• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Base de cálculo ! Volume todo ou volume "útil"?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Deon1

New Member
Reaction score
0
Senhores, tudo em ordem ? Estou começando agora e estou na primeira brassagem. Surgiu uma dúvida e ainda não consegui esclarecer !

Para fazer alguns cálculos, utilizamos o volume total.
Queria saber o que eu considero de volume total. Por exemplo:

No final da fervura o volume total é de 20 lts, porém perdi 3 com o trub.

Qual o volume que utilizarei ... 20 ou 17lts para cálculos ?

Outro exemplo:
Para fazer o priming, tenho os 17lts, mas vou perder 2 lts.
Calculo o priming considerando a distribuição do açúcar para 17lts ou para 15 lts?

Obrigado pela ajuda!

Senhores, tudo em ordem ? Estou começando agora e estou na primeira brassagem. Surgiu uma dúvida e ainda não consegui esclarecer !

Para fazer alguns cálculos, utilizamos o volume total.
Queria saber o que eu considero de volume total. Por exemplo:

No final da fervura o volume total é de 20 lts, porém perdi 3 com o trub.

Qual o volume que utilizarei ... 20 ou 17lts para cálculos ?

Outro exemplo:
Para fazer o priming, tenho os 17lts, mas vou perder 2 lts.
Calculo o priming considerando a distribuição do açúcar para 17lts ou para 15 lts?

Obrigado pela ajuda!

Nesses casos que vc citou devem-se descontar as perdas, ou seja, dos 20 litros finais, vc levará somente 17 para o fermentador e desses 17 vc envasará apenas 15 litros. Para calcular o priming vc deve levar em conta o volume do envase, ou seja, 15 litros.

Nesses casos que vc citou devem-se descontar as perdas, ou seja, dos 20 litros finais, vc levará somente 17 para o fermentador e desses 17 vc envasará apenas 15 litros. Para calcular o priming vc deve levar em conta o volume do envase, ou seja, 15 litros.

Acho que não é bem assim...

Nesse caso, você deve considerar o volume em que você vai misturar o açúcar do priming. Se você for misturar naqueles 17 litros, considera os 17. Se você for assar pra outro balde e misturar nele, considera só o volume do outro balde.

Se você calcular o açúcar pra 15 litros e misturar em 17, vai ficar menos carbonatado do que era a intenção.

Abraço

Acho que não é bem assim...

Nesse caso, você deve considerar o volume em que você vai misturar o açúcar do priming. Se você for misturar naqueles 17 litros, considera os 17. Se você for assar pra outro balde e misturar nele, considera só o volume do outro balde.

Se você calcular o açúcar pra 15 litros e misturar em 17, vai ficar menos carbonatado do que era a intenção.

Abraço

Talvez eu não tenha me expressado bem:
Se tem 17 litros no fermentador, perde 2 litros pra lama no fundo do balde, o volume de envase será de 15 litros depois da trasfega, pois não faz sentido jogar a calda de açúcar dentro do balde com a lama dentro.

Latest posts

Back