• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Brassagem consecutiva

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ghorst

Member
Reaction score
0
Dae galera.
Estou pretendendo fazer 2 brassagens consecutivas (mesma cerveja) em um dia e tenho uma Mecbier Single Vessel.
Queria saber se alguém já fez. Caso sim, queria dicas.
É preciso fazer uma limpeza muito pesada entre uma e outra? Não sobra resíduos que poderão atrapalhar a brassagem?
Abraços.

Dae galera.
Estou pretendendo fazer 2 brassagens consecutivas (mesma cerveja) em um dia e tenho uma Mecbier Single Vessel.
É preciso fazer uma limpeza muito pesada entre uma e outra? Não sobra resíduos que poderão atrapalhar a brassagem?
Abraços.

É possível sim... mas é um pouco cansativo. A limpeza é a mesma.

Abraço

Também tenho feito duas no mesmo dia. Limpeza básica para tirar o grosso de sujeira e ao final uma mais pesada no equipamento.

Abraço

Não sei exatamente como é essa single vessel mas mais pra frente você pode comprar uma outra panela pra fervura, daí enquanto uma leva ferve você já começa a mostura da segunda, ganhando tempo.

Concordo contigo, e digo mais... Esse é o legítimo caso onde um sistema tri bloco (4 panelas) é mais interessante que um single Vessel. Quando a fervura da leva 1 acaba, a leva 2 já tá na filtragem, recirculada e só dependendo de vagar a panela de fervura pra começar o Sparge. Ou, dependendo do tamanho e potência da panela de mostura, dá pra fazer até mais rápido. Em algum momento, é possível que tu tenha 2 fervuras simultâneas por um curto espaço de tempo...

Dae galera.
Abraços.

Se cansar muito, pode fazer a 2ª no dia seguinte e jogar no mesmo fermentador. Cervejarias fazem isso...

Tiefensee, nesse caso quando seria feita a inoculação do fermento?
Já no primeiro dia com uma adição também no segundo dia?
Ou se daria tudo no segundo dia, quando o lote estivesse completo?

Tiefensee, nesse caso quando seria feita a inoculação do fermento?
Já no primeiro dia com uma adição também no segundo dia?
Ou se daria tudo no segundo dia, quando o lote estivesse completo?

Luiz Augusto, pelo que li, é melhor já fazer no primeiro dia.
No segundo dia você acaba deixando o mosto muito suscetível a contaminação, pois não existe levedura para disputar o meio.

Já vi cervejarias que inoculam a levedura no primeiro dia e deixam o mosto a uma temperatura mais baixa (14ºC) até entrar com a segunda leva.

Se tu inocular o fermento na primeira leva, pensando no volume total, adianta o lag time. Fora isso acho que vai da tua preferência.

Sim. Uma única dosagem para as duas brassagens.
Eu faço as duas num dia só. Aproveito a água de resfriamento para a limpeza da segunda brassagem. Dá para ganhar tempo assim.

há problema em deixar a cerva de um dia pro outro sem inocular o fermento? Mesmo com uma sanitização impecavel?

Isto não me parece coerente.

Latest posts

Back