• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

A inalcançável Pilsner Urquell

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Essa é a minha.

Receita simples. 92% pilsen, 5,2% melano, 2.8% acid.
100% Saaz (muito em adições tardias), w34-70.
Lager de 30 / 40 dias.
Carbonatação forçada.

Fala ae Persevalli!!

Parabéns pela receita. Só uma dúvida: qual o objetivo do malte acidificado no grist? Você tem problemas com PH ou alta alcalinidade na água que utiliza?
Abraço!!

Blz Rmoura?

Somente para buscar o PH ideal para a mostura sem uso de ácidos e sais.
Minha água é leve e tem PH usual, o restante os maltes trazem pro ponto.

Abs

Comprei 1 voal só, meio caro essa levadura... Mas ela era de Dezembro também.... Fiz um bom starter nela pra compensar

Obrigado Carlos, cara mesmo, sempre faço starter tb, normalmente 2 litros. Estou neste momento fermentando uma com Weiss com WLP300 e uma Tripel com o WLP500, sou louco pra testar o WLP800 - depois passe o seu feedback por favor!

Abs

Boa noite pessoal, também gosto muito da Urquell há muito tempo. Estou começando a fazer minhas cervejas agora, e pensando em fazer uma clone nos próximos dias.

Li o tópico todo e acompanhei todas as discussões, Acredito que posso fazer algumas considerações importantes para quem se aventura em clonar a Urquell:
- A Urquell foi importada para o Brasil em umas 3 fases: a primeira lá pelos idos de 2007 de forma independente; a segunda em 2012, já pela SAB Miller; e a terceira, agora em 2019, por outra importadora - apesar da aquisição da SAB Miller pela Ambev em 2015, a Ambev não está trazendo ela para o Brasil.
Nessa primeira fase, lembro dela "sobrando" nas lojas do pão de açúcar - várias promoções e, acredito, elas podem ter ficado velhas mesmo. Recentemente comprei no EAP em SP uma garrafa dela e não me pareceu ser a mesma que provei na república Tcheca em 2013, mas meu paladar pode ter mudado...
- Quando estive na Republica Tcheca, bebi muito da Urquell (mais barata que a água) e era muito boa. Mas depois fui visitar a fábrica em Pilsen e bebi a não pasteurizada que eles servem para os visitantes - ela é muito diferente. Segundo disseram na visita, a Urquell é produzida em outras plantas (se não me engano, na Africa do Sul também), e toda Urquell vendida é pasteurizada. Somente na fábrica em Pilsen era possível provar uma direto do Barril.
- Em falando do barril, eles realmente eram de madeira. A fermentação era em barril aberto de madeira. A maturação ocorria também em barris de madeira, e todos pareciam ser muito antigos. Tanto a fermentação quanto a maturação eram feitas no subsolo da cidade, no início da fábrica, meados de 1800, eles armazenavam a neve do inverno lá, para manter a temperatura baixa da fermentação e maturação por mais tempo. Mas mesmo quando visitei (no verão), ainda eram muito frios esses corredores (no site fala para ir com roupas quentes que a temperatura é em torno de 5 graus.
- A fábrica estava sendo modernizada em 2014. eles estavam trocando as "panelas" de cobre, por panelas maiores de "aço inox". Então pode ser que hoje, ainda mais sendo da Ambev, ela já não seja a mesma coisa.
- A malteação era na própria fábrica
Curiosidade: na lojinha deles vendiam barril de 5 litros e o tour pela fábrica era feito com guias vestidos a caráter (de 1842) rsss

Ingredientes, segundo eles:
soft water from Pilsen, malt produced in our facility from a special variety of Bohemian spring double-row barley, Žatec semi-ripe red hops and special brewer’s yeast.

https://www.prazdrojvisit.cz/en/tours/pilsner-urquell-brewery-tour/

Boa noite pessoal, também gosto muito da Urquell há muito tempo. Estou começando a fazer minhas cervejas agora, e pensando em fazer uma clone nos próximos dias.

