• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Atenuação menor que prevista

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cbarboza

Member
Reaction score
1
Pessoal, boa noite

Sou iniciante nesse "arte" de produção de cerveja artesanal. Com ajuda de um amigo, fiz minha primeira leva semana passada.
Acontece que a dois dias meço a densidade e esta parada em 1016, e pelo Beersmith deveria ficar em 1010, para que ele tenha 5,0% de álcool.
Pelo que li nesse fórum, quando temos essa densidade, ainda temos açucares para atenuar. A OG medida foi 1046, e a temperatura de fermentação, foi controlada segundo as indicações aqui do fórum, até mesmo porque o Ortiz me deu as orientações (hehehehe), ou seja, com um freezer e balde de 22 litros (lote de 20 litros) utilizando o S-04, e termômetro do TIC preso no balde com isopor por fora, segui com os seguintes dados:

1 dia, 17C
2 dia, 18C
3 dia, 19C
4 dia, 20C
5 dia, 21C (densidade 1018, a 21C)
6 dia, 22C
7 dia, 23C (densidade 1016, a 22C)
8 dia, 23C (densidade 1016, a 22C) hoje.

Com essa atenuação, a cerveja vai ficar com 3,9% aproximadamente. Minha dúvida é a seguinte, porque parou de atenuar, se a temperatura, quantidade de fermento e controle de temperatura, a meu ver estão corretas?
Devo mexer alguma coisa, ou deixo mais 2 dias e começo a clarificação.

Abraço a todos e parabéns pelo fórum

CBARBOZA

Cara assim, no início tb tive esses problemas e questionamentos
1) Qual foi a sua temperatura de mosturação?
Se você fez a mostura por volta de 67 a 70 graus pode ser que tenha bastante açucares não fermentáveis no seu mosto.

2) Se você fez a mostura entre 64 e 67, no natural seria você alcançar a gravidade pretendida:
No Yeast ele fala em duas soluções se me recordo bem,
1o: mexer um pouco para estimular novamente a suspensão da levedura e ver se atenua mais um pouco;
2o: transferir um pouco de mosto para outro recipiente e adicionar nova levedura, se atenuar mais falta levedura então adicione novamente mais no fermentador, caso contrário realmente a atenuação chegou ao fim.

Nesse caso, sente relaxe e aprecie a sua cerveja menos alcoólica, mas em compensação bem encorpada!
:rockin:

Cara assim, no início tb tive esses problemas e questionamentos
1) Qual foi a sua temperatura de mosturação?
Se você fez a mostura por volta de 67 a 70 graus pode ser que tenha bastante açucares não fermentáveis no seu mosto.

2) Se você fez a mostura entre 64 e 67, no natural seria você alcançar a gravidade pretendida:
No Yeast ele fala em duas soluções se me recordo bem,
1o: mexer um pouco para estimular novamente a suspensão da levedura e ver se atenua mais um pouco;
2o: transferir um pouco de mosto para outro recipiente e adicionar nova levedura, se atenuar mais falta levedura então adicione novamente mais no fermentador, caso contrário realmente a atenuação chegou ao fim.

Nesse caso, sente relaxe e aprecie a sua cerveja menos alcoólica, mas em compensação bem encorpada!
:rockin:

Romulo, a temperatura de mostura foi 65 Cº. Vou dar uma chacoalhada e ver o que acontece.

Abracos
Cbarboza

Interessante, hoje mesmo encontrei esse artigo sobre o teste de fermentação rápida (FFT), alguém já fez / faz?

http://braukaiser.com/wiki/index.php?title=Fast_Ferment_Test

Segundo o texto, esse teste pode ser usado pra determinar a FG do mosto pra saber se o problema é fermentação incompleta ou se esse mosto não vai fermentar mais que isso mesmo...

Basicamente consiste em separar um pouco de mosto com fermento e deixar em temperatura ambiente pra fermentar bem rápido, só pra saber a densidade final.

Infelizmente não cita nada conclusivo sobre a possibilidade de fazer esse teste com cerveja que já está fermentando.

Por 100ml de mosto estou considerando começar a fazer isso sempre! Dá até pra pegar o mosto com trub que a gente não manda pro fermentador e decantar pra usar pra isso, aí nem 100 (ou 250) ml não vai "perder" :)

@cbarboza falando em chacoalhar, lembra de chacoalhar a amostra de cerveja algumas vezes antes de medir a densidade, pra eliminar o CO2 residual. Você vai ver que sai bastante gás! Já cheguei a ter mais de 5 pontos de diferença na densidade por causa disso... e lembra de corrigir de acordo com a temperatura!

Interessante, hoje mesmo encontrei esse artigo sobre o teste de fermentação rápida (FFT), alguém já fez / faz?

http://braukaiser.com/wiki/index.php?title=Fast_Ferment_Test

Segundo o texto, esse teste pode ser usado pra determinar a FG do mosto pra saber se o problema é fermentação incompleta ou se esse mosto não vai fermentar mais que isso mesmo...

Basicamente consiste em separar um pouco de mosto com fermento e deixar em temperatura ambiente pra fermentar bem rápido, só pra saber a densidade final.

Infelizmente não cita nada conclusivo sobre a possibilidade de fazer esse teste com cerveja que já está fermentando.

