Boa noite pessoal, também gosto muito da Urquell há muito tempo. Estou começando a fazer minhas cervejas agora, e pensando em fazer uma clone nos próximos dias.
Li o tópico todo e acompanhei todas as discussões, Acredito que posso fazer algumas considerações importantes para quem se aventura em clonar a Urquell:
- A Urquell foi importada para o Brasil em umas 3 fases: a primeira lá pelos idos de 2007 de forma independente; a segunda em 2012, já pela SAB Miller; e a terceira, agora em 2019, por outra importadora - apesar da aquisição da SAB Miller pela Ambev em 2015, a Ambev não está trazendo ela para o Brasil.
Nessa primeira fase, lembro dela "sobrando" nas lojas do pão de açúcar - várias promoções e, acredito, elas podem ter ficado velhas mesmo. Recentemente comprei no EAP em SP uma garrafa dela e não me pareceu ser a mesma que provei na república Tcheca em 2013, mas meu paladar pode ter mudado...
- Quando estive na Republica Tcheca, bebi muito da Urquell (mais barata que a água) e era muito boa. Mas depois fui visitar a fábrica em Pilsen e bebi a não pasteurizada que eles servem para os visitantes - ela é muito diferente. Segundo disseram na visita, a Urquell é produzida em outras plantas (se não me engano, na Africa do Sul também), e toda Urquell vendida é pasteurizada. Somente na fábrica em Pilsen era possível provar uma direto do Barril.
- Em falando do barril, eles realmente eram de madeira. A fermentação era em barril aberto de madeira. A maturação ocorria também em barris de madeira, e todos pareciam ser muito antigos. Tanto a fermentação quanto a maturação eram feitas no subsolo da cidade, no início da fábrica, meados de 1800, eles armazenavam a neve do inverno lá, para manter a temperatura baixa da fermentação e maturação por mais tempo. Mas mesmo quando visitei (no verão), ainda eram muito frios esses corredores (no site fala para ir com roupas quentes que a temperatura é em torno de 5 graus.
- A fábrica estava sendo modernizada em 2014. eles estavam trocando as "panelas" de cobre, por panelas maiores de "aço inox". Então pode ser que hoje, ainda mais sendo da Ambev, ela já não seja a mesma coisa.
- A malteação era na própria fábrica
Curiosidade: na lojinha deles vendiam barril de 5 litros e o tour pela fábrica era feito com guias vestidos a caráter (de 1842) rsss
Ingredientes, segundo eles:
soft water from Pilsen, malt produced in our facility from a special variety of Bohemian spring double-row barley, Žatec semi-ripe red hops and special brewer’s yeast.
https://www.prazdrojvisit.cz/en/tours/pilsner-urquell-brewery-tour/