Li o tópico todo e acompanhei todas as discussões, Acredito que posso fazer algumas considerações importantes para quem se aventura em clonar a Urquell:
- A Urquell foi importada para o Brasil em umas 3 fases: a primeira lá pelos idos de 2007 de forma independente; a segunda em 2012, já pela SAB Miller; e a terceira, agora em 2019, por outra importadora - apesar da aquisição da SAB Miller pela Ambev em 2015, a Ambev não está trazendo ela para o Brasil.
Nessa primeira fase, lembro dela "sobrando" nas lojas do pão de açúcar - várias promoções e, acredito, elas podem ter ficado velhas mesmo. Recentemente comprei no EAP em SP uma garrafa dela e não me pareceu ser a mesma que provei na república Tcheca em 2013, mas meu paladar pode ter mudado...
- Quando estive na Republica Tcheca, bebi muito da Urquell (mais barata que a água) e era muito boa. Mas depois fui visitar a fábrica em Pilsen e bebi a não pasteurizada que eles servem para os visitantes - ela é muito diferente. Segundo disseram na visita, a Urquell é produzida em outras plantas (se não me engano, na Africa do Sul também), e toda Urquell vendida é pasteurizada. Somente na fábrica em Pilsen era possível provar uma direto do Barril.
- Em falando do barril, eles realmente eram de madeira. A fermentação era em barril aberto de madeira. A maturação ocorria também em barris de madeira, e todos pareciam ser muito antigos. Tanto a fermentação quanto a maturação eram feitas no subsolo da cidade, no início da fábrica, meados de 1800, eles armazenavam a neve do inverno lá, para manter a temperatura baixa da fermentação e maturação por mais tempo. Mas mesmo quando visitei (no verão), ainda eram muito frios esses corredores (no site fala para ir com roupas quentes que a temperatura é em torno de 5 graus.
- A fábrica estava sendo modernizada em 2014. eles estavam trocando as "panelas" de cobre, por panelas maiores de "aço inox". Então pode ser que hoje, ainda mais sendo da Ambev, ela já não seja a mesma coisa.
- A malteação era na própria fábrica
Curiosidade: na lojinha deles vendiam barril de 5 litros e o tour pela fábrica era feito com guias vestidos a caráter (de 1842) rsss

Ingredientes, segundo eles:
soft water from Pilsen, malt produced in our facility from a special variety of Bohemian spring double-row barley, Žatec semi-ripe red hops and special brewer’s yeast.

https://www.prazdrojvisit.cz/en/tours/pilsner-urquell-brewery-tour/

Cara, muito legal a experiência! Obrigado por compartilha conosco.

Boa sorte no clone desta inalcançável Pilsner Urquell!

meses depois... Alguém "alcançou" a Urquell? rsrs

Estou programando minha primeira bohemian pilsener para semana que vem, tentando chegar á Wäls pilsen, minha preferida, pois não encontrei na Urquell tudo isso que vocês encontraram!
Conseguiu algo com a pilsen da Wals? Curto muito ela também.

Quanto a levedura eu utilizei a Y09 Urquell Lager da DrYeast, que equivale à Wyeast 2001. Me pareceu muito boa.

Recentemente fui numa cervejaria com a esposa, pedi uma Pilsner Urquell (só uma mesmo) pois o preço da garrafa foi 32 reais.

Minha esposa gostou demais da cerveja e eu comprei insumos para fazer uma receita clone. Quando ficar pronta vou comparar com a original pois aqui na fronteira com o Paraguai acredito que tenha.

A receita que eu vou fazer segue abaixo (20 litros):

3,6kg Agrária Pilsen
450g Agrária Viena
230g Chateau Cara Clair
230g Agrária Munique

35g Saaz 60min
45g Saaz 45min
70g Saaz 4min

Vou usar o fermento Diamond mas meu fornecedor indicou o W3470.

Tenho um PDF com clones de cervejas famosas, segue a receita da Pilsner Urquell tem no PDF.

urquell 1.JPG
urquell 2.JPG
Urquell 3.JPG
urquell 4.JPG

Bom dia Cervejeiro!

Coloquei sua receita no beersmith e vou fazer alguns comentários:

1. O Amargor parece que vai estar muito além do esperado (cerca de 52 ibus baseado no alpha do saaz que tenho aqui que é de 4,45%)

2. A cor parece ficar abaixo da Urquell também. Pensou em usar malte melanoidina? vai trazer um complexidade maior para a cerveja "siumulando" a famosa deccoção.

3. Gosto muito e utilizo a levedura diamond em várias brejas... porém, se conseguisse uma levedura mais específica para o estilo o resultado vai estar mais próximo do desejado.

De toda forma essa sua receita vai ficar boa... um belo casamento de maltes e levedura....

Grande Abraço!

