• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

BRA08: Frigobar Brastemp Retrô dá pra fermentar 20 litros

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Revivendo o tópico, alguém tem esse frigobar retro e conseguiu usá-lo para fermentar 30L?
Estou querendo aumentar as minha levas, mas como fermento nele, esse tem sido o impeditivo.
Até achei um modelo de bombona que cabe nele, porem teria que dobrar o congelador.
Alias, alguém chegou a dobrar? Como ele é esteticamente legal, tenho medo de dobrar e ficar feio, ou então não conseguir redobrar (igual o original depois).

Revivendo o tópico, alguém tem esse frigobar retro e conseguiu usá-lo para fermentar 30L?
Estou querendo aumentar as minha levas, mas como fermento nele, esse tem sido o impeditivo.
Até achei um modelo de bombona que cabe nele, porem teria que dobrar o congelador.
Alias, alguém chegou a dobrar? Como ele é esteticamente legal, tenho medo de dobrar e ficar feio, ou então não conseguir redobrar (igual o original depois).
Sigo nas levas de 20 litros, então nunca precisei mexer no congelador. Em tese não deveria dar problema abrir ele. Talvez exista, mas eu pelo menos nunca vi um caso prático de alguém que abriu e voltou pro lugar sem deixar nenhuma sequela.

Qual o modelo de bombona de 30L que caberia nele? Tem link?

Sigo nas levas de 20 litros, então nunca precisei mexer no congelador. Em tese não deveria dar problema abrir ele. Talvez exista, mas eu pelo menos nunca vi um caso prático de alguém que abriu e voltou pro lugar sem deixar nenhuma sequela.

Qual o modelo de bombona de 30L que caberia nele? Tem link?
Desculpe a demora, acabei esquecendo de te responder.

Segue link:
https://shopee.com.br/product/386184950/6392028406?smtt=0.410051876-1660919934.3
Quando eu comprei a entrega era por correios, para SP coisa de 1, 2 dias + a postagem e eles entregam.

Como vai poder ver no anuncio, a bombona é usada, segundo o fornecedor e ele me disse que era usada para alimentos em conversa.
Gostaria de comprar uma nova, mesmo se o valor fosse um pouco maior, mas não encontrei em lugar nenhum, então mesmo assim resolvi ariscar.

Fiquei com dois receios, ter contaminação nas minhas levas e a bombona ter odor de azeitona e passar isso para a cerveja.
Deixei a bombona de molho no Vanish por 24hrs, depois no iodo por mais 24hrs, depois sanitizei com álcool 70.
Fiz um lote teste bem baratinho, com uma cream ale cheia de adjuntos, não tive problema de contaminação e nem cheiro de azeitona rsrs.

Como nem tudo são flores, a bombona não coube 100% e tive que ativar as gambiarras. Aqueci a bombona e fui moldando ela (muito cuidado para não criar fissuras) para caber no frigobar, tive também que subir o congelador o congelador um pouco, não precisou fazer aquelas dobras todas, só uma leve inclinação para cima (me pareceu perfeitamente possível e fácil inclusive de voltar para condição inicial), deu certo. Talvez não seja o melhor dos mundos, mas pra mim trouxe uma vantagem muito grande sem ter que mexer muito no meu setup.

WhatsApp Image 2022-08-19 at 11.40.33.jpeg
WhatsApp Image 2022-08-19 at 11.40.33 (1).jpeg

eu tenho um frigo desse, já dobrei e descobri o freezer dele... mas na moral, pelo valor que é um desses eu optaria em tentar vender e comprar um outro um pouco maior (que é bem possível se vendermos o nosso retro por 1200... e nesse valor vende bem rápido!) tem ótimas opções de 120L ou mais por ai por coisa de 800 a 1000 reais...

não me atire pedras, é só minha opinião... se o uso é pra fermentar, creio que trocar ele seria a melhor opção!

eu tenho um frigo desse, já dobrei e descobri o freezer dele... mas na moral, pelo valor que é um desses eu optaria em tentar vender e comprar um outro um pouco maior (que é bem possível se vendermos o nosso retro por 1200... e nesse valor vende bem rápido!) tem ótimas opções de 120L ou mais por ai por coisa de 800 a 1000 reais...

não me atire pedras, é só minha opinião... se o uso é pra fermentar, creio que trocar ele seria a melhor opção!
Cara, eu já tenho um outro, mas eu moro em casa pequena e acho MUITO feio aquelas casas cheias de geladeira e frigobar rsrsrsrs

não me atire pedras também! kkk

Eu só tenho dois frigobares inclusive, pq em um deles eu fiz meu kegerator e nem parece mais um frigobar.

WhatsApp Image 2022-08-20 at 15.57.06.jpeg

Pra quem mora em casa grande e consegue arrumar um espaço fora das areas sociais da casa eu acho mais tranquilo, mas pra mim não acho legal. Como esse frigobar retro é bem bonito, fica legal deixar ele na sala, por exemplo.

Mas ai é gosto pessoal, vai de cada um. Como hj eu consigo fermentar 30L sem ter que mexer muito nele, ta tranquilo!

Zero ofensas!

A questão pra mim é que moro em um apartamento de 40m2 dividido com a patroa, entao além do espaço, design é um fator relevante.

Se fosse ter em conta só o ponto de vista funcional (tamanho+preço), totalmente de acordo

Back