• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Adaptando uma parafusadeira no moedor

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lbarzi

Member
Reaction score
0
Boa noite a todos!

Vi muitas adaptações para uso de furadeiras em moedores de disco e a maioria das pessoas que utilizaram reclamaram do desgaste dos equipamentos. Resolvi utilizar uma solução um pouco menos simples que os ganchos, mas, NMHO, promete um desgaste menor. Utilizarei uma parafusadeira Black&Decker de 12V.

Para adaptar de forma direta a parafusadeira em um moedor de cereais doméstico (no caso, um Bottini) utilizei um parafuso com uma rosca idêntica à da manivela, mas com o dobro do comprimento.

Utilizei uma serrinha de aço (figura 1) para remover a cabeça do parafuso e encaixei-o no furo (figura 2). Utilizei a parafusadeira para rosqueá-lo (figura 3) e já ficou perfeitamente adaptado.

Como o parafuso é mais longo a parafusadeira encaixou corretamente, e nos testes (figura 5) a ação direta do torque praticamente não a estressa, nem o mecanismo do moedor. Agora é só encontrar a velocidade correta e ajustar os discos.

Attachments

• 01.jpg
    01.jpg
    133.6 KB
  • 02.jpg
    02.jpg
    104.5 KB
  • 03.jpg
    03.jpg
    95.1 KB
  • 04.jpg
    04.jpg
    106.4 KB
  • 05.jpg
    05.jpg
    88.1 KB
Massa! Como ficou a velocidade de moagem? Acha que ela tem torque para um moedor de rolos?

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

Ainda não moí, preciso engarrafar um lote, pelo menos, para liberar espaço na geladeira. Mas creio que sim, pois eu consigo fazer furos em paredes normais, sem concreto, com essa parafusadeira. Ela tem um ajuste de torque e a velocidade é sensível à pressão no gatilho. Não é nada incrível, mas pelo preço ela já se pagou faz tempo e agora achei mais uma função.

Massa
Vou estudar a possibilidade de por um desse. Sabe qual é a potência dela?

Ainda não moí, preciso engarrafar um lote, pelo menos, para liberar espaço na geladeira. Mas creio que sim, pois eu consigo fazer furos em paredes normais, sem concreto, com essa parafusadeira. Ela tem um ajuste de torque e a velocidade é sensível à pressão no gatilho. Não é nada incrível, mas pelo preço ela já se pagou faz tempo e agora achei mais uma função.

Já usei dessa forma também, mas não funcionou, pois a furadeira era fraca e já tava bem desgastada...

Já usei dessa forma também, mas não funcionou, pois a furadeira era fraca e já tava bem desgastada...

Aí não tem muito o que fazer. Vi que fizeram adaptações com motores de máquina e lavar e o escambau (tem aqui no forum, inclusive), que seria uma opção para deixar todo o equipamento fixo e possibilitar um upgrade para moinho de rolo com poucas mudanças.

Se puder, faz um vídeo p gente

Aí não tem muito o que fazer. Vi que fizeram adaptações com motores de máquina e lavar e o escambau (tem aqui no forum, inclusive), que seria uma opção para deixar todo o equipamento fixo e possibilitar um upgrade para moinho de rolo com poucas mudanças.

Eu uso o MonsterMill com uma Bosh de 750w...

Funciona que é uma maravilha...

15Kg de malte moídos em menos de 5 minutos...

Eu uso o MonsterMill com uma Bosh de 750w...

Funciona que é uma maravilha...

15Kg de malte moídos em menos de 5 minutos...
E a questão da rotação? As furadeiras chegam a mais de 1000rpm, o que não é o ideal para moagem. Como vc contorna isso?

Eu uso desta forma mas com uma furadeira de 450w. A parafusadeira não dá conta.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Se puder, faz um vídeo p gente

Quando fizer a primeira moagem, provavelmente nesse final de semana, filmarei. Quero adaptar uma mesa "curinga" que tenho para fazer o suporte do balde e prender o moedor nela. Vamos ver...

Back