A inalcançável Pilsner Urquell

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
A primeira imagem é de malte escuro. Vc quer usar o malte pilsner.

Eu entendo a descrição "honey-sweet/malty-sweet", nesse sentido se refere ao malte base mesmo, quando ele aparece de forma bastante evidente... mas isso é diferente do aroma/sabor de mel, doce da oxidação, que eu citei e de fato existe e ocorre facilmente nas amostras importadas.

A decocção (melanoidinas) ou malte melanoidina podem aumentar um pouco esse aspecto do malte (e o caráter "adocicado").

Vc pode atingir o caráter "malty-sweet" apenas com o malte pilsen de boa qualidade (e se quiser uma porcentagem baixa de malte melanoidina), mesmo com o swaen acredito que seja perfeitamente possivel fazer uma cerveja muito boa e próxima.

Se isso não atingir de forma satisfatória o que vc busca, pode ser que exista um off-flavor mascarando esses aromas, que são muito sutis (problema comum), ou que vc estivesse então se baseando numa amostra mais oxidada, que já perdeu um pouco do lúpulo e adquiriu mais dulçor no malte.

Sobre o carvalho, bom... eu nunca fui atrás da receita de 1842, nem a fundo sobre como é o processo deles. Pode ser uma experiência interessante adicionar uma quantidade pequena de chips, mas se vc quiser se manter fiel ao estilo atual que encontramos por aí, eles provavelmente irão destoar bastante.

Abraço

Valeu Tiago, desculpe e a primeira imagem, errei o upload.
 
Estou acompanhando a discussão, e quero acrescentar a minha experiência com relação ao sabor maltado da Urquell :
Acho de uma interpretação bastante pessoal, mas pra mim a adição do malte melanoidina gera todo esse caráter maltado adocicado, que lembra melado ou até mesmo o próprio mel. Nas primeiras semanas de maturação esse sabor não é tão presente, porque o lúpulo ainda aparece muito na frente, desequilibrando o conjunto. Mas após 30 dias aquele meladinho discreto e saboroso já começa a se pronunciar...
Então continuo insistindo : Pilsner Urquell = malte pilsen + malte melanoidina e só!
 
Estou acompanhando a discussão, e quero acrescentar a minha experiência com relação ao sabor maltado da Urquell :
Acho de uma interpretação bastante pessoal, mas pra mim a adição do malte melanoidina gera todo esse caráter maltado adocicado, que lembra melado ou até mesmo o próprio mel. Nas primeiras semanas de maturação esse sabor não é tão presente, porque o lúpulo ainda aparece muito na frente, desequilibrando o conjunto. Mas após 30 dias aquele meladinho discreto e saboroso já começa a se pronunciar...
Então continuo insistindo : Pilsner Urquell = malte pilsen + malte melanoidina e só!

Gostaria de agredeço-lo pela receita. Não resistí e já abri a segunda longneck. Está deliciosa e melada, muito parecida com a Pilsner Urquell original que degustei a alguns dias atrás. Incrível! E isso que ela apenas acabou de carbonatar e ainda nem passou pelo laggering!



Utilizei a levedura Saflager W34/70 e acho que foi a escolha certa.
 
Leonésio. Lí todo o tópico e vou brassar minha primeiras lager/pilsen. Tenho dúvidas quanto à fermentação. Pelo que eu entendi deixo fermentando a 10°C e quando a fermentação estiver quase completa (acredito em uns 7 dias) vou aumentando a temperatura meio grau por dia até chegar à temperatura ambiente,certo? Aqui em São Paulo, onde faço as brassagens a temperatura ambiente fica entre 17 e 18°C nesta época. No total vai levar mais ou menos uns 15 a 20 dias, acredito. Depois levo ela a zero graus por uns 3 dias pra clarear. Aqui mais uma dúvida: Neste ponto já posso fazer o primming e engarrafar e deixo lagering na temperatura ambiente por um ou dois meses, ou deixo no fermentador secundário? Z temperatura de lagering é a ambiente?
 
