• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Adição de açucar no fermentador? Como calcular o teor alcoólico

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

edubrejenal

Member
Reaction score
0
Pessoal tenho uma duvida.

Como calcular o teor alcoólico de uma cerveja se eu adicionar açúcar no final da fermentação primaria,, uma vez que usamos a OG no final da fervura e a FG em sua atenuação máxima. mas ao adicionar açúcar dentro do fermentador uma vez que a cerveja já quase atenuou por completo perco a noção de como fazer o calculo. uma vez que utilizamos OG e FG para calcularmos o teor alcoólico da cerveja.
EXEMPLO (OG 1085)
(FG 1015)=ABV 9.01%
dai depois do 3° ou 4° dia de fermentação adiciono mais açúcar a levedura ira consumir o açúcar que adicionei como por exemplo é feito na duvel..
depois de ter feito a adição de açúcar qual é a regra utilizada para calcular o teor alcolico da cerveja novamente.

Obrigado.

Pessoal tenho uma duvida.

Como calcular o teor alcoólico de uma cerveja se eu adicionar açúcar no final da fermentação primaria,, uma vez que usamos a OG no final da fervura e a FG em sua atenuação máxima. mas ao adicionar açúcar dentro do fermentador uma vez que a cerveja já quase atenuou por completo perco a noção de como fazer o calculo. uma vez que utilizamos OG e FG para calcularmos o teor alcoólico da cerveja.
EXEMPLO (OG 1085)
(FG 1015)=ABV 9.01%
dai depois do 3° ou 4° dia de fermentação adiciono mais açúcar a levedura ira consumir o açúcar que adicionei como por exemplo é feito na duvel..
depois de ter feito a adição de açúcar qual é a regra utilizada para calcular o teor alcolico da cerveja novamente.

Obrigado.

Olá edubrejenal,

Ao invés de calcular diretamente o teor alcoólico, acho que pode ser mais simples pensar no açúcar adicionado como aumento de OG, assim vc pode considerar que a OG real da cerveja corresponde àquela do mosto fermentado+açúcar adicionado e depois calcular o ABV normalmente, com a FG obtida no final da fermentação.

Se vc usa software tipo beersmith isso facilita bastante, é só adicionar a quantidade de açúcar que vc adicionou na fermentação, entre os outros fermentáveis da receita.

Se for calcular manualmente, dá pra pensar da seguinte forma:

Cada grama de açúcar (sacarose) aumenta 0,00038 pontos de densidade (g/cm³) em 1 litro de líquido... portanto, basta multiplicar 0,00038 pela massa total (em gramas) de açúcar adicionado e dividir esse valor pelo volume (em litros) de cerveja no fermentador. Some esse valor com o da OG que vc mediu antes da fermentação e deve dar a nova OG.

Exemplo com água:

1kg de açúcar em 10 litros de água: (0,00038 * 1000 g) / 10 L = 0,038 g/cm³.

OG inicial (dos 10L de água) = 1,000 g/cm³
OG final (dos 10L de água + 1kg de açúcar) = 1,000 + 0,038 = 1,038 g/cm³

Exemplo com cerveja:

2kg de açúcar em 43 litros de cerveja com OG (antes do açúcar) 1,053 g/cm³: (0,00038 * 2000g) / 43 L = 0,017674... arredondando = 0,018 g/cm³.

OG inicial da cerveja = 1,053 g/cm³
OG final da cerveja+açúcar = 1,053 + 0,018 = 1,071 g/cm³.

É isso aí,
Abraço

Olá edubrejenal,

Ao invés de calcular diretamente o teor alcoólico, acho que pode ser mais simples pensar no açúcar adicionado como aumento de OG, assim vc pode considerar que a OG real da cerveja corresponde àquela do mosto fermentado+açúcar adicionado e depois calcular o ABV normalmente, com a FG obtida no final da fermentação.

Se vc usa software tipo beersmith isso facilita bastante, é só adicionar a quantidade de açúcar que vc adicionou na fermentação, entre os outros fermentáveis da receita.

Se for calcular manualmente, dá pra pensar da seguinte forma:

Cada grama de açúcar (sacarose) aumenta 0,00038 pontos de densidade (g/cm³) em 1 litro de líquido... portanto, basta multiplicar 0,00038 pela massa total (em gramas) de açúcar adicionado e dividir esse valor pelo volume (em litros) de cerveja no fermentador. Some esse valor com o da OG que vc mediu antes da fermentação e deve dar a nova OG.

Exemplo com água:

1kg de açúcar em 10 litros de água: (0,00038 * 1000 g) / 10 L = 0,038 g/cm³.

OG inicial (dos 10L de água) = 1,000 g/cm³
OG final (dos 10L de água + 1kg de açúcar) = 1,000 + 0,038 = 1,038 g/cm³

Exemplo com cerveja:

2kg de açúcar em 43 litros de cerveja com OG (antes do açúcar) 1,053 g/cm³: (0,00038 * 2000g) / 43 L = 0,017674... arredondando = 0,018 g/cm³.

OG inicial da cerveja = 1,053 g/cm³
OG final da cerveja+açúcar = 1,053 + 0,018 = 1,071 g/cm³.

É isso aí,
Abraço
Tiago, posso transferir esse mesmo pensamento para o priming? Ou seja, quando adiciono açúcar para refermentação, eu também vai aumentar o teor alcoólico?

Enviado de meu GT-I9100 usando Tapatalk

@Tiago, como adiciono esse açúcar no fermentador, por exemplo se for cristal. Faço ele invertido como no priming, espero esfriar e jogo dentro do fermentador?

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk

Back