• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Volume abaixo do esperado e Reconfiguração Beersmith.

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

erikdsba

Member
Reaction score
3
Olá a todos!

Estou nas minhas primeiras brassagens e tendo um problema em alcançar o volume desejado na produção da cerveja. Nas 2 realizadas eram para 20 litros em equipamento potencial para 40 litros.

As medidas foram feitas com base na altura dos baldes fermentadores, dando o seguinte volume: Na Primeira Brassagem (Ale): 16,53 l, fase de maturação; Na Segunda (lager): 14,69 l, fase de Fermentação.

Gostaria de saber como posso corrigir o volume de água para as próximas brassagens, sendo que vejo necessitar realizar mudanças nas configurações do equipamento utilizado no BeerSmith2.

Detalhe, ambas as situações estão estimando no ABV uma diferença superior de 1,3% e 2,1%, respectivamente em cada brassagem, via Estatística do Beersmith.

Attachments

• Perfil de Equipamento.jpg
    Perfil de Equipamento.jpg
    129.9 KB
  • Mostura.png
    Mostura.png
    63.2 KB
  • Fermentação.jpg
    Fermentação.jpg
    254.9 KB
A configuração do equipamento tem que ser revista. As perdas de trub e de fermentador com certeza são maiores.

A segunda imagem não dá para ler.

Procura no Youtube material da Acerva Pantaneira sobre configuração do BeerSmith.

Bom dia amigo,
Estou migrando para o BS agora então não poderei te ajudar muito... Só uma coisa me chamou a atenção...
Nos Baldes que conheço a base é diferente da boca, logo se os seus forem iguais aos da maioria essa medida vai sair dos conformes...

A configuração do equipamento tem que ser revista. As perdas de trub e de fermentador com certeza são maiores.

A segunda imagem não dá para ler.

Procura no Youtube material da Acerva Pantaneira sobre configuração do BeerSmith.

Olá claudiomsmg. Obrigado pela resposta.

Irei procurar sim, mas tutoriais a respeito das configurações do equipamento e me direcionarei para o material que vc sugeriu. Apesar que se eu não me engano inicialmente, comecei a assistir. De todo modo, irei ver sim.

Valeu Meu Velho!!!

Bom dia amigo,
Estou migrando para o BS agora então não poderei te ajudar muito... Só uma coisa me chamou a atenção...
Nos Baldes que conheço a base é diferente da boca, logo se os seus forem iguais aos da maioria essa medida vai sair dos conformes...

Olá LisboaPrates, tudo bem?

Sim. Fiz o cálculo considerando o tamanho das bocas do topo e da parte inferior que de fato são diferentes.

A única coisa que não tenho certeza se necessariamente teria que medir se é ao invés da circunferência do topo para obter o raio, seria a da mesma linha onde se encontra a altura do volume. - o que não acredito.

Vc sabe informar se é apenas das extremidades da altura ou até a linha onde se encontra o volume no balde?

Obrigado!

Vejo 3 hipóteses.

1. Tua evaporação deve ser maior que 8%.
2. Tu deve perder mais de 3 litros entre trub e fermentador
3. ABV maior que o esperado == OG maior que o esperado == lavou com menos agua do que deveria

Anotaste tudo desde o inicio do processo? Sem parametrização, não tem como ajustar a ferramenta.

Sugestão: Faça uma leva com o objetivo de levar 20 Litros de mosto para o fermentador, sem se importar muito com OG/FG neste momento.
Pegue uma receita qualquer de Pale Ale e utilize uns 4Kg de malte base + cristal. Vai ficar bom, tenha fé.

Faça sua cerveja e anote tudo que for possível anotar.

Agua inicial, quantidade de mosto pré-boil, og pré boil, quantidade de mosto na fervura, quanto evaporou, quanto de agua foi pra lavagem,
perdas pra panela (trub), temperaturas de strike/mosturação/lavagem, enfim, tudo que pode ser medido pode ser anotado.

Bote a cerveja pra fermentar e passe todo o processo para o BS, e, na próxima brassagem, siga o que ele recomenda e revise no final.

La para a quinta brassagem, o BS deve estar bem redondo, e, o mais importante, depois de tudo acertado, faça o backup.

E o backup do backup.

2 vezes.

E guarde bem. :)

Abraços,

Vejo 3 hipóteses.

1. Tua evaporação deve ser maior que 8%.
2. Tu deve perder mais de 3 litros entre trub e fermentador
3. ABV maior que o esperado == OG maior que o esperado == lavou com menos agua do que deveria

Anotaste tudo desde o inicio do processo? Sem parametrização, não tem como ajustar a ferramenta.

Sugestão: Faça uma leva com o objetivo de levar 20 Litros de mosto para o fermentador, sem se importar muito com OG/FG neste momento.
Pegue uma receita qualquer de Pale Ale e utilize uns 4Kg de malte base + cristal. Vai ficar bom, tenha fé.

Faça sua cerveja e anote tudo que for possível anotar.

Agua inicial, quantidade de mosto pré-boil, og pré boil, quantidade de mosto na fervura, quanto evaporou, quanto de agua foi pra lavagem,
perdas pra panela (trub), temperaturas de strike/mosturação/lavagem, enfim, tudo que pode ser medido pode ser anotado.

Bote a cerveja pra fermentar e passe todo o processo para o BS, e, na próxima brassagem, siga o que ele recomenda e revise no final.

La para a quinta brassagem, o BS deve estar bem redondo, e, o mais importante, depois de tudo acertado, faça o backup.

E o backup do backup.

2 vezes.

E guarde bem. :)

Abraços,

Obrigado jalexandre. Vejo que preciso fazer medidas e acompanhar com a régua para ir pegando as medidas de volumes e realizar as correções necessárias.

Quanto ao Peso da Tina de Mostura:
O Peso é apenas da panela vazia? Soma com o fundo falso ou o bazuca? ou, Com o peso total do equipamento com o malte a trabalhar?
Pergunto isso, pois vi em outro vídeo que era apenas do equipamento que teria que colocar na balança e também onde está pré-configurado em 4,54 kg, onde está bem acima do que configurei que relaciona-se apenas a panela (sem fundo falso) que na balança deu 1,7 kg.

Já as Perdas do Trub e Resfriamento para mim ainda tbm não ficou muito claro se é na soma das Tinas de mostura e fervura?

Back