Legal, manda atualizações a respeito da breja. Sobre o fermento os mais indicado e acessível pra nós é o mangrove jacks m84, bio4 SY003, são leveduras que deixam um açúcar residual, pois a Czech Premium Pale Lager tem essa característica de mais corpo comparada a German Pils.
Moro na Fronteira com Paraguay-CDE e por aqui não achei a Urquel pra vender, curto muito a breja também.

Recentemente fui numa cervejaria com a esposa, pedi uma Pilsner Urquell (só uma mesmo) pois o preço da garrafa foi 32 reais.

Minha esposa gostou demais da cerveja e eu comprei insumos para fazer uma receita clone. Quando ficar pronta vou comparar com a original pois aqui na fronteira com o Paraguai acredito que tenha.

A receita que eu vou fazer segue abaixo (20 litros):

3,6kg Agrária Pilsen
450g Agrária Viena
230g Chateau Cara Clair
230g Agrária Munique

35g Saaz 60min
45g Saaz 45min
70g Saaz 4min

Vou usar o fermento Diamond mas meu fornecedor indicou o W3470.

Tenho um PDF com clones de cervejas famosas, segue a receita da Pilsner Urquell tem no PDF.

View attachment 122954 View attachment 122955 View attachment 122956 View attachment 122957

Bom dia Cervejeiro!

1. O Amargor parece que vai estar muito além do esperado (cerca de 52 ibus baseado no alpha do saaz que tenho aqui que é de 4,45%)

2. A cor parece ficar abaixo da Urquell também. Pensou em usar malte melanoidina? vai trazer um complexidade maior para a cerveja "siumulando" a famosa deccoção.

3. Gosto muito e utilizo a levedura diamond em várias brejas... porém, se conseguisse uma levedura mais específica para o estilo o resultado vai estar mais próximo do desejado.

De toda forma essa sua receita vai ficar boa... um belo casamento de maltes e levedura....

Grande Abraço!

Compartilha seu XML da receita se puder amigo.

Valeu!!

Bom dia Cervejeiro!

Grande Abraço!

Agradeço a ajuda, se puder compartilhar sua receita seria ótimo.

Bom dia cervejeiros,

Quanto aos sais a serem adicionados para Mash In e Sparge, alguma sugestão?

Uso água de poço aqui em casa, fiz uma APA e adicionei apenas sulfato de cálcio e de magnésio (queria privilegiar o amargor), ficou fantástica.

Porém, as receitas-clone da Pilsner Urquell pedem "soft water". Se algum cervejeiro adicionou sais favor compartilhar.

Fiz um apanhado das dicas nesse tópico e vou fazer a minha amanhã. O DIFÍCIL VAI SER ESPERAR A FERMENTAÇÃO E A COMPLETA MATURAÇÃO.

Bom dia cervejeiros,

Quanto aos sais a serem adicionados para Mash In e Sparge, alguma sugestão?

Uso água de poço aqui em casa, fiz uma APA e adicionei apenas sulfato de cálcio e de magnésio (queria privilegiar o amargor), ficou fantástica.

Porém, as receitas-clone da Pilsner Urquell pedem "soft water". Se algum cervejeiro adicionou sais favor compartilhar.

Fiz um apanhado das dicas nesse tópico e vou fazer a minha amanhã. O DIFÍCIL VAI SER ESPERAR A FERMENTAÇÃO E A COMPLETA MATURAÇÃO.
Por experiência própria, eu usei "água mole" para fazer cerveja até aprender a tratar com os sais. Utilizava uma água mineral do estado do RJ muito boa, até o pH era ideal para a mostura. Acredito que a água do poço não vai ficar muito longe de uma água da fonte, preocupe-se mais em garantir que o pH esteja dentro dos parâmetros esperados e lembre-se de utilizar 3l/kg de malte (padrão em lagers).

Não, a receita da página 2 ainda está utilizando decocção. Já abandonei esse método por ser muito trabalhoso...