Me desculpe a pergunta um ano depois, mas como todos gostaram de sua receita gostaria que você ou outro colega me tirasse essa dúvidas.
 
Pessoal, vou brassar essa ceva e gostaria de saber qual dessas 2 leveduras é mais adequada para a Urquell?

- American Lager
http://www.lojavirtual.levteck.com.br/American_Lager_TeckBrew_81_Sache/prod-4258874/

- German Lager II
http://www.lojavirtual.levteck.com.br/German_Lager_II_TeckBrew_84_1_Litro/prod-4518872/

Cara nenhuma das duas, o ideal seria a levedura propria para bohemian pilsner.
Se não me engano a Wyeast tem a pilsner Urquell que é a Wyeast 2001 e a White Labs tem a W800.
Ambas a mesma cepa....
ABs
 
Obrigado pelo suporte Tiago!
Realmente não me parece contaminação, é bem leve o azedo e o cheiro da cerveja está bem agradável. Tudo indica que ela ainda está "verde", sei que o lagering demora bastante para arredondar a cerveja.
Vamos aguardar as próximas semanas...

Abr.
AnteK
Tiago: Sei que o tópico é antigo mas por favor, me tire somente uma dúvida.
Depois da fermentação secundária:

1. Faço o primming, engarrafo e faço o lagering, ou
2. Faço o lagering no fermentador secundário (sem a lama) e depois faço o primming e engarrafo?

Qual seria mais adequado para arredondar o sabor?
 
Ops. acho que sem querer mandei errado. A pergunta seria pro Tiago. Caso alguém possa me ajudar fico no aguardo.
 
Sugiro a opção 1. A 2 tornaria difícil carbonatar na garrafa devido ao tempo de lagering...
 
Estou acompanhando a discussão, e quero acrescentar a minha experiência com relação ao sabor maltado da Urquell :
Acho de uma interpretação bastante pessoal, mas pra mim a adição do malte melanoidina gera todo esse caráter maltado adocicado, que lembra melado ou até mesmo o próprio mel. Nas primeiras semanas de maturação esse sabor não é tão presente, porque o lúpulo ainda aparece muito na frente, desequilibrando o conjunto. Mas após 30 dias aquele meladinho discreto e saboroso já começa a se pronunciar...
Então continuo insistindo : Pilsner Urquell = malte pilsen + malte melanoidina e só!

Caro Leonésio, obrigado por suas contribuições. Também sou fã do estilo pilsner da Urquel. Já fiz dois lotes, o primeiro errei no cálculo da densidade inicial e a cerveja ficou com 2,5% de álcool, mas o sabor ficou bom, parecendo um chopp bem leve. A segunda já ficou bem melhor, porém quando fui engarrafar, depois de dois meses quando ficou no ponto, só deu para quatro garrafas... Fiz 34 litros, mas durante o período de experimentação, bebi 32 litros!!! Que vergonha, fiz a propaganda para os amigos, para a família, prometi garrafas... kkkkk Vou ter que moderar agora.
Estou me preparando para fazer o terceiro lote e li o post desde o início, foi muito legal. Suas contribuições, as dicas do Thiago e de outros que postaram suas experiências. Depois vou fazer o meu relato e conta um pouco como foi o processo. Obrigado e parabéns, juntos podemos fazer cervejas melhores.
 
Caro Leonésio, obrigado por suas contribuições. Também sou fã do estilo pilsner da Urquel. Já fiz dois lotes, o primeiro errei no cálculo da densidade inicial e a cerveja ficou com 2,5% de álcool, mas o sabor ficou bom, parecendo um chopp bem leve. A segunda já ficou bem melhor, porém quando fui engarrafar, depois de dois meses quando ficou no ponto, só deu para quatro garrafas... Fiz 34 litros, mas durante o período de experimentação, bebi 32 litros!!! Que vergonha, fiz a propaganda para os amigos, para a família, prometi garrafas... kkkkk Vou ter que moderar agora.
Estou me preparando para fazer o terceiro lote e li o post desde o início, foi muito legal. Suas contribuições, as dicas do Thiago e de outros que postaram suas experiências. Depois vou fazer o meu relato e conta um pouco como foi o processo. Obrigado e parabéns, juntos podemos fazer cervejas melhores.
Eu também entro neste exato paradoxo: se ficou boa, vou querer degustar (a maioria), estudando as variações do tempo, etc, entretanto, se não ficou boa, como vou convidar um amigo para experimentar, prefiro tomar, até para acertar da próxima vez.
 
