• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Balde sem vedação

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Essas mesmo ... Tem uns modelos que os caras usam na gringa que são muito bonitos:

dry-hopping.jpg

Mas me conta, tem alguma dificuldade em limpar? Li ontem em um blog que se criar aquelas crostas é só colocar uns litros da água dentro, adicionar VANISH BRANCO e chacoalhar... Nos conta aí teus resultados usando esse tipo de fermentador.

Essas mesmo ... Tem uns modelos que os caras usam na gringa que são muito bonitos:

dry-hopping.jpg

Mas me conta, tem alguma dificuldade em limpar? Li ontem em um blog que se criar aquelas crostas é só colocar uns litros da água dentro, adicionar VANISH BRANCO e chacoalhar... Nos conta aí teus resultados usando esse tipo de fermentador.

Alemonez, no meu caso a grande vantagem é não ter que limpar/sanitizar pois como compro a água, eu levo e troco o vasilhame vazio por um cheio e me custa menos de 10 reais cada.
Sempre tive bons resultados e nunca perdi uma batelada.
Compro a água, uso e depois ponho um ou dois litros de solução de PAC, chacoalho e está pronto para fermentar.
Fácil de carregar, estocar, enfim eu gosto muito.
Para cada garrafão deste eu encho com +/- 15 litros de mosto.
E para retirar a cerveja, o sifão encaixa perfeitamente no bocal e não levanta nada de lama.
É muito prático!

Pessoal, não confiem no airlock.
Na minha humilde opinião, a única maneira de verificar se as leveduras estão ou não agindo, é usando o densímetro.
O refratômetro, por mais que se faça a correção, nunca vai indicar o andamento da atenuação com precisão.
Digo isso porque no último final de semana, a fim de realizar testes, medi diversas vezes várias soluções com açúcar e álcool, e o único equipamento que repetia com precisão o resultado, era o densímetro.
Não saem bolhas do airlock? Aguardem uns 4 dias e meçam a densidade com o densímetro.
Também já tive problemas de vedação.

Hum, eu estava pensando em comprar um refratômetro justamente para poder ter uma noção do andamento da atenuação (não me importaria em não ter precisão na FG, apenas em saber se está havendo fermentação ainda ou se já cessou), ai no final usaria um densímetro para ter uma FG precisa.

Para esta noção (finalizou vs. não finalizou), o refratômetro não serve?

Hum, eu estava pensando em comprar um refratômetro justamente para poder ter uma noção do andamento da atenuação (não me importaria em não ter precisão na FG, apenas em saber se está havendo fermentação ainda ou se já cessou), ai no final usaria um densímetro para ter uma FG precisa.

Para esta noção (finalizou vs. não finalizou), o refratômetro não serve?

Também quero saber isso ... Na teoria era pra servir, uma vez que a fermentação primária termina quando para de atenuar.

Sobre a questão do uso do refratômetro para medir densidade depois da fermentação: me corrijam se eu estiver errado, mas basta anotar as medições em BRIX e utilizar as diversas calculadoras disponíveis na internet para fazer o cálculo do ABV - se fizer a conversão pra SG não funciona.

Renato,

Penso o seguinte:

Uma noção o refratômetro pode te dar, mas depende muito da fase em que se encontra a fermentação primária.
Por exemplo, no final da primária, a atenuação é bem sutil, e o refratômetro pode te induzir a erro, pois nessa fase é importante que você meça a densidade com precisão com o intuito de detectar o seu fim.
O ideal é você ter os dois - refratômetro e densímetro, usando o primeiro antes da inoculação das leveduras, e o segundo durante toda a fase de fermentação.

Abs

Renato,

Penso o seguinte:

Uma noção o refratômetro pode te dar, mas depende muito da fase em que se encontra a fermentação primária.
Por exemplo, no final da primária, a atenuação é bem sutil, e o refratômetro pode te induzir a erro, pois nessa fase é importante que você meça a densidade com precisão com o intuito de detectar o seu fim.
O ideal é você ter os dois - refratômetro e densímetro, usando o primeiro antes da inoculação das leveduras, e o segundo durante toda a fase de fermentação.

Abs

Uma dúvida, Danilo: como você faz a medição com densímetro durante a fermentação? Não há uma perda considerável de líquido?

Renato,

Penso o seguinte:

Abs

É, a ideia seria usar justamente para verificar o fim da fermentação primária, e neste caso, a atenuação será bem sutil.

Se realmente não tiver como usar o refratômetro, o ideal então seria comprar um mini-densímetro para este objetivo de medir a FG... e se for usar o refratômetro para medir a OG, minha proveta de 250mL e meu densímetro atual serão inutilizados. :(

Tenho um desses e funciona muito bem!

Sobre a utilização com 80ml não é uma questão de economia, se vc colocar mais transborda qdo bota o desnsimetro. Rsrsrs

Uma dúvida, Danilo: como você faz a medição com densímetro durante a fermentação? Não há uma perda considerável de líquido?

Sim, Guilherme. Esse é o inconveniente de usar o densímentro. Mas não são muitas medições.

Abraço!

Back