• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Após inocular o fermento, devo mexer o mosto?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Fica muito claro na palestra a dificuldade de se "colocar" oxigênio mexendo o balde. Por isto disse, como iniciante pesquisador, com a máxima data vênia, ou seja, com o devido respeito pois sei que tu é conhecedor... mas acho que ninguém contribui mais que você para o desenvolvimento do grupo
Arari, o Marcelo fala no vídeo que é muito difícil conseguir mais que 2 ou 3 ppm de oxigênio no mosto, e o mínimo ideal seria 8.

Mas eu te digo que existem várias literaturas e testes dizendo que, seja chacoalhando o fermentador, ou com bomba de aquário, também é possível chegar nos 8ppm.

Inclusive, aqui tem um vídeo de um cara da Wyeast dizendo que só chegou nos 8 ppm depois de chacoalhar o fermentador por uns 45 segundos.

O vídeo está aqui: [ame]https://www.youtube.com/watch?v=75gpehf_6Gk[/ame]

Além disso, na palestra do Marcelo, ele diz que os dados ali que dizem que não se consegue mais do que 2 ou 3 ppm ao natural, e que os dados são da White Labs. No entanto, no livro Yeast, cujo autor principal é o Chris White (dono da White Labs), diz que sim, consegue-se chegar aos 8ppm.

Ou seja, é por isso que eu normalmente só aceito uma explicação depois que vejo várias fontes e testes falando a mesma coisa.

Essa de que seria muito melhor aerar só depois de inocular o fermento, sinceramente, também não me convenceu. Talvez realmente haja uma perda conforme o tempo for passando, mas eu acredito hoje, antes de fazer experimentos, que isso seria desprezível.

Abração,

Cara, vi a apresentação, mas sinceramente eu acho que a explicação das "bolhas subirem", etc, extremamente básica.

Alguns sabem, outros não, mas há algum tempo eu importei dos EUA um Medidor de Oxigênio dissolvido em líquidos, coisa que praticamente nenhuma cervejaria por aqui utiliza.

Assim que der, vou fazer um experimento sobre isso, oxigenando um mosto, medindo, deixando descansar durante X tempo, medir novamente, e por aí vai. Esse foi o principal motivo da compra (cara) desse troço, as ainda não tive tempo de utilizar para meus experimentos do livro.

Abraço,

Olá Guenther, tudo bom ?
Gostaria de saber se chegou a fazer os testes que mencionou?

Um outro ponto que penso em relação em aerar ou não o mosto para fermento seco é com relação a "saúde" dos fermentos. Pois como é difícil sabermos como foi transportado/armazenado os pacotes de yeast acredito que a viabilidade das células pode ser consideravelmente reduzida levando uma necessidade de divisão de células acima do esperado e desta forma acabando com as reservas de O2 gerando stress etc. Talvez seja por isso que aerar mesmo que pouco seja mais "seguro" do que não aerar e confiar na viabilidade descrita pelo vendedor dos fermentos. Eu particularmente noto uma melhora no resultado final quando aerado o mosto, pelo menos na minha weiss. Mas tudo isso é relativo a muitos fatores envolvidos e deve ser por isso que muitos dizem isso ou aquilo.

A segunda pergunta que deixo aqui é com relação a aerar o mosto após inoculação e até quantos dias depois posso aerar com pedra difusora a fim de não gerar problemas e sim garantir uma total reserva de O2 para as células. Isso no caso de Lager.

Obrigado.
Frank

Back