• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Volume de mosto muito menor que a capacidade do fermentador

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Emersonnegao

New Member
Reaction score
0
Olás, cervejeiros
Esta é minha primeira postagem aqui no forum. Peço desculpas se, por acaso, minha dúvida esteja respondida em outro espaço. Procurei e nada encontrei. Portanto, aqui vai:
Existe algum problema em fermentar 40 litros de cerveja num fermentador cônico indupropil de 100 litros?

O CO2 produzido na fermentação é capaz de expelir o oxigênio presente no fermentador, ou há ainda outros fatores a serem relevados?

Muito obrigado

Emerson

Pelo que li, o CO2 é mais "pesado" que o O2. Desta forma o CO2 vai se acumular na parte baixa do fermentador e com o tempo de fermentação tende a expelir todo o O2.

Cara, na minha opinião, durante a fermentação primária é aceitável que você tenha um headspace maior do que o recomendado (essa recomendação varia dependendo da OG da cerveja, pois cervejas com OG maior geralmente geram mais krausen, e também da cepa de fermento utilizado), pois o CO2 da fermentação vai expulsar o oxigênio do fermentador.

Se você transfere a cerveja para uma fermentação secundária, aí sim eu vejo um grande problema de oxidar a cerveja, o que compromete o gosto, aroma e estabilidade da mesma.

Nunca fiz nenhum teste, mas seria bom ver o que os mais experientes aqui acham.

Ricardoms e Ipera,
Obrigado pela resposta. Foi o que pensei. No entanto, pretendo maturar no próprio fermentador cônico, apenas baixando a temperatura e retirando o fermento.E é ai que está a minha dúvida.

Será que o O2 entra no fermentador, uma vez que o espaço estará preenchido por CO2 advindo da fermentação?

Obrigado rapazeada!

Emerson

Back