• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Água de Brassagem

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Demetrius Lima

New Member
Reaction score
0
Cervejeiros,

No final de semana passado, estava fazendo 20L de uma APA utilizando fundo falso.

Se eu não me engano a quantidade total de malte era em torno de 4,5kg.

Segundo a receita, a quantidade de água na mostura era em torno de 11L e na lavagem era em torno de 19L.

A questão é que quando joguei o malte nos 11L que estava na panela de mostura, me pareceu muito pouca água, pois o malte não ficou imerso em água...acabou ficando uma pasta de malte.

Acabei colocando mais água pra completar e deixar os maltes imersos.

Duvida 1: Devo considerar a água "perdida" embaixo do fundo falso e considerar os 11L acima do fundo falso?

Duvida 2: na fervura, utilizei uma panela de 68L e percebi que demorou muito pra iniciar a fervura, será que o tamanho da panela influencia ? Estava utilizando um fogao de alta pressão e só fervia quando tampava um pouco a panela...

Obrigado.
Abraços

Bom dia Demetrius,
A quantidade de água que se coloca na mosturação quando se utiliza a lavagem dos grãos, é uma proporção que varia entre 2.5 à 3x o peso dos grãos, ou seja, para cada KG de malte você multiplica por 2,5 até 3.
Então, para 4,5 kg de malte que você utilizou, a quantidade de água à ser utilizada é de 11,25 litros (2,5) à 13,5 litros (3) de água + lavagem (o restante).
Essa é a quantidade de água que deves considerar, independente de utilizar bazooka ou fundo falso.
Porém, se você tiver uma panela grande vai dificultar todo esse processo de conversão, é evidente que uma grande quantidade de água ficará em baixo do fundo falso e não é exatamente o que queremos.
Com uma panela de 68 litros porque não fez BIAB com duas panelas? Coloque toda a quantidade de água (a eficiência geralmente é 60 a 65%, menor do que quando se faz a lavagem dos grãos) na panela de 68 litros e depois faça apenas uma recirculação manual, em seguida coloque na panela de fervura e pronto.
Mais um detalhe, não se tampa panela de fervura pois o ideal é que evapore mesmo. Uma panela grande pode sim dificultar a fervura e e acredito que você pode ter mais perdas do que uma panela ajustada à seu equipamento. Não sei em termos técnicos o que realmente acontece mas tampar a panela é errado.
Espero ter ajudado.
att.

Bom dia Demetrius,
A quantidade de água que se coloca na mosturação quando se utiliza a lavagem dos grãos, é uma proporção que varia entre 2.5 à 3x o peso dos grãos, ou seja, para cada KG de malte você multiplica por 2,5 até 3.
Então, para 4,5 kg de malte que você utilizou, a quantidade de água à ser utilizada é de 11,25 litros (2,5) à 13,5 litros (3) de água + lavagem (o restante).
Essa é a quantidade de água que deves considerar, independente de utilizar bazooka ou fundo falso.
Porém, se você tiver uma panela grande vai dificultar todo esse processo de conversão, é evidente que uma grande quantidade de água ficará em baixo do fundo falso e não é exatamente o que queremos.
Com uma panela de 68 litros porque não fez BIAB com duas panelas? Coloque toda a quantidade de água (a eficiência geralmente é 60 a 65%, menor do que quando se faz a lavagem dos grãos) na panela de 68 litros e depois faça apenas uma recirculação manual, em seguida coloque na panela de fervura e pronto.
Mais um detalhe, não se tampa panela de fervura pois o ideal é que evapore mesmo. Uma panela grande pode sim dificultar a fervura e e acredito que você pode ter mais perdas do que uma panela ajustada à seu equipamento. Não sei em termos técnicos o que realmente acontece mas tampar a panela é errado.
Espero ter ajudado.
att.

Entendi...

Acredito que ficou uma quantidade de água elevada debaixo do fundo falso, por isso ficou meio pastoso.

Nesse caso acho que colocar um pouco mais de água ajudou.

Eu ja fiz BIAB, porém quero aprender mais técnicas pra aprendizagem mesmo, e como foi a minha primeira com fundo falso, fiquei nessa dúvida.

Será que vale a pena eu utilizar aqueles ebulidores pra ajudar na fervura?

Abs.

Realmente...

Com o fundo falso às vezes "falta água" pra cobrir todo o malte.
Em geral dá pra adicionar mais água e descontar essa água extra da água de lavagem (ou considerar apenas o volume acima do fundo falso... e considerar o volume abaixo como parte da água de lavagem)

Mas o ideal mesmo é não ter um volume certo de água de lavagem.
Deve-se lavar até ter a OG/volume desejado.
A quantidade de água pode variar de acordo com o rendimento da mostura.

Minha OG ficou abaixo do esperado.

Isso pode ter relação com a temperatura da água de lavagem?
Velocidade da lavagem?
Mosturação? (O teste de íodo mostrou que havia convertido)

Back