• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Viagem de 4 horas com garrafas: risco explosao?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Machado666

Member
Reaction score
0
Amigos, irei viajar dia 31/12 e pretendo levar 2 levas. 3 garrafas de uma Pale Ale com 20 dias de engarrafamento e 3 de uma witbier com 15 dias de engarrafamento.

Ambas foram carbonatadas com acucar invertido no balde e posteriormente engarrafadas.

nao tive nenhuma explosao ou vasamento em casa, mas serao 4 longas horas d e carro por estradas com muitas curvas.

Ha algum risco?
Se gelar as cervejas antes a algo proximo de 5º, colocar com gelo em uma bag termica imagino minimizar qualquer acao de fermentacao certo?

o que acham?

MEU MEDO É PORQUE MINHA FILHA DE 1 ANO ESTARÁ NO BANCO DE TRAS, PROXIMO DAS GARRAFAS NO PORTA MALAS

Cara apesar de poder sim explodir nada q vc precise se preocupar com as garrafas na mala e as pessoas no banco de traz, se cerveja tivesse esse poder de explosão tavamos ferrados.... Alem do que é só vc levar elas no isopor cheio de gelo, q irá diminuir a pressão.

Garrafas só explodem se estiverem trincadas, ou se você super-carbonatou as cervejas por algum motivo (seja açúcar demais, fermentação primária inacabada, ou contaminação).

Ou seja, o fato de viajar em si não vai fazer muita diferença. Se explodirem, foi por outro motivo, e o fato delas serem chacoalhadas só foi o estopim.

Abraço,

Garrafas só explodem se estiverem trincadas, ou se você super-carbonatou as cervejas por algum motivo (seja açúcar demais, fermentação primária inacabada, ou contaminação).

Ou seja, o fato de viajar em si não vai fazer muita diferença. Se explodirem, foi por outro motivo, e o fato delas serem chacoalhadas só foi o estopim.

Abraço,

Guenther, sei que a fermentação so termina quando analisamos que parou de atenuar. Porem nao fiz esta analise uma vez que minhas levas sao de 10 litros e levei apenas 8 para o balde. Entao fiquei "amarrando" tirar 80ml para análise.
fermentação 10 dias: deixei 7 dias entre 19 e 20. depois deixei 3 dias a 25 graus conforme sua orientação em outros posts.
maturação 7 dias: levei para a geladeira para 7 dias de maturação a 5º sem trasfega do balde fermentador.
acredito que com isso consegui garantir alem de uma fermentacao proxima do ideal que ela fosse concluida.
no momento do primming fiz a trasfega para outro balde com cuidado para nao levar nada do fermento decantado no fundo.

agradeço demais sua ajuda

Amigos, irei viajar dia 31/12 e pretendo levar 2 levas. 3 garrafas de uma Pale Ale com 20 dias de engarrafamento e 3 de uma witbier com 15 dias de engarrafamento.

Ambas foram carbonatadas com acucar invertido no balde e posteriormente engarrafadas.

nao tive nenhuma explosao ou vasamento em casa, mas serao 4 longas horas d e carro por estradas com muitas curvas.

Ha algum risco?
Se gelar as cervejas antes a algo proximo de 5º, colocar com gelo em uma bag termica imagino minimizar qualquer acao de fermentacao certo?

o que acham?

MEU MEDO É PORQUE MINHA FILHA DE 1 ANO ESTARÁ NO BANCO DE TRAS, PROXIMO DAS GARRAFAS NO PORTA MALAS

Como dito anteriormente, se estourarem (não explodir) vai ser por outros motivos que não a viagem em si... Acabei de trazer uma caixa em uma viagem de 14h (SP - RS) e nada aconteceu...

Porem nao fiz esta analise uma vez que minhas levas sao de 10 litros e levei apenas 8 para o balde. Entao fiquei "amarrando" tirar 80ml para análise.

Mas você não mediu nem a FG antes de colocar o priming e engarrafar?

Se você tiver medido a OG e a FG, mesmo sem ter feito medidas intermediárias durante a fermentação, dá para saber o quanto atenuou e se a atenuação está dentro do previsto ou não.

Mas você não mediu nem a FG antes de colocar o priming e engarrafar?

Se você tiver medido a OG e a FG, mesmo sem ter feito medidas intermediárias durante a fermentação, dá para saber o quanto atenuou e se a atenuação está dentro do previsto ou não.

Isso medi. Atenuou e ficou dentro do esperado.
nao fiquei medindo dias seguidos pra saber quando terminou a fermentacao.

Isso medi. Atenuou e ficou dentro do esperado.
nao fiquei medindo dias seguidos pra saber quando terminou a fermentacao.

Então tá tranquilo!

Se você não errou no priming e colocou muito açúcar, o risco de explosão é desprezível.

Se levar as garrafas em um isopor com gelo então, pode-se dizer que o risco é zero.

E, mesmo assim, tiver uma garrafa trincada ou com defeito e ela se romper, vai ser só isso mesmo. Digo, romper a garrafá só. Quando você abrir o isopor vai ter uns cacos de vidro e cerveja derramada dentro, mas só isso.

Maravilha pessoal!
Viajarei tranquilo e beberei boas cervejas!
Obrigado a todos pelo conhecimento compartilhado.

Só pra constar eu viajei 1800(Mil e oitocentos) quilômetros com duas caixas de garrafas cheias quando fui em férias pra Bahia, não teve problema. De qualquer maneira eu não deixaria no banco com criança perto, colocaria no porta malas.

Pessoal, aproveitando o tópico, estou carbonatando uma APA, foi minha primeira brassagem e tive problemas na fermentação primária, que acredito que aconteceu pois eu não hidratei as leveduras OG: 1,051 e FG: 1,023 (esperado era 1.012). Me certifiquei que a densidade atenuou, ficou estável por 3 dias. De qualquer forma, o sabor está ótimo, engarrafei 13L e coloquei um prime "pré preparado" que eu comprei no lamas para 20L, como engarrafei só 13L, creio que coloquei 12g por litro. Vocês acreditam que eu possa ter problemas na carbonatação também? Vou viajar e pretendo levar as garrafas, pode ser um risco? Obrigado.

Pessoal, aproveitando o tópico, estou carbonatando uma APA, foi minha primeira brassagem e tive problemas na fermentação primária, que acredito que aconteceu pois eu não hidratei as leveduras OG: 1,051 e FG: 1,023 (esperado era 1.012). Me certifiquei que a densidade atenuou, ficou estável por 3 dias. De qualquer forma, o sabor está ótimo, engarrafei 13L e coloquei um prime "pré preparado" que eu comprei no lamas para 20L, como engarrafei só 13L, creio que coloquei 12g por litro. Vocês acreditam que eu possa ter problemas na carbonatação também? Vou viajar e pretendo levar as garrafas, pode ser um risco? Obrigado.

Colocaste a medida para 20L em 13L? Se for isso, acredito sim que haja chance de explosão.

É um frasco pra uma receita de 20L, a minha receita foi de 20L, mas com as perdas na fervura e do trub na maturação, rendeu 13L final. O problema que eu tive na fermentação primária tende a afetar a carbonatação também, não?

Latest posts

Back