Receita Pilsner Urquell

Tipo: Bohemian Pilsner
País: República Tcheca
OG: 1052
FG: 1013
IBU: 43
ABV: 5%

Receita (20 litros):

– 4,3kg de malte Pilsen

– 230g de malte Cara-Hell

– 60g de malte Dark Munich

– 90 minutos a 66ºC

– 90 minutos de fervura

– 76g de lúpulo Saaz 3% AA (90 minutos)

– 28g de lúpulo Saaz (15 minutos)

– 28g de lúpulo Saaz (3 minutos)

– 1 pacote de levedura Saflager S-189

– 1 semana fermentando a 11ºC

– Trasfegar pro segundo balde

– dry-hop com 14g de lúpulo Saaz

– 1 semana maturando a -1ºC
 
Receita Pilsner Urquell

Tipo: Bohemian Pilsner
País: República Tcheca
OG: 1052
FG: 1013
IBU: 43
ABV: 5%

Receita (20 litros):

– 4,3kg de malte Pilsen

– 230g de malte Cara-Hell

– 60g de malte Dark Munich

– 90 minutos a 66ºC

– 90 minutos de fervura

– 76g de lúpulo Saaz 3% AA (90 minutos)

– 28g de lúpulo Saaz (15 minutos)

– 28g de lúpulo Saaz (3 minutos)

– 1 pacote de levedura Saflager S-189

– 1 semana fermentando a 11ºC

– Trasfegar pro segundo balde

– dry-hop com 14g de lúpulo Saaz

– 1 semana maturando a -1ºC

Olá tudo bem?
4 coisas que me chamaram a atenção, e se não estou enganado, importantes e não custa nada: :)
• Cerveja Lager ... usar 2 pacotes de fermento pra 20 litros de cerveja.
• Temperatura recomendada de fermentação entre 12 e 15ºC
• Acho que seria legal deixar uns 2 dias a uns 17ºC pro esquema do Diacetil.
• Se vai fazer trasfega de balde após o termino da fermentação, acredito que seria legal fazer depois do DryHop ... assim ja fica pra maturar com o minimo de coisas no balde.

Abração.
 
Olá tudo bem?
4 coisas que me chamaram a atenção, e se não estou enganado, importantes e não custa nada: :)
• Cerveja Lager ... usar 2 pacotes de fermento pra 20 litros de cerveja.
• Temperatura recomendada de fermentação entre 12 e 15ºC
• Acho que seria legal deixar uns 2 dias a uns 17ºC pro esquema do Diacetil.
• Se vai fazer trasfega de balde após o termino da fermentação, acredito que seria legal fazer depois do DryHop ... assim ja fica pra maturar com o minimo de coisas no balde.

Abração.


Olha nem sempre e assim olha a receita na foto de outra Urquell que encontrei na internet
 

Attachments

  • 14602707657_9d3e42f3b7_z.jpg
    14602707657_9d3e42f3b7_z.jpg
    124.2 KB · Views: 199
Pessoal acho que o tópico ta saindo do foco.... Pitch Rate não se mede em pacotes de fermento. E acho que essa nem é a discussão do tópico.
 
Pessoal, estive na República Tcheca e só tomei Pilsner Urquell lá. Interessante que não vi nenhum maltado adocicado e caramelado como relatado aqui. O que tomei foi uma cerveja muito leve, de espuma bem cremosa com maltado pronunciado mas sem caramelo, com sabores de pão tostado e com a característica principal de ser carregada de diacetil. Parece até que não fazem nenhum descanso pois parece até um pãozinho com manteiga. É uma cerveja muito equilibrada e sem dúvida a melhor pilsen que já tomei. Estou com uma na lagerização e não fiz descanso algum para buscar aquele sabor.

