• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Anderson Luis Souza - Vera Cruz - RS

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

andersonsouza

Member
Reaction score
2
Bom dia Pessoal!!

Estou engatinhando na produção, fiz 3 brassagens sem ter nenhum curso. Só seguindo passos que encontrei em grupos pelo Face, alguns sites e videos do Youtube, comprei kits prontos de receitas e fui seguindo as mesmas.

1ª fiz uma Weiss, ficou muito boa por sinal, é claro que avaliado aos meus padrões, ficou fermentando 7 dias e depois troquei de fermentador para maturar mais 7dias só então fiz o priming com 5g/l de açúcar levou 10 dias para carbonatar.

2ª uma Pilsen, que ficou uma b..... kkkk, Brassagem bem eficiente, o problema foi na fermentação, segui a receita na temperatura e segui os seguintes passos(mesmos que usei na weiss) 7 dias fermentando troca de fermentador, mais 7 dias maturando para então fazer o priming,obs:(no dia que troquei de balde devia ter engarrafado pois estava "linda") depois dos 7 dias maturando fiz o priming com 5g/l de açúcar, resultado: horrível, ela escureceu e faz 20 dias que está engarrafada e agora que carbonatou, pra beber só estupidamente gelada pois assim as papilas gustativas fecham e desce, mas como sou do Rio Grande e não me entrego facíl, vou beber até a última garrafa .....kkkkkkkk

3ª uma Weiss novamente, processo o mesmo da primeira, porém cuidado maior na Fermentação, mesmo tendo feito o processo de trocar de fermentador, fiz o priming com 6g/l e sábado dia 05/04 fechou 7 dias, abri uma para ver como estava, e estava bem melhor que a 1ª, destacou o aroma de cravo e banana, muito mais do que a 1ª.

Dia 05/04 fiz um curso ministrado pelo Guenther em Ijuí na Indupropil, então vi que meu processo em si estava +ou-...kkkk, meu maior erro estava sendo na Fermentação, totalmente fora do que deve ser, comprei o Beersmith e estou elaborando uma receita de Pilsen, e agora dia 12/04 vou fazer uma nova leva porém com bagagem e informação para acertar o máximo possível!!

Espero que eu possa ter contado um pouco da minha leve experiência, e que juntos possamos compartilhar as mesmas e melhorar ainda mais!!!

Opa, fala ai qual era o erro, já fiz uma Weiss 7 dias fermentando, troca balde, + 7 dias maturando na geladeira, engarrafada + 7 dias carbonatação. gosto, cor e carbonatação dentro do padrão.
tenho fermentando em um isopor colocando garrafa pet congelada para manter entre 15 - 20 graus
mas a minha achei que perdeu aroma e sabor, quando tirei da fermentação estava linda de aroma mas depois perdeu, acho que trocando de balde para maturar se perdeu muito da cerveja.
Faço levas de 5 litros

É exatamente isso, perdeu muito as características, na hora de trocar de balde estava linda com um aroma maravilhoso, e depois perdeu bastante essas características, porém muiiiito melhor do que a 1ª, ficou saborosa, os aromas de cravo e banana apareceram porém bem sutis.
Estou com uma fermentando com termeratura meticulosamente controlada seguindo todos os padrões de uma ALE, vamos ver como vai ficar agora!!! Ontem fiz o teste da densidade pra ver como está, e está linda aroma bem destacado e cor maravilhosa, agora é esperar para engarrafar e ver como fica após a carbonatação!!!
Vamos aguardar quando estiver no copo posto uma foto da mesma!!

valeu, estou com uma brown porter fermentando mas dessa vez não vou trocar o balde e vou fazer o seguinte também para teste, vou engarrafar 1 depois da fermentação e o resto vai maturar, dai vou ver como fica com maturação e sem.

Latest posts

Back