• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Variação temperatura dry hopping

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Reaction score
1
Boa tarde pessoal,

Estou com uma IPA no fermentador primario e que acabou de fermentar.
Como eu uso fermento liquido (neste caso o WLP001) eu vou colher esse fermento para uma proxima cerveja.

Minha ideia é fazer o cold crash para 0c por 2 dias para para formar uma lama melhor e passar a cerva para o balde secundario e entao reaproveitar a levedura. Até ai td bem!

No secundario a minha ideia é subir a temperatura para 18g e adicionar os lupulos do dry hopping sem hopbag e deixar de 4 a 5 dias para extrair os óleos.

No quinto dia vou baixar novamente a 0c por mais alguns dias e usar gelatina antes de engarrafar.

Minha dúvida é o o que toda essa variação de temperatura 18 -> 0 -> 18 -> 0 -> 18 (do priming) PODE INTERFERIR em sabor ou off flavora? Abraço

Boa pergunta! hehehe
Eu nunca reaproveito fermento, então já jogo os lúpulos no fermentador quando eu vejo que a atividade já esta quase acabando(normalmente ao 5 dia da fermentação) dai deixo mais uns 2 dias e baixo a temperatura.
Fica mais uns 7~10 dias no maturador a 1°...
Interessante sua ideia, vamos ver o que os entendidos dizem.

Boa tarde pessoal,

Estou com uma IPA no fermentador primario e que acabou de fermentar.
Como eu uso fermento liquido (neste caso o WLP001) eu vou colher esse fermento para uma proxima cerveja.

Minha ideia é fazer o cold crash para 0c por 2 dias para para formar uma lama melhor e passar a cerva para o balde secundario e entao reaproveitar a levedura. Até ai td bem!

No secundario a minha ideia é subir a temperatura para 18g e adicionar os lupulos do dry hopping sem hopbag e deixar de 4 a 5 dias para extrair os óleos.

No quinto dia vou baixar novamente a 0c por mais alguns dias e usar gelatina antes de engarrafar.

Minha dúvida é o o que toda essa variação de temperatura 18 -> 0 -> 18 -> 0 -> 18 (do priming) PODE INTERFERIR em sabor ou off flavora? Abraço
Tranquilo... não é nada demais, e é uma técnica relativamente comum. Eu mesmo já fiz isso dezenas de vezes.

Abraço,

Porque vc acha que fazendo o primeiro cold crash vc vai obter uma lama melhor? Na minha opinião as leveduras que vc quer são aquelas que já está floculadas ao final da fermentação . As que iram flocular so no cold crash são de pior qualidade ao meu ver.

Abs

Mauricio

Porque vc acha que fazendo o primeiro cold crash vc vai obter uma lama melhor? Na minha opinião as leveduras que vc quer são aquelas que já está floculadas ao final da fermentação . As que iram flocular so no cold crash são de pior qualidade ao meu ver.

Abs

Mauricio

Mais ou menos, não é bem assim. Depende também do perfil de levedura que tu quer. Se tu quer uma levedura de alta floculação que normalmente tem baixa atenuação, essa parte ja decantada pode ser boa. Mas se tu quer uma levedura de baixa floculação como uma weiss por exemplo, a parte já decantada antes do cold é levedura ruim e morta provavelmente, pois a boa ainda está suspensa. Então o cold tu estimula a floculação para coletar mais levedura boa.

No geral da pra dizer que não é nem a primeira a decantar nem a última, é a do meio hehe. Então por isso geralmente se coleta depois do cold e faz lavagem para conseguir selecionar a melhor parte.

Fagner não entendi muito o seu raciocínio. O colega falou que a fermentação já terminou então porque se preocupar em selecionar as leveduras que não flocularam ou seja não fizeram seu trabalho. Selecionar a levedura de alta ou baixa floculacao/atenuação baseado no cold crash não faz sentido para um homebrewer , que nunca conseguiria fazer isso sem laboratório adequado ou fazendo uma lavagem caseira. Seria muito mais simples escolher na receita qual tipo de fermento usar baseado na característica da cerveja que vc quer, alta ou baixa atenuação, existem dezenas de leveduras disponíveis para esse fim.
Pegar o "meio da lama" só eh possível com fermentadores cônicos.
Outro ponto, Se vc fizer a lavagem vc acaba misturando tudo , levedura de alta e baixa floculacao, o trub, células mortas , etc. e o "meio" que vc pega eh simplesmente o que restou após a decantação por x minutos. E nesse "meio" tem levedura de alta e baixa floculacao o que não justifica o cold crash para uma melhor selecaode leveduras.