Talvez o caramelado seja mesmo resultado da oxidação visto que lá não tomam a cerveja com mais de uma semana de pronta.
 
Eu não faria dry hopping. Fiz meu clone desta cerveja sem e ficou ótima, bem aromática. Há muito tempo só faço dry hopping em cervejas extremas, como IPA, NEIPA e olhe lá. De resto obtenho ótimos resultados com o late hopping, ou seja carregar no lúpulo de aroma ao desligar a fervura.
 
Fala ae pessoal!!

Vou fazer mais uma vez minha receita clone de 20 litros da Urquell, só que dessa vez vou seguir o conselho do colega Leonésio, vou usar o WLP800. No site do Lamas, na descrição do produto eles indicam 1 sache para 20 litros e ae que fiquei em dúvida. Não seria melhor 2 sachês para 20 litros? Seguindo aquele velho mantra que para Lagers se deve dobrar a quantidade de leveduras em relação as Ales.
Gostaria de saber opiniões dos colegas que já usaram a WLP800.
Abraço!!
 
Olá RMoura,

Antes de definir a quantidade de pacotes (ou o tamanho do starter...), recomendo verificar a data de produção das leveduras. Em geral as importadas não são tão frescas... Isso afeta diretamente a viabilidade e , por consequência, o pitch rate.

Com essa info, inpute em uma calculadora tipo brewersfriend.com, avalie contra sua receita (volume, og) e chegue na qtd necessária.

Pelo preço que o Lamas cobra, vale a pena o starter a partir de um pacote.

Abs
 
Olá RMoura,

Antes de definir a quantidade de pacotes (ou o tamanho do starter...), recomendo verificar a data de produção das leveduras. Em geral as importadas não são tão frescas... Isso afeta diretamente a viabilidade e , por consequência, o pitch rate.

Com essa info, inpute em uma calculadora tipo brewersfriend.com, avalie contra sua receita (volume, og) e chegue na qtd necessária.

Pelo preço que o Lamas cobra, vale a pena o starter a partir de um pacote.

Abs


E ae Persevalli!!

Com certeza, a data de produção das leveduras é um detalhe que sempre estou atento.
Abs!!
 
Tesouro perdido, achei o clone que fiz a 6 meses. Meu parecer ficou melhor, digamos que mais parecida que a versão que encontramos aqui no Brasil. Ela está menos amarga, diacetil desapareceu, mais gosto de pão e um leve dulçor do melano.
 

Attachments

  • IMG_20190315_195648497.jpg
    IMG_20190315_195648497.jpg
    20.5 KB · Views: 80
Essa é a minha.

Receita simples. 92% pilsen, 5,2% melano, 2.8% acid.
100% Saaz (muito em adições tardias), w34-70.
Lager de 30 / 40 dias.
Carbonatação forçada.
 

Attachments

  • image.jpeg
    image.jpeg
    36.7 KB · Views: 148
  • image.jpeg
    image.jpeg
    55.3 KB · Views: 134
Tava querendo fazer esse receita anexada, minha dúvida são duas, primeiro a temperatura ambiente aqui em salvador e muito alta, chegando a uns 18 graus ( subindo 0,5 graus p/dia) tá bom?
E a segunda é sobre o priming, devo fazer antes ou depois ou durante maturação? Meu medo são as leveduras não estarem mais ativas apos a maturação de dois meses.
 

Attachments

  • Screenshot_20190404-012857.png
    Screenshot_20190404-012857.png
    107.9 KB · Views: 110
Bom dia senhores.. Irei brassar 50 litros da receita discutida no sabado... Comprei o fermento WLP800 (caro pra burro), vou fazer um starter e vamos ver oq vai sair... Logo mais posto mais coisas.
 
