• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Venda de cerveja (Sem imposto)

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Lucas, eu estava esperançoso quanto a isso... Mas liguei para o MAPA e eles me disseram que até o cara que vende chá mate na praia precisa, teoricamente, de uma autorização deles pra isso, e não é diferente para a cerveja artesanal.
Eu ainda não li tudo, mas a pessoa que me atendeu me deu um passo a passo para chegar na lei que trata sobre isso.

É esta aqui: http://sistemasweb.agricultura.gov....=1994&orgao=NI&codTipo=&desItem=&desItemFim=#

A diferença é que no caso da cerveja tem muita fiscalização, já pro pão e bolo a fiscalização é praticamente inexistente.

hahahahahahahaha
Nesse caso seria mais justo criar um novo troféu: "Escavadeira de ouro"...pois a pá seria pouco!!!
Desenterrou um tópico de 3 anos... só pra dizer "discordo"... sem apontar motivos ou argumentos
hehehe

HAHAHA.. discordo após 3 anos foi top.. mas esse tema é polêmico mesmo e quando você vai outros países então e vê que muitas dessas exigências para os pequenos não existem... aí sim é pra ficar puto mesmo...

Dúvida: Uma barbearia que de a cerveja artesanal no corte não estaria comercializando a cerveja porque não está vendendo a mesma. Seria necessário ter o MAPA mesmo se não comercializar (vender) a cerveja artesanal? Obrigado

Dúvida: Uma barbearia que de a cerveja artesanal no corte não estaria comercializando a cerveja porque não está vendendo a mesma. Seria necessário ter o MAPA mesmo se não comercializar (vender) a cerveja artesanal? Obrigado

Não sei, tem que perguntar/pesquisar...

o que eu posso dizer é que uma loja de insumos cervejeiros tinha uma geladeira para troca de cerveja entre os clientes... funcionava assim: o cliente A trazia um garrafa da sua produção e tinha o direito a levar uma garrafa da produção do cliente B.. trazia 2 garrafas, tinha direito a 2 garrafas..
Idéia super bacana da loja, não cobrava nada de ninguém.. pois o MAPA foi lá e azucrinou e tiveram que fechar a geladeira.

Então amigo, acho que em tese esse "controle" é para defesa da saúde, do consumo. Sendo assim, seria indiferente vender ou doar publicamente. Para mim, é claro, os objetivos e a forma desta regulamentação, em persistindo, precisam ser adequados aos dias atuais.

Last edited:
Back