O meu ponto eh fazer um cold crash para ter uma "lama melhor" não se justifica, apenas sendo um processo adicional e que não vai atingir o objetivo desejado (lama melhor).

Cold crash se justifica para a clarificação da cerveja ja pronta ou para o início do processo de maturação.

Eu entendo que na maioria dos casos a simplificação tem muitos ganhos , principalmente no que se refere a qualidade e eficiência do processo como um todo. Às vezes menos eh mais.

Abs

Mauricio

Fagner não entendi muito o seu raciocínio. O colega falou que a fermentação já terminou então porque se preocupar em selecionar as leveduras que não flocularam ou seja não fizeram seu trabalho. Selecionar a levedura de alta ou baixa floculacao/atenuação baseado no cold crash não faz sentido para um homebrewer , que nunca conseguiria fazer isso sem laboratório adequado ou fazendo uma lavagem caseira. Seria muito mais simples escolher na receita qual tipo de fermento usar baseado na característica da cerveja que vc quer, alta ou baixa atenuação, existem dezenas de leveduras disponíveis para esse fim.
Pegar o "meio da lama" só eh possível com fermentadores cônicos.
Outro ponto, Se vc fizer a lavagem vc acaba misturando tudo , levedura de alta e baixa floculacao, o trub, células mortas , etc. e o "meio" que vc pega eh simplesmente o que restou após a decantação por x minutos. E nesse "meio" tem levedura de alta e baixa floculacao o que não justifica o cold crash para uma melhor selecaode leveduras.

O meu ponto eh fazer um cold crash para ter uma "lama melhor" não se justifica, apenas sendo um processo adicional e sem atingir o objetivo desejado. Às vezes menos eh mais.

Abs

Mauricio

Cara, mais fácil tu ler esse tópico pra entender, se não eu teria que reescrever tudo de novo. Mas resumindo tu não seleciona leveduras diferentes na lavagem, tu seleciona dentro daquela levedura quais células tem mais floculação ou menos, quais que já estão mortas ou bem vivas.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403873&highlight=reaproveitar+lama

Fagner obrigado pelo compartilhamento.

O post original não eh sobre lavagem ou contagem de levedura , que eh um processo bem básico.

No link que e vc compartilhou não encontrei alguém justificando o cold crash para obter uma lama melhor.

Queria que vc ou alguém me explicasse como o cold crash resulta em uma lama de qualidade " melhor " para a lavagem. Algo que na minha opinião não existe e eh inútil.

Seria interessante também se alguém pudesse me demostrar ,de maneira eficiente e comprovada, como se muda o perfil de floculação da levedura na lavagem caseira.

Blz Pessoal, valeu pelas respostas.

Eu acabei fazendo um teste dessa vez e retirei a lama sem o cold crash (tirei na temperatura de fermentação mesmo 18ºc).

Interessante que essa levedura veio bem homogênica (bem branquinha) e com muito pouco trub.
Como podem ver a foto, que tem a levedura já com 24hrs de decantação na temp de geladeira. Não é possível ver a diferença das leveduras consideradas boas ou ruins (aquelas mais escuras).

Minha conclusão é que (pelo menos para esse tipo de levedura) o slurry saiu muito melhor e mais homogênico sem o cold crash.

Ai fica mais fácil, fazer o Dry hop... Basta apenas fazer a troca de balde e jogar o lúpulo, mantendo a temperatura aprox. de fermentação.

E quando for utilizar a levedura na próxima cerveja, acredito que vou inocular leveduras de melhor qualidade!

Abraço

Attachments

• image1.JPG
    image1.JPG
    353.6 KB
Antonio so para esclarecer eu acredito que para o seu caso o cold crash seria inútil antes do dry hop como parte de um processo em si. Claro que vc pode fazer diferente e ter outros resultados.
A parte escura não eh levedura eh trub ou célula morta . A levedura tem cor homogênea.
Parabéns pela qualidade da lavagem.

Latest posts

Back