Bom dia senhores.. Irei brassar 50 litros da receita discutida no sabado... Comprei o fermento WLP800 (caro pra burro), vou fazer um starter e vamos ver oq vai sair... Logo mais posto mais coisas.

Ola Carlos, onde conseguiu o WLP800?

Obrigado.
 
Estou acompanhando a discussão, e quero acrescentar a minha experiência com relação ao sabor maltado da Urquell :
Acho de uma interpretação bastante pessoal, mas pra mim a adição do malte melanoidina gera todo esse caráter maltado adocicado, que lembra melado ou até mesmo o próprio mel. Nas primeiras semanas de maturação esse sabor não é tão presente, porque o lúpulo ainda aparece muito na frente, desequilibrando o conjunto. Mas após 30 dias aquele meladinho discreto e saboroso já começa a se pronunciar...
Então continuo insistindo : Pilsner Urquell = malte pilsen + malte melanoidina e só!
Qual o percentual que vc usou ?
 
Essa é a minha.

Receita simples. 92% pilsen, 5,2% melano, 2.8% acid.
100% Saaz (muito em adições tardias), w34-70.
Lager de 30 / 40 dias.
Carbonatação forçada.

Fala ae Persevalli!!

Parabéns pela receita. Só uma dúvida: qual o objetivo do malte acidificado no grist? Você tem problemas com PH ou alta alcalinidade na água que utiliza?
Abraço!!
 
Blz Rmoura?

Somente para buscar o PH ideal para a mostura sem uso de ácidos e sais.
Minha água é leve e tem PH usual, o restante os maltes trazem pro ponto.

Abs
 
Comprei 1 voal só, meio caro essa levadura... Mas ela era de Dezembro também.... Fiz um bom starter nela pra compensar
 
Obrigado Carlos, cara mesmo, sempre faço starter tb, normalmente 2 litros. Estou neste momento fermentando uma com Weiss com WLP300 e uma Tripel com o WLP500, sou louco pra testar o WLP800 - depois passe o seu feedback por favor!

Abs
 
Boa noite pessoal, também gosto muito da Urquell há muito tempo. Estou começando a fazer minhas cervejas agora, e pensando em fazer uma clone nos próximos dias.

Li o tópico todo e acompanhei todas as discussões, Acredito que posso fazer algumas considerações importantes para quem se aventura em clonar a Urquell:
- A Urquell foi importada para o Brasil em umas 3 fases: a primeira lá pelos idos de 2007 de forma independente; a segunda em 2012, já pela SAB Miller; e a terceira, agora em 2019, por outra importadora - apesar da aquisição da SAB Miller pela Ambev em 2015, a Ambev não está trazendo ela para o Brasil.
Nessa primeira fase, lembro dela "sobrando" nas lojas do pão de açúcar - várias promoções e, acredito, elas podem ter ficado velhas mesmo. Recentemente comprei no EAP em SP uma garrafa dela e não me pareceu ser a mesma que provei na república Tcheca em 2013, mas meu paladar pode ter mudado...
- Quando estive na Republica Tcheca, bebi muito da Urquell (mais barata que a água) e era muito boa. Mas depois fui visitar a fábrica em Pilsen e bebi a não pasteurizada que eles servem para os visitantes - ela é muito diferente. Segundo disseram na visita, a Urquell é produzida em outras plantas (se não me engano, na Africa do Sul também), e toda Urquell vendida é pasteurizada. Somente na fábrica em Pilsen era possível provar uma direto do Barril.
- Em falando do barril, eles realmente eram de madeira. A fermentação era em barril aberto de madeira. A maturação ocorria também em barris de madeira, e todos pareciam ser muito antigos. Tanto a fermentação quanto a maturação eram feitas no subsolo da cidade, no início da fábrica, meados de 1800, eles armazenavam a neve do inverno lá, para manter a temperatura baixa da fermentação e maturação por mais tempo. Mas mesmo quando visitei (no verão), ainda eram muito frios esses corredores (no site fala para ir com roupas quentes que a temperatura é em torno de 5 graus.
- A fábrica estava sendo modernizada em 2014. eles estavam trocando as "panelas" de cobre, por panelas maiores de "aço inox". Então pode ser que hoje, ainda mais sendo da Ambev, ela já não seja a mesma coisa.
- A malteação era na própria fábrica
Curiosidade: na lojinha deles vendiam barril de 5 litros e o tour pela fábrica era feito com guias vestidos a caráter (de 1842) rsss

