Fica muito claro na palestra a dificuldade de se "colocar" oxigênio mexendo o balde. Por isto disse, como iniciante pesquisador, com a máxima data vênia, ou seja, com o devido respeito pois sei que tu é conhecedor... mas acho que ninguém contribui mais que você para o desenvolvimento do grupo
Arari, o Marcelo fala no vídeo que é muito difícil conseguir mais que 2 ou 3 ppm de oxigênio no mosto, e o mínimo ideal seria 8.
Mas eu te digo que existem várias literaturas e testes dizendo que, seja chacoalhando o fermentador, ou com bomba de aquário, também é possível chegar nos 8ppm.
Inclusive, aqui tem um vídeo de um cara da Wyeast dizendo que só chegou nos 8 ppm depois de chacoalhar o fermentador por uns 45 segundos.
O vídeo está aqui: [ame]https://www.youtube.com/watch?v=75gpehf_6Gk[/ame]
Além disso, na palestra do Marcelo, ele diz que os dados ali que dizem que não se consegue mais do que 2 ou 3 ppm ao natural, e que os dados são da White Labs. No entanto, no livro Yeast, cujo autor principal é o Chris White (dono da White Labs), diz que sim, consegue-se chegar aos 8ppm.
Ou seja, é por isso que eu normalmente só aceito uma explicação depois que vejo várias fontes e testes falando a mesma coisa.
Essa de que seria muito melhor aerar só depois de inocular o fermento, sinceramente, também não me convenceu. Talvez realmente haja uma perda conforme o tempo for passando, mas eu acredito hoje, antes de fazer experimentos, que isso seria desprezível.
Abração,