Resumo da minha receita atual :

Volume final 50 litros

10 kg de malte pilsen
1 kg de malte melanoidina
150 g de lúpulo saaz
fermento líquido WLP800 propagado

60min a 64°C
30min a 68°C
20min a 78°C

Fervura de 90min
40g de saaz antes do início da fervura
40g de saaz aos 45min de fervura
70g de saaz no início do resfriamento

OG 1,045
FG 1,014

Fermentação a 10°C
Descanso do diacetil por 5 dias no terço final da fermentação, em temperatura ambiente
Baixa a temperatura pra 0°C e deixa pelo tempo de maturação, ou deixa alguns dias pra sedimentar o fermento e trasfega pra maturação, por 2 meses (eu não aguento esperar e bebo com 30 dias de maturação.... já está bem arredondada)

Caro Leonesio,

Esse "20 minutos a 78°C" que vc menciona não seria a 72°C como no outro post seu? E vc já usou o fermento M84 da Mangrove? Não consigo o WLP800...

Obrigado e parabéns!!!

Caro Leonesio,

Esse "20 minutos a 78°C" que vc menciona não seria a 72°C como no outro post seu? E vc já usou o fermento M84 da Mangrove? Não consigo o WLP800...

Obrigado e parabéns!!!
Amigo já usei o fermento da Mangroove e vou te falar que achei um resultado bem próximo ao Clone que fiz da Urquell.
Vou caçar a foto que tenho no meu celular. e vou pegar a receita quando tiver em casa e posto aqui.
É bem parecida com a do Leonésio!

Abs!

Não, a receita da página 2 ainda está utilizando decocção. Já abandonei esse método por ser muito trabalhoso...

Resumo da minha receita atual :

Volume final 50 litros

10 kg de malte pilsen
1 kg de malte melanoidina
150 g de lúpulo saaz
fermento líquido WLP800 propagado

60min a 64°C
30min a 68°C
20min a 78°C

Fervura de 90min
40g de saaz antes do início da fervura
40g de saaz aos 45min de fervura
70g de saaz no início do resfriamento

OG 1,045
FG 1,014

Fermentação a 10°C
Descanso do diacetil por 5 dias no terço final da fermentação, em temperatura ambiente
Baixa a temperatura pra 0°C e deixa pelo tempo de maturação, ou deixa alguns dias pra sedimentar o fermento e trasfega pra maturação, por 2 meses (eu não aguento esperar e bebo com 30 dias de maturação.... já está bem arredondada)

Retomando esse topico, já que até hoje não tive coragem de fazer lager :) qual o perfil de fermentação e maturação que vocês usam (quantidades de dias e temperatura) ?

Retomando esse topico, já que até hoje não tive coragem de fazer lager :) qual o perfil de fermentação e maturação que vocês usam (quantidades de dias e temperatura) ?

Não tem uma formula básica, tem que seguir o sensorial.
Normalmente uns 10 dias em temperatura baixa até atenuar quase tudo, depois o descanso do diacetil vc faz até ele sumir praticamente, daí vem o cold e maturação que vc vai deixar o tempo suficiente até ficar bebível.

Não tem uma formula básica, tem que seguir o sensorial.
Normalmente uns 10 dias em temperatura baixa até atenuar quase tudo, depois o descanso do diacetil vc faz até ele sumir praticamente, daí vem o cold e maturação que vc vai deixar o tempo suficiente até ficar bebível.

Exatamente.
apenas como referência, no meu processo tipicamente 2 semanas de primaria, descanso diacetil de 4/5 dias, cold crash 2/3 dias, 3 semanas em lagering carbonatando lentamente e já estão ótimas. Excelentes na semana 5 ou 6 (após início lagering) , considerando OG padrão (na casa dos 1.05x).

Exatamente.
apenas como referência, no meu processo tipicamente 2 semanas de primaria, descanso diacetil de 4/5 dias, cold crash 2/3 dias, 3 semanas em lagering carbonatando lentamente e já estão ótimas. Excelentes na semana 5 ou 6 (após início lagering) , considerando OG padrão (na casa dos 1.05x).

Qual a temperatura do lagering e do descanso de diacetil que bcs usam ?

Qual a temperatura do lagering e do descanso de diacetil que bcs usam ?

Diacetil 2 a 3 graus acima, como disse o colega Thiago, acima.
Lagering, entendo que quanto mais frio melhor. Como cervejas de baixo abv congelam mais facilmente, deixo perto de zero, cervejas com alto abv eu vou mais baixo (exemplo , -4), vejo como benéfico ao processo e o tempo que ele leva.

Last edited:
Ola
Nunca fiz lager, então desculpa se estou sendo intrometido, mas a essa cerveja que vcs estao clonando não pede light struck?
Vcs estão fazendo sem? Não precisa?

Latest posts

Back