• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Vazamento pelo airlock

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

msls

Member
Reaction score
2
Caros Cervejeiros,

Ontem a noite, antes de dormir completei o airlock com alcool 70% e fui dormir. Ocorre que a fermentação está muito vigorosa e quando fui olhar hoje pela manhã o airlock estava seco e vazou um pouco de cerveja por ele.
Imediatamente completei o airlock e limpei em volta. Como devo proceder nesses casos? Pensei em tirar o airlock para limpar, mas ao mexer nele corro o risco de cair essa sujeira dentro do balde. Devo me preocupar com contaminação. Como proceder nesses casos?
É minha quinta leva e a fermentação está no segundo dia a 18 graus controlado com TIC17. Foi utilizado o fermento Danstar Nottinghan em uma leva com OG de 1,064.
Abraços.
Márcio

Apenas complementando. Resolvi remover o airlock para limpeza.
Procedi da seguinte forma: Limpei toda a tampa com alcool 70, retirei a rolha e coloquei por cima um papel toalha encharcado de álcool. Descobri na marra que não é tão fácil limpar o airlock sujo de fermento. A melhor maneira que encontrei foi colocando detergente neutro e fui enchendo com água quente e agitando até sair toda a sujeira.
Sanitizei tudo novamente e coloquei de volta no fermentador, completando-o com alcool.
Quase que imediatamente, para minha alegria, voltou a borbulhar.
Já terminou a fermentação primária e o resultado da degustação está ótimo.
Meu procedimento foi correto? Poderia ter feito diferente? Sugestão para limpar melhor o airlock?
Enfim, só estou passando a informação caso interesse alguém.
Caro tienfensee, sou muito grato às informações deste fórum. Inclusive, não precisei fazer nenhum curso após ler muita coisa por aqui. No entanto, nem tudo conseguimos localizar no campo de pesquisa do fórum e muitos assuntos acabam sendo tratados paralelamente dentro de tópicos com outros títulos.

@msls

tu pode digitar no google "tua pesquisa site:www.homebrewtalk.com.br"... ele retorna só o que tem no fórum

Na minha última leva (Black IPA) o airlock entupiu e a pressão foi tao grande que abriu o balde (eu só fecho ele no primeiro click, nao lacro)....maior sujeirada, limpei, sanitizei, ontem bebi e estava tudo OK.

quando há riscos de transbordar, é sempre mais interessante usar blow off. dificilmente vai entupir e qualquer resíduo fica no recipiente

com certeza, assim que migrar para meu equipamento de 80l é só blowoff!

Minha primeira leva eu fiz com airlock. Quando eu vi a sujeira que faz quando esse treco vaza, nem pensei duas vezes. Joguei ele fora, sujo mesmo, e botei um tubo blowoff no lugar.

Não me arrependo. =)

Como funciona o blow off?

Basicamente é um airlock em uma escala maior. A imagem explica por si só:

ImageUploadedByTapatalk1438458264.765529.jpg

E como eu faço para encaixar adequadamente a 'mangueirinha' ao balde fermentador?

Meu balde é o de 20 litros, branco, aquele "clássico".

Dez dias atrás coloquei uma leva para fermentar. Usei mangueira atóxica 1/4 e ficou bem encaixado no meu balde fermentador.

Se existir alguma loja que vende essas mangueiras perto da sua casa você pode levar seu balde fermentador e testar/comprar na hora.

Dez dias atrás coloquei uma leva para fermentar. Usei mangueira atóxica 1/4 e ficou bem encaixado no meu balde fermentador.

Se existir alguma loja que vende essas mangueiras perto da sua casa você pode levar seu balde fermentador e testar/comprar na hora.
Uso a minha de silicone 3/8 encaixada na saída do airlock (aquele cilíndrico). Deu certinho tb. Airlock nunca mais.

Enviado de meu SM-A510M usando Tapatalk

Minha primeira leva eu fiz com airlock. Quando eu vi a sujeira que faz quando esse treco vaza, nem pensei duas vezes. Joguei ele fora, sujo mesmo, e botei um tubo blowoff no lugar.

Não me arrependo. =)

Na minha última brassagem usei uma mangueira de 1/4 atóxica e retornou bastante sujeira/resíduos da fermentação e secou.

Para limpar a mangueira deixei de molho na agua quente... e depois passei agua quente e depois agua fria por dentro.

Ainda observei que ficou um pouco desses resíduos por dentro da mangueira.

O meu medo é na próxima fermentação caso eu utilizar denovo essa mangueira(mesmo sanitizando) é correr o risco de contaminar minha cerveja com esses resíduos que ficaram dentro da mangueira.

Vocês sabem de alguma dica para remover todos os resíduos de dentro da mangueira?

Vocês sabem de alguma dica para remover todos os resíduos de dentro da mangueira?

Pega um arame, em uma ponta prende uns pedaços de barbante formando um chumaço (usa a própira ponta do arame para prender), passa o arame por dentro da mangueira e puxa. O chumaço de barbante vai limpar tudo.

Caros Cervejeiros,

Ontem a noite, antes de dormir completei o airlock com alcool 70% e fui dormir. Ocorre que a fermentação está muito vigorosa e quando fui olhar hoje pela manhã o airlock estava seco e vazou um pouco de cerveja por ele.
Imediatamente completei o airlock e limpei em volta. Como devo proceder nesses casos? Pensei em tirar o airlock para limpar, mas ao mexer nele corro o risco de cair essa sujeira dentro do balde. Devo me preocupar com contaminação. Como proceder nesses casos?
É minha quinta leva e a fermentação está no segundo dia a 18 graus controlado com TIC17. Foi utilizado o fermento Danstar Nottinghan em uma leva com OG de 1,064.
Abraços.
Márcio

Qual o deadspace??

Latest posts

Back