• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Volume de água: brassagem X lavagem

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Reaction score
0
bom dia queridões!!

primeiramente peçø desculpa pq provavelmente esse tópico ja foi falado em algum lugar, porem não encontrei, se algum puder me enviar o link de onde foi discutido, agradeço.

minha duvida eh a seguinte:

normalmente faço minha receita de IPA com 33 litros de agua na brassagem e mais uns 27 na lavagem.. acho que eh porque eh o que cabe na panela da brassagem (45L), e os 27 eh o que normalmente inteiro pra ferver uns 50 litros. o problema eh que eu nem sei de onde tirei isso. ja fiz com mais agua e deu ruim e nisso fui adequando. entao eu queria mesmo eh saber qual a relação da quantidade de agua usado na brassagem e de com ate qtos litros posso circular/lavar.

GRADICIDO!!!!!! :tank: :+

Normalmente faço a brassagem com 2,5 litros para cada kilo de malte..

Na lavagem não calculo o quantidade de água, vou lavando até atingir o volume desejado para fervura, mas sempre acompanhando a densidade para fechar o cálculo de volume/densidade pré-fervura..

Eu uso 3 litros de água pra cada 1 kg de malte na mosturação.

E normalmente uso 20 litros pra lavagem... Que atinge mais ou menos a quantidade de água que uso pra ferver, como o amigo acima falou.

E também normalmente a densidade pré-fervura fica no esperado com esse volume pra mim. :mug:

O aceitável seria de 2 a 3 litros...eu, normalmente, uso 2,5...mas em levas mais alcoolicas, prefiro diminuir essa relação e aumentar o volume de lavagem...varia de caso a caso.

Mas faco da msm forma que o @dcunhamaciel

bom dia queridões!!

primeiramente peçø desculpa pq provavelmente esse tópico ja foi falado em algum lugar, porem não encontrei, se algum puder me enviar o link de onde foi discutido, agradeço.

minha duvida eh a seguinte:

normalmente faço minha receita de IPA com 33 litros de agua na brassagem e mais uns 27 na lavagem.. acho que eh porque eh o que cabe na panela da brassagem (45L), e os 27 eh o que normalmente inteiro pra ferver uns 50 litros. o problema eh que eu nem sei de onde tirei isso. ja fiz com mais agua e deu ruim e nisso fui adequando. entao eu queria mesmo eh saber qual a relação da quantidade de agua usado na brassagem e de com ate qtos litros posso circular/lavar.

GRADICIDO!!!!!! :tank: :+
Bom, citando literatura... e não minha opinião...

Se for ver livros como How to Brew, Complete Joy of Homebrewing, etc, a maioria cita algo entre 2 a 4 litros por kg. Alguns livros alemães com o Kunze citam proporções de até 6 litros por kg, e muitos utilizam proporções deste tipo para fazer técnica No Sparge (atenção com o pH).

Ou seja, no geral, escolha algo entre 2 a 4 litros por kg, conforme teu gosto pessoal.

Sobre volume da lavagem, é algo que eu particularmente não me preocupo em calcular... já que não me interessa o quanto eu adiciono de água, e sim o quanto eu acumulo na panela de fervura, ou seja, vou lavando até atingir o volume pré-fervura que projetei. Prefiro muito mais variar um pouco a densidade, que afeta praticamente só o teor alcoólico (e essa variação faz pouca diferença) do que variar todo o resto (cor, amargor, tudo que varia se vc alterar o volume projetado).

Abraço,

Latest posts

Back