• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Aumentar sabor de malte na receita

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
O residual vai depender de varios fatores, oxigenio dissolvido, levedura, entre outros. Mas parece que não é Na puro, é "sulfites" (não sei a palavra em portugues). Dizem que pode usar menos que 100ppm para reduzir o gosto sulfurico (um pouco faz parte do perfil de certas cervejas alemãs).

Até agora usei a combinação de levedura de pão e açúcar 1/2g/l, e 50mg/l de metabissulfito. Ganhei uma competição com uma tripel, ficou bem claro, e manteve o típico sabor de malte de pilsner, e nem um pouco sulfúrico.

No futuro vou testar uma combinação de metabissulfito, ácido ascórbico e Brewtan B, como no blog accidentalis no link la encima.

Sent from my iPhone using Tapatalk

Enquanto isso não acontece, eu vou tentando por aqui. Minhas convicções de momento são as seguintes:

1) Sim, LODO parece ser o caminho (Tenho produzido minhas melhores lagers dessa forma)
2) Não, LODO não basta (Mesmo garantindo < 1ppm DO em todo o processo, ainda não cheguei lá)
3) LODO não é só adicionar metabissulfito na água (todas as etapas do processo devem ser controladas)
4) Para ampliar os horizontes, de vez em quando é bom deixar de lado Palmer, BYO, Brülosophy, etc por alguns instantes e se debruçar sobre Kunze, Narziss, Briggs... Há muitas coisas nesses autores que ainda não foram devidamente testadas ou devidamente adaptadas à escala homebrew.

O grande desafio está justamente nessa adaptação à escala caseira, se possível. Digo isso porque a relação superfície/volume é muito grande na escala caseira, ao contrário da escala comercial. Além disso, mostura em recipientes fechados com gases inertes é difícil de fazer em casa, assim como fervura com headspace saturado de vapor sem retorno de DMS. O splash é fácil de evitar, mas as transferências precisam ser feitas para um novo ambiente saturado de gases inertes. O processo vai exigir equipamentos específicos para isso, o que exige replanejamento.

Os métodos caseiros mencionados servem como alternativas para gases inertes etc, com resultados comprovados. Mostura é feito com "mash cap", e a fervura fica aberta, pois nessas temperatura o oxigenio quase não é solúvel.

O splash é fácil de evitar, mas as transferências precisam ser feitas para um novo ambiente saturado de gases inertes. O processo vai exigir equipamentos específicos para isso, o que exige replanejamento.

Exato. A ideia do metabissulfito é uma tentativa de adaptação à escala caseira, embora haja menção na literatura cervejeira profissional. Ou seja: já que é difícil trabalhar em atmosfera inerte em escala doméstica, foi proposto um método químico para remover o oxigênio através da reação com o sulfito.

Talvez os resultados sejam equivalentes, talvez não. Estamos ainda descobrindo.

O residual vai depender de varios fatores, oxigenio dissolvido, levedura, entre outros. Mas parece que não é Na puro, é "sulfites" (não sei a palavra em portugues). Dizem que pode usar menos que 100ppm para reduzir o gosto sulfurico (um pouco faz parte do perfil de certas cervejas alemãs).

Até agora usei a combinação de levedura de pão e açúcar 1/2g/l, e 50mg/l de metabissulfito. Ganhei uma competição com uma tripel, ficou bem claro, e manteve o típico sabor de malte de pilsner, e nem um pouco sulfúrico.

No futuro vou testar uma combinação de metabissulfito, ácido ascórbico e Brewtan B, como no blog accidentalis no link la encima.

qnt usou de fermento de pão nessa etapa ? conseguiu acompanhar os níveis de oxigenio?

abraço

0.5g/l de cada. Não tenho como medir, mas o pessoal de German Brewing tem usado isso.

Back