• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

1a Vienna Lager

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

guimmartins

New Member
Reaction score
0
Bom dia / Boa Tarde / Boa noite pessoal,

Até hoje eu sempre comprei receitas prontas pela internet ou achei receitas prontas pra copiar ou fazer algum ajuste, mas agora estou tentando desenvolver a minha propria receita para a proxima brassagem. Minha intenção é fazer uma vienna lager e gostaria que vocês me desse opiniões/sugestões a respeito da receita que eu estou pensando.

Segue a receita:

O Volume final da brassagem vai ser em torno de 14 litros pq meu fermentador é de 10

Maltes:
MALTE WEYERMANN® CARAHELL® - 375g (12,5%)
MALTE WEYERMANN® VIENNA® - 1441g (48%)
Malte Chateau Munich - 720g (24%)
MALTE WEYERMANN® MELANOIDINA - 375g (12,5g)
Malte Chateau Oat (AVEIA MALTADA) - 90g (3%)
Total de 3kg de maltes

Lúpulo:
TETTNANG TETTNANGER - 15g (aroma)
CHALLENGER - 15g (amargor)

Fermento:
minha ideia inicial era usar o FERMENTO CALIFORNIA LAGER MANGROVE JACKS M54 mas está impossível de achar então vou substituir pelo FERMENTO FERMENTIS S-23 inicialmente. Escolhi esses porque não tenho um controle de temperatura para a fermentação e eles aceitam uma faixa maior de temperatura para operação.

Desde já agradeço pelas opiniões.

Abraços

Bom dia / Boa Tarde / Boa noite pessoal,

Desde já agradeço pelas opiniões.

Abraços

Eu tiraria o malte de aveia. Posso estar enganado, mas creio que quando usamos aveia, fica muito difícil conseguir uma cerveja cristalina no final. Whirfloc também pode ajudar na clarificação.

Tambéum usaria um pouco de nutriente, para dar uma forcinha a mais para a levedura.

Capricha na fermentação, sem pressa.

Segue uma receita (25 litros envasados) que eu fiz em Outubro, que ficou muito boa, na opinião de quem provou.

German Pilsner 2 kg 33%
Vienna Malt 2 kg 33%
Munich Malt 1 kg 17%
CaraPils 500 g 8%
CaraBlond 500 g 8%

Perle (Germany) 30 g First Wort
Spalter (Germany) 50 g Boil 5 min

Fermento - S23

Fermentei por 3 semanas a 12ºC, depois mais 1 semana a 16ºC, depois deixei mais 2 semanas a 0ºC e envasei com priming de 5 g/l.

Resfriei o mosto até uns 35ºC via chiller, passei para o fermentador, coloquei na geladeira, esperei chegar a 12ºC e só então inoculei o fermento.

Hidratei o fermento em água fervida e resfriada até uns 30ºC, depois deixie esfriar até a temperatura ambiente e em seguida coloquei por uns 30 minutos na geladeira onde o fermentador já estava para esfriar mais um pouco e não dar choque térmico no fermento, aí inoculei.

E, por último, separe algumas garrafas e guarde na geladeira por pelo menos 6 meses (exercício de paciência e domínio sobre o desejo rs..). Vai ser outra cerveja, você vai ficar admirado da diferença que dá.

Clarificou com gelatina?
Adicionou mais fermento junto com o priming?

Sem gelatina, só as 2 semanas a 0ºC mesmo. Ficou bem límpida.

Não adicionei mais fermento não.

Abri a primeira garrafa após umas duas semanas de refermentação, a carbonatação estava normal. A refermentação foi em temperatura ambiente.

Eu tiraria o malte de aveia.

a ideia do malte de aveia foi porque eu li que ele da uma maior retenção na espuma, que é uma das coisas que eu quero.. por isso só coloquei 3%

mas como vc chegou nesse tempo e nessas temperaturas de fermentação? foi por tentativa e erro mesmo ou vc pegou de algum lugar? ou foi só pela atividade na airlock?

a ideia do malte de aveia foi porque eu li que ele da uma maior retenção na espuma, que é uma das coisas que eu quero.. por isso só coloquei 3%

O Carahell da receita já vai contribuir com a espuma, sem prejudicar a limpidez.

mas como vc chegou nesse tempo e nessas temperaturas de fermentação? foi por tentativa e erro mesmo ou vc pegou de algum lugar? ou foi só pela atividade na airlock?

A temperatura de 12ºC é bem a média para Lagers (de 10ºC a 15ºC).

A temperatura de 16ºC é minha preferência pessoal para o descanso diacetil.

Três semanas para a primária de Lager eu acredito ser um tempo razoável, mas poderia deixar mais uma semana.

Uma semana para descanso diacetil também considero suficiente para Lager.

Duas semanas a 0ºC é suficiente para clarificar Lagers, pela minha experiência. Após a clarificação eu uso auto-sifão para trasfegar para o balde de envase, e faço a trasfega sem tirar o fermentador da geladeira, para evitar levantar o material decantado novamente.

E eu não uso airlock e nem blowoff (só uso blow off para evitar sujeira quando o fermentador fica com pouco head space).

Back