gyFwEMH.jpg

wys8zWs.jpg

zKkTA1u.jpg

O case ainda tem algumas imperfeições, o logo na tampa não ficou 100% devido a algumas limitações na impressora, mas já dá pro gasto. Ainda tenho que fazer alguns ajustes para prender melhor o LCD mas se alguém quiser o arquivo STL é só falar.

Interface WEB
BECP8MN.jpg

Primeiros testes
XHFMPvw.jpg

0uw9kSx.jpg

nQE9LWi.jpg

gyFwEMH.jpg

wys8zWs.jpg

zKkTA1u.jpg

Interface WEB
BECP8MN.jpg

Show...parabens...podes me informar onde encontro aquele usb de painel?

O que é aquele botao na direita do painel? E aquela estrutura de metal perfurada? As tomadas são pra ligar o Heater e Cooler?

O que é aquele botao na direita do painel? E aquela estrutura de metal perfurada? As tomadas são pra ligar o Heater e Cooler?
O botão é para ligar/desligar.
A estrutura de metal é a fonte de tensão de 5V.
Exato, as tomadas são para Heater e Cooler.

Show...parabens...podes me informar onde encontro aquele usb de painel?
Coloquei a lista de todos os itens abaixo.

Lista dos itens:
Placa: http://vito.tw/?p=576
É a placa produzida pelo criador do BrewManiacEx. Não é mandatória mas facilita bastante a vida do sujeito.

Wemos d1 Mini: http://www.ebay.com/itm/WeMos-D1-ES...e=STRK:MEBIDX:IT&_trksid=p2057872.m2749.l2649

LCD: http://www.ebay.com/itm/IIC-I2C-TWI...e=STRK:MEBIDX:IT&_trksid=p2057872.m2749.l2649

Botão microUSB: https://pt.aliexpress.com/item/22mm...32821508236.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.eudyzM

Botão On-Off: https://pt.aliexpress.com/item/5-se...32702098182.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.eudyzM

Fonte de tensão: https://pt.aliexpress.com/item/Powe...32696868180.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.Isi4Ix

Relé duplo: http://www.ebay.com/itm/5V-1-2-4-6-...e=STRK:MEBIDX:IT&_trksid=p2057872.m2749.l2649

Terminal: http://www.ebay.com/itm/1Pc-AC-01A-...579971?hash=item33d39c7bc3:g:ko0AAOSwYYpZeBIU

Conectores mini XLR macho/fêmea: http://www.ebay.com/itm/Mini-Xlr-3-...hash=item4b0679c1fc:m:mhnDKZRSb27BxIVOj9UodVQ

Sensores de temperatura DS18B20 de 2 metros: http://www.ebay.com/itm/10K1-3950-D...hash=item28231fc9e0:m:mdfoh1iPTocgolpv1YTgsgQ

Tomada dupla: http://www.shopfacil.com.br/tomada-dupla-20a-250v-blanc-1338-fame-2790339/p

Olá pessoal,

Hoje foi uma bagunça aqui. Fiz uma cerveja e no meio do processo já liguei o brewpiless no freezer pra ir preparando o terreno. Liguei, ele esperou os 10min pra começar o cooling e, assim que ele ativou o relé pra ligar o freezer, puff... Queimou, pelo jeito o fusível. Parou tudo. Tive que correr pra ligar o outro termostato, etc, etc. Ainda não tive saco pra ver se queimou mais alguma coisa, o fusível queimou.
Agora as perguntas:
Será que o fusível tinha que ser de amperagem maior? Tava usando um de reserva da minha cerca elétrica. E, ou o fusível é muito vagabundo ou é a vista mesmo mas eu só consegui ver um número 5. Pode ser 0.5 ou 5a.
Outra, será que inverti a polaridade na hora de ligar na tomada? Daí o positivo e o neutro doda tomada ficaram invertidos com os do brewpiless ou isto não tem nada a ver?
Fiz vários testes com lâmpada e ventilador e tinha dado tudo certo. Testei ele na última cerveja (sem a parte elétrica) e tava tudo ok.
Se alguém tiver alguma ideia agradeço.
Ahhhhh, eu mandei energia para o relé também com a fonte de 5v. Vi num tutorial na internet que era melhor assim.
Abraço.
Vitor R

