• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Wee Heavy - Dicas de receita

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Hehehe, exatamente. Acabou que tirei férias de 15 dias e deixei ele lá de boas. Cheguei atenuou até onde previa . Realmente tem que ter paciência, no mínimo 3 semanas para atenuar legal.
Peguei 5l e vou deixar num garrafão com lasca de carvalho americano por 1 ano maturando.

Se deixar solto, o carvalho toma conta da cerveja, a ponto de virar chá de madeira, hehe.

Faça a infusão e acompanhe, quando chegar no ponto que você curtir, tire o carvalho e deixe ela maturar o quanto achar necessário.

Eu gosto de envelhecer as minhas levas direto na garrafa, pois acho mais prático de guardar e acompanhar a evolução, mas nada contra envelhecer no galão. Apenas arrume um galão fosco, para não causar 'light struck'.

Abraços!

Se deixar solto, o carvalho toma conta da cerveja, a ponto de virar chá de madeira, hehe.

Faça a infusão e acompanhe, quando chegar no ponto que você curtir, tire o carvalho e deixe ela maturar o quanto achar necessário.

Eu gosto de envelhecer as minhas levas direto na garrafa, pois acho mais prático de guardar e acompanhar a evolução, mas nada contra envelhecer no galão. Apenas arrume um galão fosco, para não causar 'light struck'.

Abraços!

Valeu as dicas Jeferson,
Então o garrafão tá dentro do freezer horizontal a 6°. E acrescentei 10g de lascas de carvalho. Pelo que eu li extrai bastante for infusão em scoth ou Bourbon. Assim direto na cerveja, pelo que li, o mínimo de tempo seria 4 meses. Vou deixar lá 1 ano pra ver, vou provar aos 4 pra sentir, se tiver satisfatório aí engarrafo e faço o priming. Acho que assim fica melhor pois se retira só os sabores e aromas da madeira.
Com relação a deixar maturar na garrafa com ctz é melhor. Mas não dá para esse experimento.
Já tô bebendo as que engarrafei e tá excelente. Só ficou fora da cor um pouco, que saí da receita que criei e acrescentei mais malte chocolate , que não vendia só os 250g que queria aí usei 500g msm. Pois não queria guardar a sobra. Ficou uma Brown Wee Heavy. Pô ficou show, bem maltada, aquele quentinho do álcool na medida certa. Se tá assim com 45 pós brassagem. Imagino as que forem envelhecendo na garrafa, separei um lote de 6 garrafas tb para deixar pelo menos 6 meses maturando.

Valeu e abraço

Abraços!

O que você quer dizer com infusão ?? Colocar em um hop bag e quando estiver no ponto tirar ??

O que você quer dizer com infusão ?? Colocar em um hop bag e quando estiver no ponto tirar ??

É. Simples assim.

Eu geralmente não uso hopbag porque gosto de envelhecê-las na garrafa, então, quando chega no ponto que eu gosto, eu envaso elas direto e os chips de carvalho vão embora junto com a lama.

Abraço.

Valeu as dicas Jeferson,
Então o garrafão tá dentro do freezer horizontal a 6°. E acrescentei 10g de lascas de carvalho. Pelo que eu li extrai bastante for infusão em scoth ou Bourbon. Assim direto na cerveja, pelo que li, o mínimo de tempo seria 4 meses. Vou deixar lá 1 ano pra ver, vou provar aos 4 pra sentir, se tiver satisfatório aí engarrafo e faço o priming. Acho que assim fica melhor pois se retira só os sabores e aromas da madeira.
Com relação a deixar maturar na garrafa com ctz é melhor. Mas não dá para esse experimento.
Já tô bebendo as que engarrafei e tá excelente. Só ficou fora da cor um pouco, que saí da receita que criei e acrescentei mais malte chocolate , que não vendia só os 250g que queria aí usei 500g msm. Pois não queria guardar a sobra. Ficou uma Brown Wee Heavy. Pô ficou show, bem maltada, aquele quentinho do álcool na medida certa. Se tá assim com 45 pós brassagem. Imagino as que forem envelhecendo na garrafa, separei um lote de 6 garrafas tb para deixar pelo menos 6 meses maturando.

Valeu e abraço

Rapaz... Big Beer é um universo a parte. Pelo menos eu curto demais a sensação de abrir uma garrafa 6 meses e perceber que cada ingrediente escolhido fez a diferença na composição da cerveja.

Eu tentei fazer uma solução com vodka um tempo atrás e não gostei muito, mas eu preciso testar de novo.

Foi com uma cerveja problemática. Deu problema no equipamento no dia da brassagem, eu me atrapalhei todo, enfim, preciso fazer de novo, com mais calma e mais objetividade.

Enfim, boa sorte e volte daqui a 4 meses pra atualizar o tópico, por favor.

PS: Sobre o carvalho, se forem chips americanos torrados, eu recomendo fortemente provar com 7 dias. O bicho é agressivo demais. :)

Abraço!

Buenas!
Sei que o post é antigo, mas somente agora decidi por me arriscar na brassagem de uma Wee Heavy.
Ipera, fiquei na dúvida com relação aos 150g de melado. Você utiliza ele durante a fervura? E fazendo a caramelização de alguns litros do mosto, o melado continua sendo necessário?
E só para confirmar, os 45 dias de maturação foram todos a 0°?

Valeu!

Ipera? Ou alguém poderia me tirar estas dúvidas?
Cheers!!!

Ipera? Ou alguém poderia me tirar estas dúvidas?
Cheers!!!

Cara, acho q tudo é customizavel. EU, acho q caramelizar o mosto acrescenta muita complexidade, que o melado não alcança. Vc pode fazer as duas coisas ou uma só delas, os resultados podem ser diferentes de todas as maneiras, cabe a vc testar e ver o que fica mais a seu gosto. Eu geralmente maturo a 8 -12 C.
Abraço

Back