• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Analise de processo / Receita Saison | Airlock 1000 graus

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LucasCSP

Well-Known Member
Reaction score
36
Pessoal bom dia.
Estou fazendo minha primeira Saizon e hoje ao ver o Airlock borbulhando feito doido, achei meio atípico, apesar de esperar uma atenuação extrema devido ao fermento, estou um pouco ansioso pra saber o que esperar.

Voces podem analisar e me dizer o que acham por favor?

Equipamento:
1x Panela de 18L e BIAB (apesar disto eu faço recirculação pra aumentar a eficiencia)
20L de agua Bonafonte
2,750 Kg - Malte Pilsen
0,500 Kg - Malte Caramel Amber
20g Lúpulos African Southern Passion Hops
8g Caradamomo
Fermento Mangrove Jack French Saison M29

Caracteristicas
OG 1054 FG 1006
ABV 6,4%
IBU 23,2
SRM 9,4

Mostura
. Volume 14L
. Strike em 74° para 69° (A cada 45' perde-se 2°)
. Movimentação da camara de grãos e homogenização + descanso 30'
. Inclusão do Malte Caramelo (triturado no Mix)
. Movimentação da camara de grãos e homogenização + descanso 60'
. Mash Out e recirculação (meia hora, aprox 15 movimentos)
. Medição gravidade: 1050
. Completar até 15,5L
:mug:

Fervura (Branda, preciso melhorar o fogo)
. Densidade Pré Ferv. 1042
. Volume 15L (Evaporou 0,500 até a fervura)
Lupulagem
. 5g aos 50'
. 5g aos 25'
. 8g de Cardamomo aos 15'
. 10g lupulo ao final fervura
Resfriamento em 35'

Fermentação
. OG: 1054
. Volume 10 L
. 1 pacote Mangrove Jacks M29
. Hidratação do fermento 110ml à 32°
. Inoculação à 23°
. Fermentação em 20° até atenuação + 1° por dia até 30° (recomendação do fermento de 26 a 32°)

Tempo de produção: 6h32'
1:20h aproximadamente só para escoar para o fermentador para nao vir trub :( - Foda isso.

Last edited:
Pessoal bom dia.
Estou fazendo minha primeira Saizon e hoje ao ver o Airlock borbulhando feito doido, achei meio atípico, apesar de esperar uma atenuação extrema devido ao fermento, estou um pouco ansioso pra saber o que esperar.

Voces podem analisar e me dizer o que acham por favor?

Equipamento:
1x Panela de 18L e BIAB (apesar disto eu faço recirculação pra aumentar a eficiencia)
20L de agua Bonafonte
2,750 Kg - Malte Pilsen
0,500 Kg - Malte Caramel Amber
20g Lúpulos African Southern Passion Hops
8g Caradamomo
Fermento Mangrove Jack French Saison M29

Caracteristicas
OG 1054 FG 1006
ABV 6,4%
IBU 23,2
SRM 9,4

Mostura
. Volume 14L
. Strike em 74° para 69° (A cada 45' perde-se 2°)
. Movimentação da camara de grãos e homogenização + descanso 30'
. Inclusão do Malte Caramelo (triturado no Mix)
. Movimentação da camara de grãos e homogenização + descanso 60'
. Mash Out e recirculação (meia hora, aprox 15 movimentos)
. Medição gravidade: 1050
. Completar até 15,5L
:mug:

Fervura (Branda, preciso melhorar o fogo)
. Densidade Pré Ferv. 1042
. Volume 15L (Evaporou 0,500 até a fervura)
Lupulagem
. 5g aos 50'
. 5g aos 25'
. 8g de Cardamomo aos 15'
. 10g lupulo ao final fervura
Resfriamento em 35'

Fermentação
. OG: 1054
. Volume 10 L
. 1 pacote Mangrove Jacks M29
. Hidratação do fermento 110ml à 32°
. Inoculação à 23°
. Fermentação em 20° até atenuação + 1° por dia até 30° (recomendação do fermento de 26 a 32°)

Tempo de produção: 6h32'
1:20h aproximadamente só para escoar para o fermentador para nao vir trub :( - Foda isso.

Mostura a 69C para Saison?! Acho exótico...seria bom 65C e tal...mas espere e veja o resultado! Acho que será dificil conseguir a densidade final almejada...mas espera o resultado final!

Mostura a 69C para Saison?! Acho exótico...seria bom 65C e tal...mas espere e veja o resultado! Acho que será dificil conseguir a densidade final almejada...mas espera o resultado final!

Olá Rodofon, a mostura começou nesta temp mas eu não fico com o fogo aceso ou controlando, coloco a 69 tampo a panela e não abro por 90 minutos. Assim as enzimas trabalham na média em 66 ou 65 devido a queda de temperatura. Acredito que Ela vai ficar bem seca.
Obrigado pela colaboração

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Olá Rodofon, a mostura começou nesta temp mas eu não fico com o fogo aceso ou controlando, coloco a 69 tampo a panela e não abro por 90 minutos. Assim as enzimas trabalham na média em 66 ou 65 devido a queda de temperatura. Acredito que Ela vai ficar bem seca.
Obrigado pela colaboração

Outra coisa que não entendi foi a adição do malte caramelo depois de meia hora...vc poderia explicar o motivo? Assim como a adição ao final da fervura...geralmente, para saison, não se recomenda utilizar lúpulos no final da fervura...

Outra coisa que não entendi foi a adição do malte caramelo depois de meia hora...vc poderia explicar o motivo? Assim como a adição ao final da fervura...geralmente, para saison, não se recomenda utilizar lúpulos no final da fervura...

Simples. Esqueci dele no começo hauhauahahauaha quase morri quando eu vi que ele ainda tava lá na pia!
Sobre a adição de lúpulo, pensei em ter um aroma pra brincar com o cheiro de cardamomo. Achei que ficaria interessante.
Elas não tem muito cheiro concordo, mas nenhum é foda... Como é a lupulagem mais comum pras Saison? Só amargor e sabor?

Simples. Esqueci dele no começo hauhauahahauaha quase morri quando eu vi que ele ainda tava lá na pia!
Sobre a adição de lúpulo, pensei em ter um aroma pra brincar com o cheiro de cardamomo. Achei que ficaria interessante.
Elas não tem muito cheiro concordo, mas nenhum é foda... Como é a lupulagem mais comum pras Saison? Só amargor e sabor?

hahahahahha...Bem, eu parto do princípio que a cerveja é minha e eu faço do jeito que eu gosto! rs

Geralmente, se utiliza lúpulos nobres na receita tanto para amargor quanto para aroma...mas dificilmente se vê um DH ou adição no final da fervura para saison...até pq é o fermento que 'manda' neste estilo, entendeu? Os lúpulos que vejo sendo usados são os styrian da vida, saaz e tipo saaz...

Mas, como eu disse, a cerveja é sua e vc faz oq quiser...Eu, por exemplo, estou com uma saison que adicionei manga, baunilha E fiz DH, pq EU queria assim...é aquilo, faça cerveja, beba e veja oq pode melhorar sempre!

Back