Será que o fusível tinha que ser de amperagem maior? Tava usando um de reserva da minha cerca elétrica. E, ou o fusível é muito vagabundo ou é a vista mesmo mas eu só consegui ver um número 5. Pode ser 0.5 ou 5a.
Outra, será que inverti a polaridade na hora de ligar na tomada? Daí o positivo e o neutro doda tomada ficaram invertidos com os do brewpiless ou isto não tem nada a ver?
Fiz vários testes com lâmpada e ventilador e tinha dado tudo certo. Testei ele na última cerveja (sem a parte elétrica) e tava tudo ok.
Se alguém tiver alguma ideia agradeço.
Ahhhhh, eu mandei energia para o relé também com a fonte de 5v. Vi num tutorial na internet que era melhor assim.
Abraço.
Vitor R
Vitor, esse é o tipo de coisa que não dá pra ficar no "será que o fusível tinha que ser...?"
EU teria conferido a potência do refrigerador e comprado um fusível compatível.
Tudo que pensei é sempre baseado em suposição. Uma lâmpada ou ventilador consomem bem menos do que um refrigerador e talvez tenha sido problema só do fusível mesmo.

Não entendi o que você quis dizer com testar sem a parte elétrica.

Opa,

Sim... vou verificar com o eletricista o lance do fusível.

Testei sem a parte elétrica, ou seja, sem ligar freezer ou aquecedor. Só os termômetros e as rampas.

Obrigado.

Boa tarde, li aqui o topico, mas fiquei com uma duvida, meus componentes chegaram, aquela placa adcional do VITO não é de uso obrigatorio, caso eu nao queira controlar nada por teclado e sim somente por wifi e o display me mostrando as temperaturas correto ? vi gente falando que sim, gente. falando que nao, e no diagrama de montagem no inicio do topico ela nao ta inclusa.

Boa tarde, li aqui o topico, mas fiquei com uma duvida, meus componentes chegaram, aquela placa adcional do VITO não é de uso obrigatorio, caso eu nao queira controlar nada por teclado e sim somente por wifi e o display me mostrando as temperaturas correto ? vi gente falando que sim, gente. falando que nao, e no diagrama de montagem no inicio do topico ela nao ta inclusa.
A placa é opcional. Eu mesmo fui um dos que disse que era opcional e reafirmo isso, mas a placa facilita consideravelmente a montagem, tanto que acabei optando por utilizá-la. Se não quiser importar do Vito devido à demora o @abelcarmo estava com umas placas sobrando a preços convidativos.

Lembrando que a placa do Vito só funciona com a placa Wemos D1 Mini. Se você tem a NodeMCU a mesma não encaixará.

@Paiakan, obrigadão, putz o meu é o NodeMCU, mas tira uma duvida minha, pq eu devo fazer mais uma, ae compraria a wemos d1 mini, qual os beneficios dessa placa ?

@Paiakan, obrigadão, putz o meu é o NodeMCU, mas tira uma duvida minha, pq eu devo fazer mais uma, ae compraria a wemos d1 mini, qual os beneficios dessa placa ?

Isso só usa a D1, a placa facilita a montagem, tem os terminais para parafusar os cabos e sensores conector para o Display. Só facilidade de montagem mesmo. Além da possibilidade de usar um rotary encoder para selecionar as funções diretamente no Brewpiless.
Basicamente é isso, a placa vai facilitar a montagem e deixar o visual mais clean.

Se não quiser importar do Vito devido à demora o @abelCarmo estava com umas placas sobrando a preços convidativos
. Olá @abelCarmo . Ainda tem a placa ? Qual preço ?
abs

Alguém chegou a desenvolver uma placa nacional para o wemos? Ou existe alguma genérica no Aliexpress?

Enviado de meu SM-G610M usando Tapatalk

Alguém chegou a desenvolver uma placa nacional para o wemos? Ou existe alguma genérica no Aliexpress?

O abelCarmo (veja posts acima) desenvolveu uma placa nacional para o BrewPiLess (na qual conecta-se a Wemos D1 Mini) mas como você postou esta mesma dúvida no tópico do SACI eu não sei bem ao certo o que você realmente quer.

O abelCarmo (veja posts acima) desenvolveu uma placa nacional para o BrewPiLess (na qual conecta-se a Wemos D1 Mini) mas como você postou esta mesma dúvida no tópico do SACI eu não sei bem ao certo o que você realmente quer.
Na verdade tem tantos projetos similares aqui rolando que confunde a gente hehehe. Eu procuro uma placa com terminais de IO e que tenha um soquete pro wemos D1.

Back