Por 100ml de mosto estou considerando começar a fazer isso sempre! Dá até pra pegar o mosto com trub que a gente não manda pro fermentador e decantar pra usar pra isso, aí nem 100 (ou 250) ml não vai "perder" :)

Cara eu faço algo bem parecido,
No terceiro dia da fermentacao eu retiro uma amostra do mosto, meço a gravidade e não discarto, tampo com um papel alumínio e mantenho ele em local arejado e escuro, e vou controlando a gravidade dessa amostra, quando ela terminou de atenuar aguardo mais um dia e retiro uma amostra do fermentador, normalmente elas batem ou no máximo 1 ponto de diferenca para mais da amostra nova. Como meço novamente depois da secundária, até hj não tive surpresas a gravidade sempre se mantém naquela da amostra controle.
Recomendo bastante pra quem tem dó de ficar gastando cerveja hehehe

@cbarboza falando em chacoalhar, lembra de chacoalhar a amostra de cerveja algumas vezes antes de medir a densidade, pra eliminar o CO2 residual. Você vai ver que sai bastante gás! Já cheguei a ter mais de 5 pontos de diferença na densidade por causa disso... e lembra de corrigir de acordo com a temperatura!
O Ortiz tinha me dado esse toque de chacoalhar para tirar o gás.
Ontem dei uma chacoalhada geral e não mexeu nada.

Esta a 3 dias sem ação alguma. Vou baixar hoje para 10 e a partir de amanha para 2, vamos ver o resultado.
Se ficar fraquinha vamos ter que tomar desse jeito mesmo, kkkkkk

Abs
CBarboza

Pessoal, boa noite

Sou iniciante nesse "arte" de produção de cerveja artesanal. Com ajuda de um amigo, fiz minha primeira leva semana passada.
Acontece que a dois dias meço a densidade e esta parada em 1016, e pelo Beersmith deveria ficar em 1010, para que ele tenha 5,0% de álcool.
Pelo que li nesse fórum, quando temos essa densidade, ainda temos açucares para atenuar. A OG medida foi 1046, e a temperatura de fermentação, foi controlada segundo as indicações aqui do fórum, até mesmo porque o Ortiz me deu as orientações (hehehehe), ou seja, com um freezer e balde de 22 litros (lote de 20 litros) utilizando o S-04, e termômetro do TIC preso no balde com isopor por fora, segui com os seguintes dados:

1 dia, 17C
2 dia, 18C
3 dia, 19C
4 dia, 20C
5 dia, 21C (densidade 1018, a 21C)
6 dia, 22C
7 dia, 23C (densidade 1016, a 22C)
8 dia, 23C (densidade 1016, a 22C) hoje.

Com essa atenuação, a cerveja vai ficar com 3,9% aproximadamente. Minha dúvida é a seguinte, porque parou de atenuar, se a temperatura, quantidade de fermento e controle de temperatura, a meu ver estão corretas?
Devo mexer alguma coisa, ou deixo mais 2 dias e começo a clarificação.

Abraço a todos e parabéns pelo fórum

CBARBOZA

"Pelo que li nesse fórum, quando temos essa densidade, ainda temos açucares para atenuar."
No mosto existem açucares fermentáveis e não fermentáveis, então isto não esta correto até porque se estivesse a FG de todas cervejas seriam 1,000.
De certo modo é normal não ter a atenuação esperada no começo. Pode acontecer por muitos fatores:
- Se usaste fermento líquido, pode ser falta de oxigênio no mosto: aeração ruim
- Medição errada após a fermentação: não tirou o gás da amostra ou fez medição com refratómetro
- Controle de temperatura na mosturação mal feita: há gradientes de temperatura na mosturação por isso é sempre bom continuar mexendo depois de apagar o fogo e dai verificar a temperatura.
- Inoculação insuficiente de fermento: usar as calculadoras de fermento e não o que esta indicado nos pacotinhos
- Fermento velho com pouca viabilidade

Luz, obrigado pelas considerações. Realmente se todos os açucares forem fermentáveis , todas teria densidade 1.000......
Acho que realmente ouve algum descontrole. Na mostura fiz o teste de iodo e estava aparentemente OK.

Abs
CBarboza

Luz, obrigado pelas considerações. Realmente se todos os açucares forem fermentáveis , todas teria densidade 1.000......
Acho que realmente ouve algum descontrole. Na mostura fiz o teste de iodo e estava aparentemente OK.

Abs
CBarboza

@CBarboza Seu problema com o iodofor pode ter "matado" parte do fermento.

Abs
CBarboza

Não, seria menor que 1,000 (algumas cervejas são). A densidade do álcool é cerca de 0,79

Pode ser Ortiz.
Devo abrir e colocar mais um saquinho de fermento?
Outro detalhe, estou achando ela muito aguada, é normal nessa fase ?

Abs
Carlos

Não, seria menor que 1,000 (algumas cervejas são). A densidade do álcool é cerca de 0,79

Bem lembrado :eek:

Eu colocaria mais um pacotinho de fermento, ate para tirar a duvida de qual parte do processo houve erro.

Como a cerveja esta com FG alto nao era pra estar aguada e sim encorpada.

Back