Ingredientes, segundo eles:
soft water from Pilsen, malt produced in our facility from a special variety of Bohemian spring double-row barley, Žatec semi-ripe red hops and special brewer’s yeast.

https://www.prazdrojvisit.cz/en/tours/pilsner-urquell-brewery-tour/
 
Boa noite pessoal, também gosto muito da Urquell há muito tempo. Estou começando a fazer minhas cervejas agora, e pensando em fazer uma clone nos próximos dias.

Li o tópico todo e acompanhei todas as discussões, Acredito que posso fazer algumas considerações importantes para quem se aventura em clonar a Urquell:
- A Urquell foi importada para o Brasil em umas 3 fases: a primeira lá pelos idos de 2007 de forma independente; a segunda em 2012, já pela SAB Miller; e a terceira, agora em 2019, por outra importadora - apesar da aquisição da SAB Miller pela Ambev em 2015, a Ambev não está trazendo ela para o Brasil.
Nessa primeira fase, lembro dela "sobrando" nas lojas do pão de açúcar - várias promoções e, acredito, elas podem ter ficado velhas mesmo. Recentemente comprei no EAP em SP uma garrafa dela e não me pareceu ser a mesma que provei na república Tcheca em 2013, mas meu paladar pode ter mudado...
- Quando estive na Republica Tcheca, bebi muito da Urquell (mais barata que a água) e era muito boa. Mas depois fui visitar a fábrica em Pilsen e bebi a não pasteurizada que eles servem para os visitantes - ela é muito diferente. Segundo disseram na visita, a Urquell é produzida em outras plantas (se não me engano, na Africa do Sul também), e toda Urquell vendida é pasteurizada. Somente na fábrica em Pilsen era possível provar uma direto do Barril.
- Em falando do barril, eles realmente eram de madeira. A fermentação era em barril aberto de madeira. A maturação ocorria também em barris de madeira, e todos pareciam ser muito antigos. Tanto a fermentação quanto a maturação eram feitas no subsolo da cidade, no início da fábrica, meados de 1800, eles armazenavam a neve do inverno lá, para manter a temperatura baixa da fermentação e maturação por mais tempo. Mas mesmo quando visitei (no verão), ainda eram muito frios esses corredores (no site fala para ir com roupas quentes que a temperatura é em torno de 5 graus.
- A fábrica estava sendo modernizada em 2014. eles estavam trocando as "panelas" de cobre, por panelas maiores de "aço inox". Então pode ser que hoje, ainda mais sendo da Ambev, ela já não seja a mesma coisa.
- A malteação era na própria fábrica
Curiosidade: na lojinha deles vendiam barril de 5 litros e o tour pela fábrica era feito com guias vestidos a caráter (de 1842) rsss

Ingredientes, segundo eles:
soft water from Pilsen, malt produced in our facility from a special variety of Bohemian spring double-row barley, Žatec semi-ripe red hops and special brewer’s yeast.

https://www.prazdrojvisit.cz/en/tours/pilsner-urquell-brewery-tour/

Cara, muito legal a experiência! Obrigado por compartilha conosco.

Boa sorte no clone desta inalcançável Pilsner Urquell!
 
meses depois... Alguém "alcançou" a Urquell? rsrs

Estou programando minha primeira bohemian pilsener para semana que vem, tentando chegar á Wäls pilsen, minha preferida, pois não encontrei na Urquell tudo isso que vocês encontraram!
Conseguiu algo com a pilsen da Wals? Curto muito ela também.
 
Quanto a levedura eu utilizei a Y09 Urquell Lager da DrYeast, que equivale à Wyeast 2001. Me pareceu muito boa.
 

Latest posts

Back
Top