• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Ajuste Equipamento e Mosturação em BIAB Beersmith 3 Desktop

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Reaction score
0
Boa tarde, pessoal.

Estou com um pouco de dificuldade na interpretação do BS referente a configuração do equipamento.
Eu já tenho meus números de perda de água no decorrer das etapas.
Minha pretensão é envasar 20 litros reais de cerveja então:

Minhas etapas de brassagem são bem simples pois faço mais Ale's.
Mosturação 66° ~ 68°
Mashout 76° ~ 78°
Fervura 98° (altitude 775m da minha cidade).

Vou iniciar a mostura com 24L de água e tenho uma panela de 30L.
Estou prevendo perda de 1L por kilo de Malte, logo, uma receita de 5kg serão 5L.
Ao final da mostura, 19 litros;
Lavagem com 9 litros de água:
Início da fervura 28L (meu fogão evapora entre o tempo da temperatura subir e o término da fervura 3L);
Final da fervura 25L;
Perda de Trub 4L
Trasfego pro fermentador 21L;
Perda de lama 1L.
Restanto 20L para envasar.

Com base nessas informações foi isso que eu configurei mas não está batendo as informações de início e pós fervura e não consigo achar o problema.
Printei as configurações das etapas de mosturação e equipamentos e espero que vocês possam me ajudar a ver o que estou fazendo de errado ou se simplesmente estou viajando na maionese.

Configuração Mosturação Geral.jpg

Configuração Mosturação - Etapa 1.jpg

Configuração Mosturação - Etapa 2.jpg

Configuração Mosturação - Etapa 3.jpg

Configuração Equipamento - Etapa 1.jpg

Configuração Equipamento - Etapa 2.jpg
Configuração Equipamento - Etapa 3.jpg

Last edited:
Até que sua aproximação está boa. Mas, a fervura creio eu que não deve ser inclusa no perfil de mostura. Eu pelo menos não incluo, até porque quando foce usa o timer do "brewday" a fervura já está lá independente do que vc coloca no perfil de mostura. Talvez o erro esteja aí (é uma hipótese)

Na etapa 2, logo acima da sua seta....

Perdas por resfriamento 1,04 L

Esta é a diferença que está dando no cálculo

Até que sua aproximação está boa. Mas, a fervura creio eu que não deve ser inclusa no perfil de mostura. Eu pelo menos não incluo, até porque quando foce usa o timer do "brewday" a fervura já está lá independente do que vc coloca no perfil de mostura. Talvez o erro esteja aí (é uma hipótese)

Removi a etapa e nada mudou!

Na etapa 2, logo acima da sua seta....

Perdas por resfriamento 1,04 L

Esta é a diferença que está dando no cálculo

Era isso mesmo. Eu tava calculando a perda total desde o final da fervura até a trasfega pro fermentador, sendo que deveria ter considerado apenas 3L e o próprio BS considerar 1L a mais por conta da perda de resfriamento.
Eu pensava que essa perda seria inclusa no total do trub informado, mas não, é separado!

Muito obrigado, amigo! Boas brejas!

É que esta perda é considerada como contração do mosto pela diminuição de temperatura no resfriamento.
Por isso é separado do trub.

Por exemplo, você tira 21 litros da panela de fervura ainda quentes pro fermentador.... e resfria dentro do fermentador.
Nesse resfriamento o mosto contrai e "sobram" 20 litros.

Back