Eu acho Weiss feitas com M20 sensacionais. Ocorre que, pra cerveja sair boa... há também outras coisas envolvidas. Não basta fazer uma tentativa com um fermento e tirar conclusão definitiva.
Sim, para uma Weiss ou para qualquer outra cerveja existem várias coisas envolvidas... mas como diz palmer, fermentação, fermentação, fermentação e fermentação....e com a minha bendita weiss após diversos testes com M20, Wb06 , bio4, WLP e Artisan eu só obtive resultados próximos com as líquidas. O M20 parece bacana mas ainda dá o perfil meio "ácido". É bom lembrar que estamos falamos de percepções e não de definições. O colega estava tendo as mesmas minhas e na minha experiência deu certo. Uma coisa que esqueci de mencionar é a temperatura de inoculação. As minhas só deram "certo" após eu resfriar o mosto para 16C.
Pra mim não procede. Os livros que li sobre fermentação nunca citaram nada sério sobre off-flavours por baixa temperatura.
Inclusive.... na última palestra do Stan Hieronymus em SC, ele citou várias cervejarias Belgas que começam a fermentar em 14 suas Ales. Já algumas cervejarias que fazem Lager começam em 6 graus.
Ou seja, a menos que cite algo deste livro (que eu não tenho).... pra mim não faz sentido considerar isso.
Abraço,
@tomazela Bom.. no livro vc não vai encontrar o termo "low temperature..." e "stress"... mencionadas, mas a lógica que foi explicada e que para mim me parece aceitável é o seguinte:
O Acetaldeído é intermediário na fermentação alcoólica para formação de etanol. Em condições de baixa temperatura ou stress oxidativo (pag :421) as leveduras (Ale em temperatura baixa) não conseguem fazer a redução de acetaldeído para etanol de forma completa. Dessa forma o residual deixado por esse composto como é aromático vai aparecer muito mais fácil no perfil da cerveja.
A temperatura ótima é aconselhada pelo fabricante não é atoa.
Mas entendo quando o Guenther mencionou as belgas. Mas temos que lembrar que nem toda cepa é igual. Se ela está preparada para isso é outra coisa.
Cervejeiros tiveram por aqui probleminhas ligados a maçãzinha...uma das coisas que foi feito consistiu em adequar o rate da temperatura de fermentação.
Me passem suas considerações!
Abç