• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

40 minutos de mostura ???? o que houve ?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

everthon

New Member
Reaction score
0
pessoal . . me ajudem ! ! ! ! !
ONTEM FUI FAZER UMA IPA 30 LTS
tudo normal, aquecia a agua a 70º e despejei o malte . . apos 40 mim fiz o primeiro teste do iodo , pra minha surpresa ele bateu zerado ! ! ! !
o que pode ter acontecido ???
ja fiz essa receita algumas vezes e nunca aconteceu isso ! ! ! !
no minimo q levou das outras vezes foi 90min . .
e agora ???
eu não tenho um densimetro ainda . . então nao sei qual foi minha eficiencia . . .
seria talvez a panela q usei ???
usei uma de 80 lts . . filtro de fundo falço e bomba de recirculação . . .
alguem me ajude

Não tem problema acontecer conversão completa em 40 minutos. Porém, se vc sempre fez com 90 minutos, pra que foi verificar teste do iodo com 40? Deixa seu padrão normal de 90min e pronto.

Não precisa desesperar. E outra, se vc fez a cerveja ontem, não entendi bem que tipo de ajuda vc precisa hj.

Em tempo: como assim não tem densímetro? não mede densidade? faz cerveja sem sequer se preocupar em saber o teor alcoólico da sua breja?

E sem saber a atenuação, se terminou a fermentação.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Faz mais de ano que não faço teste do iodo, dependendo da receita mostura de 60 min, dependendo 90. O que converteu converteu, o que não converteu não converte mais e pau no gato.

tudo normal, aquecia a agua a 70º e despejei o malte . . apos 40 mim fiz o primeiro teste do iodo , pra minha surpresa ele bateu zerado ! ! ! !
e agora ???
eu não tenho um densimetro ainda . . então nao sei qual foi minha eficiencia . . .
alguem me ajude

Cara, eu li uma matéria uma vez que fala sobre a moagem relacionada com a velocidade de conversão de açúcares. A matéria dizia que quanto mais moído fosse o malte teoricamente a velocidade de conversão aumentaria, porém, como sabemos, a moagem realizada muito fina pode gerar muitos problemas durante o processo como, por exemplo, adstringência na cerveja e piora na filtragem da cerveja antes da fervura. Por acaso você mudou a maneira ou o equipamento de moer o malte? Percebeu maior quantidade de partículas no mosto durante a fervura/trasfega para o fermentador? Se sim, provavelmente teve problemas na moagem. Se não, outros vários fatores podem ter ocasionado, mas não tenho conhecimento profundo sobre.
Algo importante a se observar e que as vezes pode passar batido por acharmos não ter representatividade é a coleta de amostras para teste de iodo! Se caso você coletar amostras do meio da panela de brassagem provavelmente terá uma conversão aparentemente mais acelerada pois a temperatura no centro se mantém melhor, já se coletar amostra de cima poderia ter falsa impressão de baixa conversão. O ideal é homogeneizar o mosto antes de coletar a amostra seja com a pá cervejeira ou por bomba(recirculação) caso utilize no processo.

e agora ???
alguem me ajude

Isto acontece porque as enzimas fizeram o seu trabalho na melhor temperatura para eficiencia de conversão.
Se vc usar a melhor temperatura para atividade de cada uma das enzimas seu resultado vai ser sempre este... o dificil é acertar porque cada malte tem a sua.
O que houve é um acerto as cegas, nada demais, chamaria de um processo eficaz e eficiente.

Primeiramente compre um densímetro, é sério, não é um item tão caro assim para não ter.

Eu não faço teste de iodo, faço mostura em 90 minutos e pronto, esse tempo é mais do que suficiente para converter..

O teste de iodo geralmente dá negativo bem rápido, no meu sistema em 25min, isso não quer dizer que a conversão acabou ali, é só medir no densímetro que verá que mesmo após o teste de iodo dar negativo, a densidade continua subindo bem. Eu mesmo também parei de usar o teste, a única coisa para que ele serve é te mostrar se fez algum erro muito tosco que basicamente detonou as enzimas, fora isso ele não te mostra muito mais.
Use o densímetro, cuide da temperatura e deixe lá pelo menos uma hora. Dá para deixar menos? Até dá mas por que você teria tanta pressa assim? A cerveja demorará um mês para ficar pronta, não será 20 min a menos que vai acelerar o processo.

abs

Victor

Back